sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Responsabilidade socioambiental x sustentabilidade

Mais um dia sem tempo para grandes textos, e, portanto, vou colocar uma tabela feita por mim que sintetiza bem o que acredito ser a diferença entre sustentabilidade x responsabilidade socioambiental. E aí, concordam? Alguém tem alguma contribuição a fazer para completar a tabela? Sintam-se à vontade!

3 comentários:

Julianna Antunes disse...

Responsabilidade socioambiental x sustentabilidade foi escrito e postado no dia 20/08/2010

Unknown disse...

Olá Julianna! Escrevo depois de algum tempo (mas sempre acompanho os posts)

Bom, só faço uma consideração (e ao mesmo tempo um questionamento): Acredito que a responsabilidade sócio-ambiental possa estar alinhada e integrada à estratégia da empresa. Mesmo que não contemple o triple bottom line e ser uma ação esporádica de filantropia ou de gestão ambiental mitigatória, pode ser trabalhado no Planejamento Estratégico da empresa e transformar-se em ações e processos.

E a respeito do custo na RSE, acho que pode ser tratado como um investimento também.. O que acha?

Abraços!

Julianna Antunes disse...

Pablo, entendo o que você quis dizer e para explicar exatamente o contexto, precisaria de laudas e laudas. Resumindo, RSA é projetos e sustentabilidade é processo. Projetos, ainda que fundamentais para a estratégia de uma empresa, são operacionais e estão alinhados a uma demanda específica. Geralmente é uma área que tem essa demanda. Quando eu falo de processo, neste caso um processo de suporte, ele está integrado a todos os outros processos e a decisão não vem de uma área específica, mas da empresa como um todo.