sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Happy Hour Sustentável – Rio de Janeiro

Apesar de o estado do Rio de Janeiro ser referência em Oil & Gas, apesar da cidade do Rio de Janeiro ser sede das duas maiores empresas do país e apesar de ser sede da final da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016, sabe-se lá porque sempre tivemos um cenário bastante fraco no que diz respeito à sustentabilidade. A ironia mor da história é o escritório do CEBDS ser na Barra da Tijuca e só em sua quarta edição, que acontecerá esse ano, que Sustentável aportou em solo carioca. Isso sem falar de Conferência Ethos, EcoBusiness, FIBoS etc etc etc.

Mas enfim, como chorar pitanga não vai fazer o cenário melhorar, é preciso colocar a mão na massa. E como ninguém fazia, eu resolvi fazer. Tanto no que diz respeito à capacitação (em breve a Agência de Sustentabilidade lançará seu primeiro curso), quanto no que diz respeito a eventos. Não, não estou organizando nenhum evento de sustentabilidade na cidade no momento, mas vou plantar uma sementinha para movimentar um pouco a área e proporcionar troca entre as pessoas.

Na última semana de março vou organizar o happy hour sustentável no Rio de Janeiro. Sei que já teve uma iniciativa do Green Drinks, que acabou na mesma velocidade que começou. Não sei dizer o motivo, a razão e muito menos a circunstância para não ter dado certo. Aliás, se alguém que participou na época quiser me explicar, ótimo.

Pois bem, o objetivo inicial do happy hour sustentável, além da troca de conhecimento, é potencializar o networking de pessoas que trabalham com sustentabilidade ou tem interesse na área. Não só no Rio, mas no país inteiro, a área é muito fechada, a informação pouco circula e quem está fora, quase nunca consegue entrar. Acontece que, na minha visão, isso não é nenhum pouco sustentável.

É claro que o objetivo maior com o desenrolar dos encontros, que deverão ser um por mês, é realmente fazer algo além de meros encontros em algum bar ou restaurante da cidade. Penso em eventos grandes, cursos mais extensos do que 20 horas, seminários, workshops etc. Mas para chegar ao grande objetivo, é preciso dar o primeiro passo. E é isso que venho comunicar hoje.

Já disponibilizei em algumas comunidades do linkedin e no facebook um questionário que elaborei para saber quais temas mais interessam as pessoas que querem participar, assim como preferência de local e horário. Então, para finalizar, se você é do Rio e quer participar da construção de uma rede de sustentabilidade, preencha o formulário no link abaixo, que em breve entrarei em contato para anunciar o primeiro encontro.


P.S. Se tiver algum designer que trabalhe ou goste da causa e queira fazer uma logo, minhas portas virtuais estarão abertas!

8 comentários:

Milla Scramignon disse...

Olá Julianna, sou designer e ilustradora. Trabalho com educação ambiental.

Podemos conversar sobre o post por email?

contato@millascramignon.com

;)

Elen Lara disse...

Olá,
Sou Elen Lara musicista, pianista, cantora e trabalho com Gestão e Produção de eventos. Quero realizar ações culturais sustentáveis. Será que poderia contribuir com alguma coisa? Abs.

Julianna Antunes disse...

Mas é claro, Elen! Temos a BS 8901 que é a norma de gestão de eventos sustentáveis que pode ser implementada em eventos de qualquer porte!

Peço, por favor, que preencha o questionário para que possa entrar em contato com você para avisar dos eventos.

colunazero.com.br disse...

Muito bom Julianna.
Além da participação deixo também o espaço do Coluna Zero disponível para a divulgação.
Grande abraço.

Julianna Antunes disse...

Opa, qualquer divulgação é sempre bem vinda!

Obrigada!

Ana Raphaela disse...

Quando será isso?
Ou já foi?

Julianna Antunes disse...

O evento será na última semana de março. Ainda não tem o dia definido. Peço, por favor, que caso haja interesse, que preencha o formulário.

Ana Raphaela disse...

Certo. Já preenchi o formulário certinho, agora como saberei se está tudo certo aí com vcs, e quanto a data e região que eu escolhi? Não recebi nada em meu e-mail.