terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Sustentaí: Se você é estudante de marketing ou publicidade, leia

Eu, Julianna, junto com a Vanessa, que eventualmente escreve aqui, estou começando em 2017 um novo projeto, o Sustentaí. O Sustentaí vai iniciar os trabalhos como um canal de vídeos no Youtube e ao longo do tempo vai ser ampliado para um projeto maior de comunicação da, com e para a sustentabilidade.

Ao contrário do blog, o foco do Sustentaí não vai ser sustentabilidade corporativa, mas sustentabilidade em geral. Sustentabilidade em casa, na rua, na escola, nas profissões, na cozinha, nas viagens, nas cidades etc etc etc. E tudo com uma pegada muito simples, muito leve e muito descontraída. Como a gente acha que a sustentabilidade deve ser.

Além de um conteúdo diferenciado e relativamente novo no Youtube, eu e a Vanessa vamos tratar o canal como uma startup. Faremos uso de métodos de administração, metodologia ágil, gerenciamento de projetos, planejamento estratégico e tudo de melhor que temos de experiência e sabemos fazer da nossa vida.

Só que tem uma coisinha que é o nosso calcanhar de Aquiles: comunicação. Não geração de conteúdo, mas disseminação desse conteúdo. Principalmente no que diz respeito ao ambiente digital. Porque a gente entende de estratégia, de finanças, de planejamento e, principalmente, de sustentabilidade. Mas comunicação, ah, comunicação. Pode parecer estranho, eu, formada na área, estar falando isso. Mas essa é a questão. Eu sou só formada. E numa época que nem existia Orkut. Falta a técnica e o conhecimento digital. Sem contar que depois da graduação minha vibe mudou. Meu lance é fazer conta.

Pois bem, sem muita enrolação, o porquê de estarmos à procura de estudantes de marketing ou publicidade. Não, não é uma vaga de estágio. Ainda não é. É uma proposta, digamos, inusitada. Sei que em muitas faculdades de marketing e/ou publicidade, o trabalho de conclusão de curso pode envolver o estudo de caso de algum produto, seja ele fictício ou não ou o lançamento de algum produto, também fictício ou não. Aí que vem a proposta inusitada.

Não adianta termos um bom produto em mãos, como acreditamos que é o Sustentaí, se as pessoas não souberem dele. Ainda mais sendo um produto voltado para a internet, onde a disputa por um lugar ao sol é cruel e brutal. Marketing digital é um bicho louco, apesar de muita profissionalização, ainda existe muita experimentação e também o fator sorte. O que faz tal conteúdo ou canal viralizar, sem investimento em publicidade, por exemplo?

Mas enfim, resumindo: o Sustentaí quer ser o seu trabalho de conclusão de curso, graduando ou pós-graduando que tenha conhecimento teórico em comunicação digital e interesse em sustentabilidade. A gente quer que você estude o Sustentaí a fundo, defina estratégias e plano de ação, os indicadores que devemos adotar para torná-lo um produto reconhecido. A gente jura que vai ser obediente com tudo, principalmente com prazos!

Para finalizar, essa oferta cara de pau não tem fronteiras ou pré-requisitos. Ou melhor, tem dois únicos pré-requisitos, além do conhecimento em comunicação digital. Primeiro: que 2017 seja o seu ano de formatura. Afinal, a via é de mão dupla e queremos que você arrase no TCC. E segundo: que você seja apaixonado por sustentabilidade. Duh, né, gente!

Se você for do Rio de Janeiro, ótimo, pois poderemos fazer alguns encontros presenciais e você, se quiser, poderá acompanhar as gravações (o café fica por nossa conta!) Mas se não for do Rio, relaxa que não tem problema. A internet está aí para derrubar todas as barreiras. Você pode ser de qualquer lugar do universo, ter qualquer idade, qualquer cor, qualquer tipo de cabelo, qualquer condição social, qualquer peso, qualquer orientação sexual, pode preferir star wars ou star trek. A gente não se importa com essas coisas. Não mesmo.

Então, se você se interessou em nos ajudar a construir esse case, que também será um case de sucesso seu, envie uma cartinha de motivação para contato@sustentai.com até o dia 31 de dezembro de 2016 (sério que alguém vai mandar uma cartinha no dia 31/12?), contando um pouco da sua relação com a sustentabilidade, porque você se interessou pela proposta cara de pau e como você pode contribuir para a construção do Sustentaí. Não precisa mostrar currículo, não precisa falar de experiência na área, nada. É só a motivação mesmo.

É isso. Beijo no coração de todos que leram esse post e desde já fica o agradecimento antecipado aos que se interessarem em participar.



0 comentários: