quarta-feira, 14 de junho de 2017

Sustentabilidade agora no Youtube!

Pois bem, daqui a algumas semanas, acho que duas ou três, esse blog completa oito anos de vida. Ele surgiu porque simplesmente não encontrei na internet o conteúdo que buscava. E como sou uma maker sem nem saber direito o que isso significa, já que não tinha o que eu queria, resolvi eu mesma criar. 

E que conteúdo eu procurava e não encontrava? Sustentabilidade voltada para as empresas. Assim nasceu o que antes era “Um olhar sustentável sobre o mundo empresarial”, há dois anos virou “Um olhar sustentável” (mais fácil, né?) e todo mundo sempre conheceu como Sustentabilidade Corporativa

Aí que há alguns anos a era de ouro dos blogs passou. Mas, curiosamente, não houve uma migração dos blogueiros de sustentabilidade e meio ambiente para as novas mídias. Há uns três anos falo que vou criar um canal no Youtube. Mas fazer um vídeo não é igual a fazer post. Post eu faço no meu quarto, descabelada e vestida com minhas roupas furadas. Nem a criação de roteiro de um vídeo chega perto da facilidade de fazer um post.

E ainda tem a gravação e a edição. E na gravação você tem de se preocupar com equipamentos, com luz, com áudio, com maquiagem, com roupa, com fotogenia, com o seu carisma. E ainda tem a edição, que significa ficar trabalhando umas 10 horas pra ter um material digno de cinco minutos. Não dava. Não tenho competência para a maioria dessas coisas e muito menos tempo pra fazer tudo isso. Não sou Youtuber, né? Tenho de arrumar dinheiro para pagar o leite das crianças, fora um mestrado nas costas para levar.

Aí que ano passado encontrei a Vanessa, que topava (e adorava) fazer tudo que eu odiava na seara audiovisual. Era o que precisava. Mas por compromissos profissionais, a Vanessa só poderia tocar o projeto a partir desse ano. Ok, a gente espera. Só que nesse ano ela também não pôde. Mas aí o projeto já tinha encorpado e não achava justo abortar o tanto de coisa legal que a gente tinha pensado. Então chamei o Carlos, que trouxe o Danilo e o Roberto. E aí como sou estudante da COPPE/UFRJ, tenho facilidade em usar o estúdio de lá. E aí que mais um monte de gente louca embarcou nesse projeto que era um sonho em 2014 e se tornou realidade em 2017. O sonho. O Sustentaí. 

Em março lançamos o Sustentaí no Facebook e no Instagram, com conteúdo diário sobre sustentabilidade. Em paralelo criamos conteúdos mais robustos e disponibilizamos gratuitamente aos que se cadastravam em nosso site. Teve e-book falando da história da sustentabilidade, teve palestra sobre economia de baixo carbono, está tendo e-book sobre ferramentas de sustentabilidade corporativa (se cadastra lá no site que ainda dá tempo de baixar: www.sustentai.com.br) e vai ter muito mais!

E aí que depois de muito ser germinado, no dia 05/06, no emblemático dia mundial do meio ambiente, lançamos (aleluia, irmãos!) o canal do Sustentaí no Youtube: https://www.youtube.com/sustentai. Já temos duas publicações e sempre às segundas teremos conteúdos novos. Tudo isso apresentado em vídeos leves, informativos, divertidos e um tanto quanto sem noção


Porque eu e todo mundo que abraçou essa empreitada acreditamos que sustentabilidade não tem de ser chata, sisuda ou inatingível. Mas para que o conhecimento seja realmente democratizado e acessível a todos, ele tem de ser cativante e fazer parte da rotina de qualquer um. Pouco importa que as emissões de gases do efeito estufa tenham aumentado de 280ppm em 1700 e bolinha para 400ppm em 2012. O que importa é o que isso significa na vida das pessoas.

E é esse tipo de questionamento que vou trazer para os vídeos. Aqui no blog falo de sexta onda de inovação, novas economias, inovação em modelo de negócios e tudo mais que minha cabeça louca permite. Lá, vou falar de uma sustentabilidade mais raiz, sem complexidade ou tecnicidade, de um jeito legal para todo tipo de público. O entendido no assunto, o não entendido no assunto e o que quer entender do assunto.

Com atualizações semanais, o Sustentaí será apresentado por temporadas. O tema da estreia é “consumo responsável”, assunto de fundamental importância nos dias de hoje, principalmente porque somos quase oito bilhões de pessoas consumindo recursos naturais, matéria prima e gerando resíduos todos os dias. 


Mais informações: 

www.youtube.com/sustentai (vídeos novos todas as segundas às 16h) 
www.sustentai.com.br (página para baixar os e-books) www.sustentai.com (página institucional)


0 comentários: