quinta-feira, 25 de junho de 2015

Você quer ajudar a construir o sustentAPP?

Como alguns aqui devem saber, desde o início do ano passado iniciei um projeto de tecnologia para sustentabilidade que é o sustentAPP. Ele chegou a entrar na fase de protótipo, mas ficou bem longe de ser o que eu e as pessoas que me ajudaram a idealizá-lo queríamos. Mas mesmo com o protótipo longe do ideal, no ano passado fomos finalistas dos prêmios Innovation Open, concurso que aconteceu dentro do Sustainable Brands, e do Jovem Empreendedor, concurso promovido pelo Jornal O Globo e pela FGV. 

A ideia inicial do sustentAPP era colocar no mercado um aplicativo de diagnóstico de sustentabilidade para micro e pequenas empresas. Depois disso a proposta era ampliar esse modelo para trabalhar o diagnóstico e monitoramento na cadeia de fornecedores das grandes. Porque esse é o grande gargalo de sustentabilidade nas empresas. O que existe hoje, quando existe, é uma pessoa fazendo o controle bem básico dos indicadores através do Excel. Um trabalho totalmente manual e que fica desatualizado diariamente.

Agora imagina fazer isso numa empresa com 5 mil fornecedores? Pois é. Não fazem.

Pois bem, o sustentAPP voltou para o ponto zero, e quando tomamos essa decisão, acabou que ele precisou ser paralisado por questões pessoais de cada um dos envolvidos. E ficou praticamente parado por quase um ano. Só que há algumas semanas eu resolvi retomar. Fiz algumas mudanças no escopo e o piloto continua voltado para micro e pequenas empresas, mas com um formato completamente diferente do que fora inicialmente idealizado e focado, em princípio, nas empresas de varejo.

Acontece que nem todas as mãos que se tinha no ano passado, se tem agora. A primeira fase dessa retomada consistiu na escolha de indicadores macros, definição de indicadores micros, atribuição de peso aos indicadores. Isso já está pronto. A próxima etapa é a de criação dos diagnósticos. Como eles são muitos, confesso, as mãos que se foram estão fazendo falta e, hoje, não tenho mãos suficientes para dar conta deles num tempo apropriado.

E aí pergunto: haveria pessoas interessadas em me ajudar a criar esses relatórios para o sustentAPP? Seria um trabalho VOLUNTÁRIO. Assim como também é um trabalho voluntário para mim e é por isso que não tenho como dedicar tanto tempo a ele. Aos que costumam ver o copo meio vazio, ressalto que não estou obrigando ninguém a nada, ok? Então se você não estiver interessado, ignorar esse post é mais do que suficiente.

Já aos que veem o copo cheio, imagino ser uma oportunidade interessante para ganhar experiência na área, se não tiver, ou a chance de participar de um projeto inovador que pode gerar frutos no futuro. Não tem nada garantido, mas existe essa possibilidade. E todos os envolvidos serão considerados.

As únicas exigências pra participar do projeto são: interesse em sustentabilidade corporativa (frisando o corporativa, afinal, o objetivo do sustentAPP não é salvar o mundo, as árvores, nem os bichinhos, é um projeto focado em empresas), boa redação e domínio do português.

Pois bem, quem quiser me ajudar a colocar o sustentAPP no ar, basta enviar um email para sustentabilidade@sustentabilidadecorporativa.com até o dia 07/07 explicando porque se interessou em participar no projeto e qual o seu interesse com sustentabilidade corporativa. Ah, se tiver alguma experiência na área, é importante colocar. Mas deixando claro que isso não é pré-requisito obrigatório.


Quem for selecionado passará por um mini treinamento sobre o conceito do sustentAPP e de como fazer os diagnósticos. Ah, fiquem tranquilos quanto a direitos autorais. Todos que participarem do projeto terão seus nomes marcados no hall da fama dos aplicativos de sustentabilidade (o:

1 comentários:

Felipe Vigato Prado disse...

Olá!

Inicialmente fiquei interessado em colaborar!
Antes de realmente me inscrever, gostaria de saber qual é a expectativa de carga horária semanal que será demandada pelo projeto.

Provavelmente outras pessoas também terão essa dúvida.

Obrigado!