terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mudanças

Muitas mudanças acontecerão no blog neste ano que se adentra é uma delas é que passarei a falar mais de coisas práticas. Em 2009 meu objetivo foi mais didático, o de explicar o be-a-bá da sustentabilidade e como ela pode ser inserida dentro dos processos de negócio. É claro que há muito que se falar sobre isso (principalmente porque ainda não tive coragem de escrever sobre green supply chain) e eventualmente voltarei a escrever sobre conceitos, posturas, visão, valores etc.

A partir de agora meu enfoque será mais voltado para o fazer a sustentabilidade corporativa. Vou priorizar cases das empresas brasileiras por motivos bem simples: é a nossa realidade, o entendimento é mais fácil, principalmente quando se fala em ações sociais, e a nossa maturidade sobre o assunto é completamente diferente da maturidade de outros países, principalmente os europeus. É claro que se houver um case estrangeiro muito interessante, certamente eu escreverei.

Procurei fazer essa mudança porque considero os posts passados um apanhado do que seria uma introdução à sustentabilidade corporativa. Procurei não falar muito do lado operacional, de ferramentas, certificações, relatórios e afins porque acho um assunto muito chato principalmente para quem não é da área. Meu objetivo foi trazer uma visão macro sobre o tema, como as áreas se comportam, oportunidades de negócio e também tentar estabelecer diferenças entre responsabilidade social/ambiental e sustentabilidade.

Com essa mudança, é como se meus queridos leitores tivessem mudado de nível, tornando-se mais avançados no assunto. Para os novos leitores que estão chegando e ainda não entendem muito sobre sustentabilidade, convido a dar uma olhada no histórico e digo que, para qualquer dúvida, estou à disposição. Peço, também, que caso haja interesse das empresas em ter seus cases divulgados, que me mandem material informativo para análise. Dou prioridade àqueles que já têm resultados concretos.

A partir de amanhã começarei a dar o enfoque mais prático ao blog e torcerei para que vocês curtam um pouco a mudança, reiterando que, vez ou outra, voltarei à linha editorial anterior.

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Ótima iniciativa. Com os cases é que conseguimos ver na prática todos os conceitos já trabalhados no blog.
Já no aguardo.
MATEUS

Isabel disse...

Conheci agora seu blog! Estou adorando seus textos! Vou colocar a leitura em dia e começar lá do início!
Parabéns!