segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O mapa conceitual e modelo de negócios do setor energético

Se alguém me pergunta entendeu ou quer que eu desenhe, sempre vou responder para desenhar. Meu método de aprendizagem é visual e prático. Eu preciso ver a coisa e preciso colocar a mão na massa para entender como funciona. E aí que há uns tempos passei a utilizar o mapa conceitual ou mind mapping, como uma galera descolada chama. O mapa conceitual é uma técnica gráfica que nos ajuda a organizar pensamentos, conceitos e ideias por meio de uma rede de proposições de forma a apresentar mais claramente a exposição do conhecimento.

E aí que agora tudo eu transformo em mapas.

Planejamento estratégico? Mapa conceitual. Dissertação de mestrado? Mapa conceitual. Modelagem de negócios? Mapa conceitual. Contar uma história? Mapa conceitual. O programa que eu uso é o CMapTools. Ele é gratuito e bem fácil e intuitivo de usar, mas vocês podem utilizar outros softwares gratuitos também. Inclusive, sempre quando palestro sobre empreendedorismo, sustentabilidade e inovação, mostro para as pessoas como elas podem identificar oportunidades de negócio a partir da criação de mapas conceituais de temas que elas gostem ou por meio de assuntos da moda.

Julianna, por que você está falando de mapas conceituais?

Porque recentemente fiz alguns mapas conceituais relacionados à inovação e sustentabilidade e acho que seria legal mostrar. Se eles são legais e não são confidenciais, por que cargas d’águas eu iria deixá-los confinados em meu computador? Aliás, curto demais esse modelo de compartilhamento de conhecimento. A quem interessar possa, tem alguns papers que escrevi e palestras que dei alguns anos atrás que disponibilizei no meu SlideShare. Eles podem der acessados aqui.

Então, voltando aos mapas conceituais, no último post, mencionei brevemente o que será a minha dissertação, que é sobre a transição do modelo de negócios do setor de petróleo e gás a partir de questões relacionadas à mudança na matriz energética e mudanças climáticas. E aí que fiz um mapa bem legal (modéstia à parte) sobre ela para uma disciplina de mestrado.

Antes de mostrar o mapa, peço que considerem que esse foi o primeiro que fiz. Juro que dei uma melhorada no uso da ferramenta. Os mapas que fiz depois deste estão bem mais bonitos e complexos. Ah, outra coisa, quando fiz esse mapa conceitual, o maluco do Donald Trump ainda não tinha retirado os EUA do Acordo de Paris.

Ei-lo:

Clique na imagem para vê-la maior
Conseguiram entender sobre o que é minha pesquisa e sobre o que vou passar dois anos escrevendo? E como construí esse mapa conceitual? Eu tinha uma questão principal, que era o novo modelo de negócios do setor energético. A partir de então, estabeleci um conjunto de palavras-chaves que serviram de ancoragem à questão focal e busquei uma relação entre elas, através de frases de ligação.

Na medida em que ia construindo as relações, inseri no mapa conceitual arquivos que suportavam a ligação entre a questão principal e as palavras chaves. Pode ser de qualquer tipo: pdf, vídeo, imagem, doc. A dica que eu dou é não colocar link de sites porque pode acontecer de daqui a um ano o link não funcionar mais e você perderá o conteúdo.


Depois disso, violà, mapa pronto. Simples assim! Aliás, vocês perceberam que eu escrevi muito mais sobre o que é o mapa conceitual do que sobre o mapa que eu fiz? Porque é isso mesmo. Para que explicar se pode desenhar? 

0 comentários: