segunda-feira, 16 de maio de 2011

Por que as empresas devem implementar a sustentabilidade em seus processos de negócio?


Quando escrevi o paper Sustentabilidade 3.0 – a proposta de um novo modelo de gestão empresarial (quem quiser lê-lo, basta assinar a newsletter da Agência de Sustentabilidade e depois mandar um e-mail pedindo o paper), tratei da evolução do conceito e mostrei um pouco da importância de inseri-lo hoje nos processos de uma empresa. Mostrei como as áreas de negócio podem se beneficiar da sustentabilidade. 

No paper fiz uma tabela meio que superficial e um tanto quanto óbvia que mostrava o benefício macro de se incorporar o conceito a cada um dos processos. Só que agora quero me aprofundar nesses benefícios e peço ajuda de vocês. Já tenho vários deles mapeados, mas acho que sempre é possível encontrar mais, principalmente quando se tem diversos olhos com diversas experiências olhando para a mesma coisa.

Assim, compartilho aqui com vocês a primeira tabela feita e deixo o post aberto a sugestões. Pensando micro e não macro respondam: por que elas devem implementar a sustentabilidade em seus processos de negócio?

 (clique na tabela para aumentar seu tamanho)

4 comentários:

Unknown disse...

li o artigo e acho q poderia acrescentar, junto às ações governamentais, os incentivos fiscais q os governos municipais, estaduais e federal dão p/ empresas sustentáveis

wellington bueno disse...

Também li o artigo e acho que a "competitividade" merece uma nova leitura no cenário da Sustentabilidade 3.0. Há novas forças e arranjos que emergem da complexidade das relações de hoje e que colocam em cheque os resultados apontados na tabela. Parece que estamos usando mapas velhos para buscar novos tesouros (perdoe o chavão, mas é aplicável) .

Julianna Antunes disse...

Wellington, do que exatamente você está falando?

Marcia Cristina disse...

Julianna,
Penso que, com diferentes abordagens, temos a mesma visão sobre o futuro a ser seguido para alcançarmos um mercado mais justo, com empresas sustentáveis e clientes satisfeitos. Meu site é www.trabalhoetico.com.br e meu livro, lançado em 2009 pela editora Campus é "Ética no Ambiente de Trabalho". Abraços e parabéns pelo seu trabalho!