sexta-feira, 16 de março de 2012

A felicidade e a sustentabilidade

Pensar, sentir e dizer que é feliz é algo muito pessoal. Simplesmente não existe receita para felicidade. Para uns, felicidade é ter. Para outros, é ser. Tem certo ou errado nesta história? Obviamente não. Mas o que eu, dentro de todo meu achismo, posso dizer, é que, dependendo das escolhas, há gente mais ou menos feliz.

Na última quarta eu e mais um monte de gente feliz fomos conhecer a fábrica da Coca-Cola em Jacarepaguá, aqui no Rio. Só por ser uma visita fabril, já fico feliz, pois há algo inexplicável que me atrai em ficar olhando aqueles processos produtivos, a matéria prima entrando de um jeito e saindo de outro. Vai entender!

Só que lá, além da fábrica de verdade, fomos conhecer a fábrica da felicidade, um espaço lúdico que conta a história da Coca-Cola de forma muito, muito, muito divertida. A pergunta que inicia a visita é: qual o segredo da fórmula da Coca-Cola? No entanto, com o passar do tempo, naquelas duas horas incríveis, vemos que essa pergunta é simplesmente irrelevante, quando percebemos que, ali, o verdadeiro questionamento é: qual o segredo da felicidade?

Quanto à pergunta do milhão, confesso não fazer a mínima ideia da resposta. Mas trazendo o assunto para o tema do blog, se analisarmos o escopo da felicidade numa ótica global, não consigo imaginar uma nação sustentável sem ter um povo feliz. Não estou falando de riqueza, de posses, nem mesmo educação.

Não sei o que potencializa a felicidade de uma região, não sei se o clima, a cultura ou o ambiente influenciam nisso. Mas o que sei é que pessoas felizes produzem mais, se relacionam melhor, ficam menos doentes e geram mais riqueza para o país, para as empresas e para a sociedade. E isso não seria sustentabilidade?



A visita à fábrica da Coca-Cola foi uma ação realizada para os blogueiros participantes do portal Viva Positivamente, da Coca-Cola, que dentro de seus pilares de sustentabilidade, convida os consumidores a compartilharem uma visão positiva da vida de forma a convergir esforços para uma sociedade verdadeiramente sustentável. Para saber mais sobre o programa: http://vivapositivamente.cocacolabrasil.com.br

E atenção:

Por conta de três dos quatro finais de semana de abril terem algum feriado, estou com um grande dilema, já que quero levar o curso de introdução à sustentabilidade para São Paulo. Nas únicas datas que seriam tranquilas, dias 13 e 14 de abril, as salas que pesquisei não estão disponíveis. No entanto, há disponibilidade para os dias 20 e 21. Dia 21 é feriado, mas cai no sábado, o que, para a maioria que trabalha de segunda à sexta, não faz diferença. Mas não posso me arriscar a achar que as pessoas não se importariam de estudar em pleno feriado. 

Para não ter surpresas desagradáveis, criei uma pesquisinha super rápida pelo Google docs, 4 perguntas, para saber se a data é viável ou não. Peço, encarecidamente, que quem for de SP ou tiver interesse em fazer o curso na cidade, que vote para clarear minhas ideias. O link é: http://bit.ly/x6LiKs

E não se esqueçam:

Matrículas abertas para o curso de planejamento estratégico sustentável no Rio de Janeiro dias 30 e 31 de março. Mais informações: http://migre.me/8aLYc

Concurso “Pensando em Sustentabilidade Corporativa”. Envie sua ideia até o dia 06 de abril. Mais informações: http://migre.me/8gbnb

Formulário de participação do H² Sustentável dia 30 de março – http://migre.me/8gatq

0 comentários: