sexta-feira, 14 de maio de 2010

Inovando com sustentabilidade – Cartões Visa Vale

Lembram quando o vale refeição vinha num bloquinho com 22 tickets para o mês inteiro? Achava aquilo o maior desperdício, tanto do ponto de vista ambiental, quanto do ponto de vista financeiro. Sempre pensei se não era viável criar um sistema que permitisse abolir o uso do papel na operação. Isso sem contar a segurança e o menor índice de uso incorreto. Atire a primeira pedra quem nunca pediu um ticket para o pai ou mãe para comer na lanchonete depois do cinema.

Pois bem, esse dia chegou e há alguns anos a maioria das empresas oferece o benefício aos funcionários através de um cartão. Um grande passo para redução de custos, um grande passo para a responsabilidade ambiental. No entanto, com o tempo, ações do tipo deixam de ser inovação e passam a ser senso comum, nem que seja unicamente por causa da redução de custo. Não imagino hoje os grandes players desse mercado não oferecendo a possibilidade do cartão de benefícios a seus clientes.

Acontece que a inovação é fundamental para qualquer empresa, de qualquer segmento, atuando em qualquer mercado (até mesmo em commodities). E hoje, mais do que nunca, incorporar os conceitos de sustentabilidade no processo de inovação é fundamental. Passa pela cabeça de alguma grande empresa ficar anos pesquisando e investindo na criação de um produto sabendo que ele é altamente nocivo ao meio ambiente ou que prejudica a sociedade? 

Com esse pensamento de inovação e sustentabilidade, a CBSS, Companhia Brasileira de Soluções e Serviços, está lançando o primeiro cartão reciclado do segmento de benefícios do país, que será lançado a partir da segunda quinzena de maio. Nesta primeira fase do projeto, o cartão contemplado é o Flex Car Visa Vale, para abastecimento de combustível, manutenção e estacionamento de veículos.

A composição do cartão reciclado é 80% de aparas de PVC, reutilizadas do processo produtivo de outros cartões, e 20% de PVC virgem. A reciclagem não ocasiona qualquer alteração na durabilidade do produto final e o resultado é um plástico igual ao tradicional. Aliás, o consumidor só saberá que o cartão é reciclado porque no verso aparecerá a logomarca padrão de material reutilizado. 

A utilização do material foi homologada pela Visa e o projeto-piloto deverá ser ampliado para os demais cartões de benefícios oferecidos pela CBSS. Uma informação importante sobre a empresa do ponto de vista da sustentabilidade é que ela foi considerada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) uma das seis empresas com o melhor nível de governança do país.

0 comentários: