terça-feira, 9 de março de 2010

A Agência de Sustentabilidade

Hoje farei um post especial. Especial pois escreverei sobre uma empresa cujo único negócio é a sustentabilidade. Empresa esta, a minha, que começou a ser idealizada no início de 2009, ganhou impulso depois desse blog ser criado e se tornou o primeiro caso de parto “posmaturo”, já que deveria ter vindo ao mundo em dezembro. Que fique claro, percalços da burocracia brasileira adiaram esse nascimento. Enfim, estou falando da Agência de Sustentabilidade.

A Agência nasceu com um grande desafio e uma baita responsabilidade: mudar o mundo. E a forma mais “simples” que encontramos para isso acontecer foi através da elaboração e implementação de projetos de sustentabilidade no nível estratégico das empresas. Esse escopo de atuação é, inclusive, o nosso maior diferencial, pois tira o caráter reativo e a visão de custo que a responsabilidade social tem, já que, atuando estrategicamente, a sustentabilidade é encarada como investimento, sendo capaz de aumentar valor de marca e gerar lucro em médio e longo prazo. Além, é claro, de se fazer o que é certo!

Nós atuamos num contexto que estimula, antes de qualquer coisa, a transformação de valores e comportamentos das pessoas. Agimos assim pois não acreditamos que basta uma empresa “comprar” a ideia se seus colaboradores não abraçarem a causa. Além disso, atuamos de forma que a implementação dos projetos não funcione como uma medida meramente paliativa do nosso cliente com a sociedade ou o meio ambiente.

Todos os projetos da Agência possuem o viés da sustentabilidade. Até os que, classicamente, são filantrópicos, como o voluntariado empresarial. Neste programa, inclusive, a metodologia utilizada permite que os colaboradores doem performance a instituições sociais e ao mesmo tempo desenvolvam outras habilidades possíveis de serem aplicadas ao negócio. Bom para as empresas, bom para as instituições sociais e bom para os colaboradores.

Junto da consultoria estratégica, atuamos, também, em outras cinco frentes de trabalho: elaboração de projetos para o 3º setor, gestão de conteúdo, eventos, palestras e curso para pessoas físicas. Na atuação com o terceiro setor, ao aplicarmos conceitos de sustentabilidade, potencializamos a captação de recursos privados, uma vez que a formatação dos projetos está de acordo com padrões do mundo corporativo e alinhada ao negócio das empresas que as instituições sociais prospectam.

Na parte de eventos, mais uma inovação: utilizamos como ferramenta a novíssima BS 8901, um sistema de gestão de sustentabilidade em eventos criado pela British Standards Institution para os Jogos Olímpicos de Londres. Fazemos, ainda, palestras sobre sustentabilidade em todo país, além de termos desenvolvido um curso de introdução à sustentabilidade corporativa recheado de cases que proporciona às pessoas uma visão prática de como funciona este processo dentro das empresas.

Mas enfim, chega de jabá. Convido todos os leitores do blog a conhecerem um pouco mais sobre a Agência de Sustentabilidade, entender o que fazemos e ajudar-nos a divulgar a empresa. O site é: www.agenciadesustentabilidade.com.br Ah, e quem tiver interesse em atuar na área, seja profissional ou estudante, e se identificou com a nossa proposta, estamos montando um banco de currículos para futuros projetos.

4 comentários:

LBF disse...

Parabens, gortei muito do site da Agencia de Sustentabilidade!. Sucesso!

LBF disse...

Parabens, gostei muuito do site da Agencia de Sustentabilidade.
Sucesso.

Ocappuccino.com disse...

O que dizem é que não conseguimos mudar o mundo, mas conseguimos mudar o mundo ao nosso redor. E por isso desejo sucesso com a agência e essa proposta sustentável.

MATEUS

brunorocha disse...

Torço muito pela AS e tenho certeza que ainda ouviremos falar muito sobre ela! Ju, estou com você! Sucesso sempre! Você merece, e o planeta precisa de empresas como a sua, e pessoas como você.