sexta-feira, 9 de março de 2012

O meu mundo é sustentável, e o seu?

O mercado está cheio de selos, certificações, normas e padrões de sustentabilidade. Em 2010, inclusive, saiu, finalmente, a ISO 26000, que trata da responsabilidade social corporativa. Acontece que uma das principais barreiras em relação a essas certificações, é o seu custo de implantação, auditoria e manutenção. Assim elas acabam ficando restritas às grandes empresas ou às demais que, na condição de fornecedoras para as grandes empresas, se veem obrigadas a tal. 

É sabido também que ter uma certificação não é garantia de que a sustentabilidade seja plenamente praticada. Significa, apenas, que a empresa está em conformidade com o que pede aquela norma, que possui escopo limitado. Eu, particularmente, sinto falta de uma certificação que trate da gestão empresarial sustentável.

E quando tiver um selo que certifique as empresas que pratiquem uma administração estratégica sustentável, as demais certificações vão se tornar, acredito eu, desnecessárias. Afinal, uma vez que se tem a alta cúpula trabalhando com objetivos e metas orientados para a sustentabilidade, essa visão é cascateada até chegar à operação, que é onde a sustentabilidade acontece de verdade. 

Mas enfim, voltando ao assunto lá do primeiro parágrafo, há um selo muito singelo e com uma proposta muito interessante, que se chama “Selo Verde® SEU MUNDO SUSTENTÁVEL”. O selo, apesar de buscar alguns resultados parecidos com os da ISO 14001, trata fortemente da conscientização para sustentabilidade e da responsabilidade individual de cada um que trabalha na empresa. 

Seu objetivo é certificar empresas com ações para diminuir os impactos gerados no meio ambiente ou com foco em sustentabilidade, independente do tamanho ou segmento a que pertençam. E por lidar com conscientização mais do que processo, permite uma mudança menos traumática e, possivelmente, mais eficaz.  

Enfim, a Agência de Sustentabilidade possui o selo e achei legal compartilhar aqui no blog. Se interessou pelo selo? http://www.seumundosustentavel.com.br/home/selo-verde/ 

** E não se esqueçam: matrículas abertas para o curso de planejamento estratégico sustentável no Rio de Janeiro dias 30 e 31 de março. Mais informações: http://migre.me/8aLYc 

** Concurso “Pensando em Sustentabilidade Corporativa”. Envie sua ideia até o dia 06/04. Mais informações: http://bit.ly/xJvtp5

0 comentários: