quarta-feira, 26 de maio de 2010

4º Prêmio ABF-AFRAS Destaque em Responsabilidade Social

Por mais que uma franquia sempre seja chancelada por um franqueador que oferece apoio, o franqueado é, muitas vezes, um pequeno empresário. Aí vem a pergunta: como pensar a sustentabilidade para o sistema de franquias? Seria pela ótica da marca, que tem peso, porte e poderio econômico para bancá-la ou cada caso deveria ser avaliado individualmente?

Nunca trabalhei com a sustentabilidade nesse segmento, portanto, não sou a pessoa certa para responder as questões. Mas posso lançar alguns pontos a serem levantados, como as particularidades das regiões e as necessidades individuais de cada empreendimento (por mais que uma franquia remeta ao conceito de padronização) em contraponto a um alcance maior e menos custoso caso seja aplicado em toda a rede.

Enfim, não respondi a questão, mas introduzi o assunto para falar de uma ação da AFRAS (Associação Franquia Sustentável), braço de sustentabilidade da Associação Brasileira de Franquia (ABF): o Prêmio ABF-AFRAS Destaque em Responsabilidade Social. Em sua quarta edição, o prêmio tem como objetivo reconhecer, divulgar e estimular o sistema de franquias na realização de ações e programas de responsabilidade social empresarial.

A AFRAS surgiu com a finalidade de fomentar práticas de RSE e sustentabilidade entre as empresas que fazem parte do sistema de franquia – franqueadores, franqueados e fornecedores. Ela existe desde 2005 e procura sensibilizar, mobilizar e capacitar o empresariado para a inserção da sustentabilidade na gestão dos negócios realizados no franchising.

Dentre as diversas ações da AFRAS junto à ABF, uma delas é justamente o Prêmio Destaque em Responsabilidade Social, que em três edições anteriores recebeu mais de 80 projetos e premiou cerca de 30 redes. Na edição de 2010, juntando-se às categorias já existentes (franqueador, franqueado, parceiro AFRAS e voluntariado), criou-se a categoria jornalismo, com o objetivo de premiar jornalistas e veículos responsáveis por reportagens ou artigos sobre temas de responsabilidade social.

De forma surpreendente, em meados de abril recebi a notícia de que um dos textos que escrevi para o blog, que também fora publicado no Portal Administradores, tinha sido selecionado para concorrer à 4ª edição do Prêmio ABF-AFRAS Destaque em Responsabilidade Social na categoria Jornalismo. O texto em questão foi o “Além do ‘basicão’ da sustentabilidade”, que pode ser lido (ou relido) aqui ou aqui. O engraçado da história é que ele foi um dos primeiros que escrevi e o fiz por sugestão de um dos primeiros leitores do blog.

Enfim, escrevi esse post para dizer que a cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá amanhã em São Paulo. Se eu tenho chances de ganhar? Não faço a menor ideia. Passado mais de um mês da notícia, ainda estou meio que em choque pela indicação. Acho que o que vier é lucro. E o que isso poderá significar daqui em diante? A certeza de que motivação para continuar escrevendo no blog não vai acabar tão cedo!

0 comentários: