quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Palestras gratuitas de sustentabilidade v_2020

Desde 2015, meio que numa prévia do que seria a ideia inicial do Sustentaí, eu, Julianna, comecei um projeto de palestras gratuitas por todo o país, cujo objetivo era o de democratizar o conhecimento da sustentabilidade. Partindo dessa premissa, o Sustentaí nasceu em 2017 como um projeto de vídeos leves e divertidos para o Youtube.

Em meados de 2018 o que era um projeto de Youtube escalou um pouco, levando conteúdo e engajamento de sustentabilidade para o ambiente corporativo. Em 2020 ele deu outra pivotada que, por enquanto, pode ser percebida pela nossa nova identidade visual e pelo próprio escopo da empresa, que está se transformando em algo próximo à tecnologia para sustentabilidade.


Palestra de abertura na V Semana de Engenharia da UFAL - Delmiro Gouveia

Pois bem, com o programa de palestras rodando desde 2015, tive a oportunidade de viajar para muitos lugares que jamais pensei que um dia fosse conhecer. Fui para Rondônia duas vezes, Piauí, para cidadezinhas pequenas, como Campina do Monte Alegre (SP), que é praticamente uma fazenda, e Delmiro Gouveia (AL), por exemplo.

Já morri de amores por São Carlos e não queria voltar, já peguei um vôo pra BH, depois mais cinco horas de ônibus, para chegar, palestrar, dormir e voltar pro Rio na manhã seguinte. É cansativo, mas eu adoro. Fora que conheci muitas pessoas interessantíssimas e na maioria das vezes falei para um público altamente engajado.



Palestra para o mês do meio ambiente no CEFET-RJ

Antigamente o escopo do programa era bem amplo e desde que houvesse match de disponibilidade, qualquer instituição, pública ou privada, poderia solicitar uma das palestras a custo zero. Para mim era altamente estratégico falar para o maior número possível de pessoas sobre sustentabilidade da forma que eu acredito ser a mais interessante para as empresas. Formação de público mesmo.

Acontece que desde 2018 o perfil das palestras mudou. Não só em relação à grade disponibilizada, que era bem ampla e agora foi reduzida, mas também em relação ao alcance da gratuidade. A começar pelo meu tempo, que agora, passado o mestrado (sim, finalmente mestre!!), estou me dedicando quase que totalmente à criação de uma inteligência artificial para sustentabilidade. Essa é a minha prioridade para 2020.

Acontece A outra questão é subir o sarrafo do discurso da sustentabilidade a um patamar de seriedade, responsabilidade e de entendimento de geração de valor. Há mais de 10 anos venho investindo muito tempo e dinheiro na construção do meu conhecimento. Foi desde pós-graduação lato sensu até uma pós stricto sensu, que é o cão chupando manga. Sem contar cursos feitos no exterior, idas a congressos, leituras, muitas leituras, muitos testes e muitas experimentações para chegar à lógica e ao conceito de sustentabilidade que eu tenho hoje.

Mas calma lá que o programa de palestras gratuitas não acabou e ainda quero garantir o meu quinhão no céu. Elas podem acontecer em duas situações específicas:

1) Que a palestra seja realizada em eventos/encontros universitários ou de empreendedorismo

Neste caso, as palestras disponíveis para 2020 são:

  • ODS 7: energia acessível e limpa
  • O futuro da sustentabilidade num mundo de novas economias
  • Sustentabilidade para startups
  • Sustentabilidade, inovação e empreendedorismo
Lembrando que as palestras gratuitas não permitem customização. Isso só acontecerá a menos que seja um evento muito específico e que eu tenha tempo para preparar a palestra.

2) Que a palestra seja para o público corporativo, mas na seguinte situação:

  • O tema da palestra é: Engajamento para a sustentabilidade. SÓ ESSE TEMA.
  • Haverá a contrapartida de eu, durante a palestra, falar da ferramenta tecnológica que o Sustentaí está desenvolvendo para engajamento de colaboradores para a sustentabilidade;
  • Como a ferramenta é bem específica, a palestra é voltada apenas para as áreas de sustentabilidade, comunicação, recursos humanos e assuntos corporativos. Ou para a área que toma decisão por sustentabilidade.
Lembrando que as palestras gratuitas possuem custo de deslocamento, alimentação e hospedagem (quando necessário) saindo da cidade do Rio de Janeiro.

Para empresas e demais situações, temos diversos temas de palestras disponíveis, voltados, principalmente para sustentabilidade a partir da perspectiva de negócios e engajamento da força de trabalho. Há também a possibilidade de criar uma palestra do zero, totalmente customizada. Caso haja interesse, neste caso é só solicitar uma proposta!

Os interessados podem entrar em contato pelo email:



0 comentários: