sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Shell liveWIRE: o programa mundial de empreendedorismo jovem da Shell

Você sabe o que a Biruta Mídias Mirabolantes e o Cama e Café têm em comum? Sim, são empresas de sucesso criadas por jovens brilhantes. Mas além disso, as duas nasceram e foram incubadas em um projeto mundial da Shell de fomento ao empreendedorismo jovem: o Shell liveWIRE.

Criado em 1982 pela Shell no Reino Unido, o programa logo se espalhou pela Europa e em menos de cinco anos já alcançava outros continentes. Hoje, presente em mais de 20 países, ele vai da Itália à Líbia, do Irã à Singapura, passando por Paquistão, Sri Lanka, Oman, Nigéria, dentre outros. O princípio do liveWIRE é bem simples: jovens que possuem uma ideia de negócio se inscrevem no programa e os selecionados ganham capacitação para que esta ideia se transforme em realidade.

Presente no Brasil desde 2001, o programa, que aqui se chama iniciativaJOVEM, inicialmente foi instalado em uma casa em Santa Teresa, charmoso bairro cravado no centro do Rio de Janeiro, onde também funcionava uma incubadora de negócios. Adaptado à nossa realidade, o objetivo do programa é inserção social do jovem com perfil empreendedor, geração de trabalho e renda e disseminação da cultura do empreendedorismo sustentável. Necessariamente, para o negócio ser aceito, ele precisa ter um viés de sustentabilidade.

O modelo de incubadora funcionou até 2006, quando ela foi encerrada e deu lugar a uma rede de negócios sustentáveis. Além da Biruta e do Cama e Café, muitos outros empreendimentos bem sucedidos passaram por lá ou foram criados com a ajuda do programa, como a Brasil Resgate, Coco Legal, Intarget, Rio Hiking etc.

De 2001 até 2009, nove turmas foram formadas, 323 projetos de negócio desenvolvidos, sendo que 121 jovens receberam o selo empreendedor sustentável. Eu, particularmente, sou suspeita para falar do programa, primeiro porque sou muito fã de qualquer ação de fomento ao empreendedorismo; segundo porque participei de toda capacitação em 2005; e terceiro porque fui um dos 121 jovens selados.

Apesar de já ser super ligada à sustentabilidade na época (ok, não com o entendimento que tenho hoje), o programa me ajudou a ter uma visão bem prática do tema, assim como mostrou a todos os jovens que por lá passaram, que é possível incorporar a sustentabilidade em micros e pequenas empresas. O negócio que eu desenvolvi no programa não existe mais, mas como eles priorizam o empreendedor e não o empreendimento, a Agência de Sustentabilidade faz parte da atual rede de negócios do IJ.

Para fazer prte do processo seletivo do Iniciativa Jovem é preciso ter entre 18 e 30 anos e uma ideia na cabeça. Após as inscrições, são feitos testes para identificar o perfil de empreendedorismo e 120 jovens são selecionados para participarem das aulas. Estas aulas são realizadas em três etapas (Laboratório de Ideias, Oficina de Projetos e Fábrica de Negócios), totalizando 440 horas de capacitação. Ou seja, mais do que muito MBA de grife. E o melhor da história: CUSTO ZERO!

As inscrições para este ano já estão encerradas, mas serão reabertas em 2011. Os interessados  devem ficar de olho e acessarem o site http://www.iniciativajovem.org.br, que onde o processo é todo divulgado.

1 comentários:

Julianna Antunes disse...

Shell LiveWIRE: o programa mundial de empreendedorismo jovem da Shell foi escrito e postado no dia 13/08/2010