quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Concorra ao livro Sonhar Acordado

Sempre falo aqui da importância da sustentabilidade nas empresas, de adotarmos no nosso dia-a-dia uma postura orientada para consumo consciente, para o uso racional de recursos naturais, do descarte correto do lixo... Falo também do quão fundamental é a questão do desenvolvimento sustentável para a mobilidade urbana, segurança e mesmo para a nossa saúde.

Nunca escrevi sobre como trilhar nossa vida para um futuro sustentável. E quando digo isso, em nada tem a ver com os conceitos que tanto dissemino e que os que me acompanham estão carecas de saber. Falo pensando numa carreira sustentável, em buscarmos as oportunidades que tenham a ver com o que queremos e acreditamos, em escolhermos as empresas baseados em nossos valores, em equilibrar a nossa vida profissional com a nossa vida pessoal...

Na verdade nunca escrevi sobre isso simplesmente porque não me acho competente para tal. É claro que dentro do possível procuro manter minha vida equilibrada e fazer as escolhas que julgo as certas, mas acredito que ainda há um longo caminho que preciso percorrer. Falta-me experiência, falta-me idade para isso. Ao contrário de mim, Raul Rosenthal (@raulrosenthal), ex-presidente da Amex e da TVA, trilhou esse caminho em sua trajetória profissional.

Com o objetivo de compartilhar suas experiências, escolhas e detalhes importantes que não devemos deixar para trás no decorrer dos anos, Rosenthal lançou “Sonhar acordado” no final do ano passado. Apesar de falar fundamentalmente para os jovens, mostrando a eles a realidade do mercado e a busca pelo tal equilíbrio tão disseminado pela sustentabilidade, o livro também é uma boa pedida para pessoas que já estão na metade desse trajeto, mas que desejam percorrer novos caminhos.

Pois bem, agora a parte mais legal! O estimado blog sorteará um exemplar do livro ao leitor que indicar o case mais interessante de sustentabilidade corporativa. Vale qualquer tipo de case, de qualquer empresa. Peço que os participantes deixem algum link com informações nos comentários ou, se não for possível, que me enviem por e-mail (o endereço está na parte superior à direita).

Como tem carnaval se aproximando, vou deixar a promoção no ar um tempinho para que todos tenham chance de concorrer. Mandem suas sugestões até o dia 26/02 para que eu escreva sobre o case vencedor, que será anunciado no dia 01/03.

7 comentários:

Fabiano Facó disse...

Parabéns pela idéia do sorteio. Minha participação é através do case do Walmart. Ele se chama Sustentabilidade de Ponta a Ponta e pode ser explicado mais no blog da Vivian http://conversasustentavel.blogspot.com/2010/01/wal-mart-lanca-end-to-end.html. Ressaldo esse Projeto por ter sua origem uma Empresa Americana, símbolo do consumismo tão combatido na era da Sustentabilidade e por envolver sua cadeia de fornecedores, ampliando a competencia da sustentabilidade para além das portas dos seus supermercados.

Fabiano Facó disse...

Participação 2: Projeto Carbono Neutro da NATURA. Reconhecido pelo Climate Neural Network. Nele a NATURA demonstra sua estratégia em relação ao carbono neutro dos seus Produtos, considerando o seu ciclo de vida da extração até descarte.

Matheus Braz disse...

O Grupo Abril está comprometido com a sustentabilidade. Fez um inventário de suas emissões de GEE e promete diminuí-las e neutralizá-las. Faz eventos para divulgar a sustentabilidade e os acontecimentos ligados ao tema.
Nos últimos meses passou a comprar folhas A4 produzidas com 70% bagaço de cana-de-açúcar e 30% eucalipto, mapeou a rotina energética da editora e pretende reduzir em 50% o consumo de energia.
http://planetasustentavel.abril.com.br/grupoabril/

Matheus Braz disse...

*correção: (...)e pretende reduzir o consumo de energia

Fabiano Facó disse...

Além dos cases empresariais, podemos refletir sobre os cases pessoais. Incorporar o personagem do Habitante Verde em nossas gerações pouco irá refletir na recuperação dos danos ambientais causados até aqui, porém, muito irá influenciar e educar as novas gerações. Meu guia sobre o Habitante Verde está aqui: http://habitanteverde.com.br/2009/09/05/quem-e-o-habitante-verde/

Abraços Verde$, Facó

Fabiano Facó disse...

Redução de Energia através de equipamentos de TI: https://docs.google.com/a/intralab.com.br/fileview?id=0B0C87ayYypC3OWVkNzM0NzMtMmE1NC00YmU5LTllZTYtNTBmODEyZThjY2U1&hl=en

Uma das metas do mercado de TI é a redução do consumo de energia elétrica nos computadores. Dessa forma, o IntraDesktop conseguiu reduzir o consumo em 87% comparado com computadores tradicionais, além de reduzir espaço, ruído e emissão de calor em mais de 90%.

Esses resultados significativos que conseguimos estão conquistando várias empresas que estão migrando para essa nova solução de informatização contando com a alta performance dos processadores Intel Atom Dual Core com HT que equipam o IntraDesktop.

Na Revista Você SA de 10/2009 saiu uma matéria com o Gerente de TI da Lazam MDS (empresa do Grupo Suzano) que foi a primeira empresa com implantação em massa dessa solução ( https://docs.google.com/a/intralab.com.br/fileview?id=0B0C87ayYypC3OWVkNzM0NzMtMmE1NC00YmU5LTllZTYtNTBmODEyZThjY2U1&hl=en )

Mais informações sobre o IntraDesktop vocês encontram no http://www.intradesktop.com.br

JL disse...

Minha sugestão de case de sustentabilidade é o da Klabin (klabin.com.br), a maior produtora nacional de papel cartão, aquele usado na embalagem de vários produtos, inclusive alimentos. Como a matéria-prima básica da empresa é madeira, ela tem um cuidado muito grande com a boa gestão dos recursos naturais. Entre as ações de sua política de sustentabilidade está a manutenção de uma área de florestas preservadas maior que a área de florestas plantadas, controle das emissões atmosféricas, dos efluentes hídricos e resíduos sólidos, e também diversos projetos de educação ambiental e de utilização de produtos florestais não-madeireiros, além do fomento florestal aos pequenos e médios proprietários rurais.