terça-feira, 19 de setembro de 2017

Quais os benefícios indiretos de uma empresa que opta pela inovação/sustentabilidade?

Seguindo a trilogia sobre mapas conceituais (leia o primeiro post aqui), eis o segundo texto sobre o tema.

 No período passado do mestrado, fiz uma disciplina chamada Inovação e Mapas Conceituais. Como trabalho final, tive de elaborar dois mapas relacionados a algum aspecto da inovação. Um deles foi sobre os benefícios indiretos de uma empresa que opta por inovar. Esse mapa foi feito em dupla com a querida Andreia e a gente optou a ir pelo caminho dos benefícios intangíveis.

Um dos documentos que usei como base é um estudo da FIEP, que traçou o perfil da inovação industrial no Paraná e é um documento bem interessante de ser lido.

Eis o mapinha lindo (clica nele para ver em tamanho maior:


Ao optar seguir esse caminho dos benefícios intangíveis, uma coisa me chamou atenção. Troquem a palavra inovação, da questão central, pela palavra sustentabilidade. Vocês acham que o mapa conceitual seria diferente?

Vamos pensar aqui: tirando toda a questão legal, tirando a simples reputação, tirando o eu faço porque meus pares fazem, quais são os benefícios que uma empresa que verdadeiramente usa a sustentabilidade como estratégia pode ter?

Processos mais eficientes? Sim senhor. Profissionais mais engajados e mais qualificados? Sim senhor. Acesso a novos mercados e mais facilidade ao capital? Sim senhor. Maior valor de marca? Absolutamente senhor. Maior vantagem competitiva? Mas é claro, senhor!
Poderia justificar aqui cada uma dessas caixinhas para a sustentabilidade, mas acho melhor deixar uma imagem, que vale mais que mil palavras.


** Galera, lançamos o quarto e último volume do e-book Panorama da Sustentabilidade. Ele é gratuito e para acessá-lo, basta assistir ao novo vídeo da temporada do Sustentai sobre profissões  sustentabilidade, que é o de design. O link para o e-book está na descrição.

0 comentários: