sábado, 1 de maio de 2010

Saco é um saco / Sua frase na sacola – Ministério do Meio Ambiente & Carrefour

Os cases de sustentabilidade corporativa que mais gosto são os que as empresas envolvem o público, não apenas os consumidores diretos, mas a população em geral. Digo isso porque o ponto mais crítico da sustentabilidade está no fato de que o seu sucesso depende fundamentalmente da mudança de postura e o envolvimento é a forma menos complicada de levar para as pessoas informações sobre tema tão importante.

Não adianta o presidente de uma empresa “comprar” a ideia se os funcionários não foram receptivos e também não adianta a empresa toda abraçar a causa se o consumidor fizer mau uso dos produtos que ela fabrica ou se associa. Trazer a questão da sustentabilidade para a sociedade e fazer com que ela participe da iniciativa é uma excelente maneira de atingir muito mais pessoas e engajá-las ao tema.

No ano passado o Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha “Saco é um saco”, que chama a atenção da população para o impacto ambiental das sacolas plásticas, que podem durar até 400 anos na natureza, e para a quantidade consumida no mundo, que varia de 500 bilhões a um trilhão anuais. A campanha também tem como objetivo incentivar a substituição dos sacos plásticos por sacolas retornáveis, e quando a substituição não for possível, que o uso seja consciente.

A campanha do Ministério é apoiada pela rede de hipermercados Carrefour, que para envolver e conscientizar seus clientes, lançou em março o concurso “Sua Frase na Sacola”. A ideia do concurso é que o público crie uma frase sobre os benefícios da utilização das sacolas retornáveis e sobre os pilares da campanha “Saco é um Saco”, fundamentada em 3Rs.

Os 3 Rs da campanha são: recuse – diga “não, obrigado” e leve suas compras em sacolas retornáveis ou caixas de papelão; reduza – se realmente for necessário, aproveite ao máximo o espaço das sacolas; reutilize – seja aproveitando como sacolas de lixo, por exemplo, ou qualquer outra utilidade.

O concurso está no ar desde o dia 15 de março e vai até o próximo dia 15 de maio. Como prêmio, o autor da frase mais criativa ganhará uma viagem com direito a acompanhante para um dos três principais biomas brasileiros: Amazônia, Fernando de Noronha ou Pantanal. Além disso, do segundo ao quinto lugar os autores receberão vale-compras do Carrefour e as frases vencedoras serão estampadas nas sacolas retornáveis vendidas pelo supermercado.

Mais informações sobre a campanha: http://www.sacoeumsaco.com.br e http://www.sacoeumsaco.com.br/blog e informações sobre o concurso: http://www.sacoeumsaco.com.br/suafrasenasacola

Eu já mandei três frases, e vocês, o que estão esperando?

0 comentários: