quinta-feira, 1 de julho de 2010

E o (a) vencedor (a) do kit Conhecer para Sustentar foi...

Conforme o combinado, faço esse post extra para anunciar o vencedor do kit Conhecer para sustentar – um novo olhar sobre o Vale do Itajaí. Das as respostas que recebi, a maioria fala da necessidade de educação. Concordo e é por aí que tem de ser feito. A sociedade tem de dar a sua contribuição, mas os governos precisam investir neste tipo de política, pois muitos dos problemas ocasionados pela chuva são decorrência da falta de conhecimento da população.

Além disso, um dos comentários tratou de algo do qual eu, particularmente, sou uma grande entusiasta, que é a sustentabilidade das comunidades. Inclusive logo no início do blog escrevi um post intitulado “O que faz um projeto social/ambiental ser sustentável?” tratando mais ou menos disso, sendo que na ocasião falei dos investimentos das empresas nas comunidades do seu entorno.

Tirando as empresas de cena (apesar de ser fundamental uma parceria público-privada) e colocando o governo como investidor, não falo desses investimentos de maquiagem, como o Favela Bairro, daqui do Rio, que custou muito dinheiro aos cofres da prefeitura e pouco trouxe em resultado qualitativo para os moradores das localidades. Falo de iniciativas que movimentam a economia local, que geram empregos na própria comunidade.

E complementando esse pensamento, o comentário do vencedor do Kit fala ainda da função do Estado como agente de segurança e fiscalizador, principalmente no caso de especulação imobiliária, e da função dos moradores de zelarem pela região, atuando como fiscais do meio ambiente. Utópico? Não creio. Difícil? Possivelmente. Talvez mais pela necessidade de visão em longo prazo dos governantes e pela consciência de que um projeto com esse escopo não gera votos para eleição seguinte do que pela complexidade de implementação.

Enfim, sem mais enrolação, o vencedor do Kit Conhecer para sustentar – Um novo olhar sobre o Vale do Itajaí foi o Felipe, que escreve o blog Metara Comunicação.

Felipe, peço que mande um e-mail para sustentabilidade@sustentabilidadecorporativa.com com os seus dados completos para que a Fundação Bunge envie o kit para a sua residência.

Agradeço a todos que participaram, parabenizo o vencedor e aguardem que em breve terá mais promoções!

1 comentários:

Julianna Antunes disse...

Me resguardando de espertinhos da internet: E o (a) vencedor (a) do kit Conhecer para Sustentar foi escrito e postado no dia 01/07.