terça-feira, 21 de novembro de 2017

Sustentabilidade e economia

Muita gente me pergunta sobre o que fazer para trabalhar na área de sustentabilidade de uma empresa. Apesar de ser uma área bem multidisciplinar, a verdade é que ela é bem enxuta. Aliás, a bem da verdade mais ainda, é que empresa que faz sustentabilidade na raiz, sequer precisa ter a área de sustentabilidade formalizada. Porque o que venho dizendo nesses oito anos de blog, e que faz cada mais sentido, é que sustentabilidade está nas áreas, nos processos, na inovação e no dia-a-dia da empresa.

Aí, que instigada por essa pergunta que me cerca há anos, levei o tema para a segunda temporada do Sustentaí, que termina nessa semana. Para quem não sabe, o Sustentaí é meu projeto de vídeos de sustentabilidade no Youtube. E o tema central dos vídeos postados nas nove últimas semanas foi de como as pessoas podem trabalhar com sustentabilidade, nas mais diversas profissões, sem estarem na área de sustentabilidade. Simples assim.

Foram dois vídeos por semana, sendo o primeiro com um apanhado geral sobre a área e o segundo com uma entrevista com algum profissional que aplica a sustentabilidade em sua rotina de trabalho sem necessariamente estar na área. Tem vídeo sobre jornalismo, comunicação corporativa, design, marketing, publicidade, gerenciamento deprojetos, engenharia química, gastronomia, arquitetura, moda e engenharia de produção.

Hoje estamos entrando na última semana da temporada. E digamos que eu deixei o filezinho para o final. Quer dizer, pelo menos no que diz respeito ao meu gosto pessoal. O tema desta semana é economia. E afinal, como um economista pode inserir a sustentabilidade em sua rotina de trabalho?

No primeiro vídeo, que está aqui abaixo, falo da sustentabilidade no mercado financeiro, dos relatórios integrados e do microcrédito. Já o segundo vídeo eu falo da economia que mais amo. Só que ele só estará disponível na próxima quinta. Mas se tiver muita curiosidade para saber qual é, basta assistir o vídeo de hoje até o final! (o:


Ah, o último ebook da coleção Panorama da Sustentabilidade estará disponível somente até o final do mês. Se você ainda não baixou, não deixe para a última hora! Basta acessar www.sustentai.com.br/ebook

0 comentários: