terça-feira, 4 de maio de 2010

III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade no Rio de Janeiro

É sempre tão difícil encontrarmos eventos de sustentabilidade no Rio de Janeiro que quando eles acontecem, valem até um registro especial. Ainda mais quando é GRATUITO. Organizado pela Atitude Brasil, nos dias 19 e 20 de maio acontecerá no Vivo Rio o III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, reunindo personalidades de diversas nacionalidades e áreas de conhecimento em torno do assunto.

O fórum terá como ponto de partida quatro princípios da Carta da Terra: democracia; integridade ecológica; respeitar e cuidar da comunidade da vida; justiça social e econômica. Além disso, nomes como Rigoberta Menchú (Nobel da Paz em 1992 e ativista de direitos humanos), Muhammad Yunus (Nobel da Paz em 2006 e papa do microcrédito), Leonardo Boff, André Trigueiro, entre outros, discutirão junto com os setores público e privado e sociedade civil a teoria e a prática da sustentabilidade.

O evento promoverá diversos debates e alguns dos assuntos são: a responsabilidade da comunicação em relação à sociedade e o impacto das redes sociais nos novos modelos de comunicação; a inclusão da base da pirâmide no sistema de consumo e como empreendedorismo social pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades; o poder da informação e do acesso de forma democrática para a mobilização do desenvolvimento sustentável.

O Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade também abordará soluções relacionadas à geração de lixo e o destino dos resíduos no meio ambiente. O debate em questão contará com a presença do empresário e ambientalista Rainer Nõlvak, um dos organizadores do “Let’s do it 2008”, que reuniu 50 mil voluntários que limparam a Estônia em apenas um dia.

Na ocasião, além dos debates, será lançado o projeto Limpa Brasil, uma parceria do empresário com o Atitude Brasil, que, seguindo o modelo do “Let’s do it”, pretende mobilizar a sociedade brasileira não apenas para limpar o país, mas também para mudança de postura e conscientização ambiental. Nos próximos meses o projeto dará seu pontapé inicial no Rio de Janeiro, em ação que envolverá 150 mil voluntários, 50 empresas, 12 instituições públicas e financiamento de aproximadamente R$ 3,8 milhões.

Sobre o evento:

III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

Data: 19 de 20 de maio, a partir de 9h
Local: Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique 85. Próximo ao Metrô Cinelândia (tem de andar um pouco)
Entrada franca.
Será respeitada a ordem das inscrições.
Acesso para portadores de necessidades especiais

0 comentários: