quarta-feira, 15 de junho de 2011

Muito além da responsabilidade social

O nome do livro já é um baita estímulo para quem trabalha, lida ou apenas se interessa pela sustentabilidade corporativa. O subtítulo – “Como preparar a próxima geração de líderes para um mundo sustentável” é um convite à leitura por estar condizente com os valores que não apenas acredito, mas também que muitas outras pessoas acreditam, seja por ideologia ou mesmo necessidade.

Pois bem, “Muito além da responsabilidade social” é um livro que empolga pela capa e começa, digamos, morno, pois trata de muitos conceitos de responsabilidade social, muitas intenções e pouca prática. Mas aí os autores, Jeffrey Hollender e Bill Breen, passam a falar de empresas e do por que deles considerem algumas, em particular, sustentáveis. É aí que o livro fica bom. E sabem por quê?

Pela visão dos autores, sustentabilidade está atrelada à gestão, estratégia, liderança e inovação. É produto, é processo, é visão, é missão. O legal é que eles tratam o tema como uma opção de mercado feita por algumas empresas. Opção esta que poderia ter sido qualquer outra, mas que ao escolher a sustentabilidade, elas se tornaram diferenciadas e mesmo vanguardistas.

E aí na hora de citar empresas, eles falam da sustentabilidade do ponto de vista de diversos processos, como operações, comercial, RH e comunicação. Falam, fundamentalmente, da transparência, pois, acreditam (e não apenas eles, mas muitos outros autores) que, uma vez transparente, o compromisso com a sustentabilidade é inevitável.

Tem muitos casos interessantes, como o da Nike, que é esmiuçado em diversos processos, relatando o caminho tortuoso que, ainda hoje, ela ainda tem de seguir para apagar a mancha negra de um passado recente. Tem a Linden Lab, criadora do Second Life, que chama atenção por não se posicionar como sustentável, mas que ao adotar um modelo inovador de gestão de funcionários, mostra ao mercado que tem muita visão de futuro.

Na verdade acho que a principal mensagem que o livro, mesmo sem querer, passa, é que sustentabilidade pode ser qualquer coisa. Das mais simples às mais complexas. A gente e a maioria das pessoas têm na cabeça que a sustentabilidade envolve uma série de questões, que necessariamente tem de passar por meio ambiente e nos esquecemos de que do ponto de vista empresarial, simplesmente proporcionar um bom clima organizacional em um país que sofre de apagão de talentos é, sim, por em prática a sustentabilidade.

Resumindo: leitura mais que recomendada!

1 comentários:

Fabiano Facó disse...

JAC, Já fui lá na estante virtual e comprei meu exemplar usado! beijos