quarta-feira, 29 de julho de 2009

Prêmio Criação de Valor Compartilhado Nestlé

Começando hoje, e eventualmente ao longo deste blog, colocarei uma série de textos voltados para cases, premiações e entrevistas relacionados à sustentabilidade corporativa. Minha intenção com isso é ir além do mundo teórico e alcançar o mundo real da sustentabilidade no dia-a-dia das empresas.

Uma das principais premissas do triple bottom line é, como todos sabem, o equilíbrio entre o social, o ambiental e o financeiro. As empresas hoje não querem fazer filantropia. Primeiro porque não agrega valor ao negócio. Segundo porque com a crise, o dinheiro ficou mais escasso. E terceiro porque as empresas estão conscientes que precisam investir em projetos de desenvolvimento sustentável, já que eles impactam diretamente suas operações. Afinal, o que pode acontecer com uma empresa de pesca, por exemplo, se ela insistir em pescar na época da desova?

Assim, seguindo os pilares de sua cadeia de valor (agricultura e fornecedores, produção e distribuição e produtos e consumidores), a Nestlé mundial lançou o Prêmio Criação de Valor Compartilhado Nestlé, que tem como objetivo reconhecer projetos sociais bem sucedidos e inovadores em temas relacionados à água, nutrição e desenvolvimento rural.

Dentre os critérios para participação no prêmio estão: valor comprovado em projeto piloto ou em pequena escala; comprovação de aplicação prática (ao invés de apenas sistemas básicos e de investigação); ser resultado direto de ações e atividades específicas do aplicante; viabilidade em aplicação em maior escala ou aplicabilidade em outras comunidades; ser construído com base em modelo de negócio sólido e sustentável; e capacidade de integrar e alavancar o investimento da Nestlé, suportando seu desenvolvimento.

O indivíduo, a ONG ou o negócio interessado pode inscrever o projeto até o dia 31 de outubro no site http://www.nestle.com/csv/csvatnestle/csvprize (em inglês). O premiado será anunciado em abril de 2010 durante o Fórum Mundial Criação de Valor Compartilhado realizado pela Nestlé S.A. O projeto vencedor receberá uma bolsa de CHF 500.000,00 (aproximadamente R$ 870.000,00), que será concedida à medida em que as ações propostas no planejamento foram sendo executadas.

Mais informações podem ser obtidas no site do prêmio ou através do e-mail CSVPrize@nestle.com

0 comentários: