quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Rio +20 e seus desafios


Aconteceu no dia 18 de abril, em um café da manhã oferecido pela Amcham no Rio de Janeiro, o evento Rio +20: as expectativas de impacto após a conferência. Organizado pelo comitê de responsabilidade social empresarial da Câmara Americana de Comércio, o café contou com a presença de Roberto Furian Ardenghy, coordenador de Relações com a Sociedade Civil do comitê Nacional de Organização da Rio +20 e Cláudia Jeunon, Gerente de Responsabilidade Social do Grupo Invepar.

Durante o debate, Roberto ressaltou que a Rio +20 não será uma Conferência sobre meio-ambiente, mas sim sobre desenvolvimento sustentável, o que torna o desafio maior e mais abrangente, já que tratará, também, de relações sociais e econômicas. A Agenda discutirá dois grandes temas: o futuro da humanidade a partir dos conceitos de desenvolvimento sustentável e economia verde, traçando pontos importantes sobre como o mundo deve se organizar institucionalmente para implementação destes conceitos.


Com uma visão mais voltada para a iniciativa privada, Cláudia Jeunon apresentou como a Invepar está contribuindo para a Rio+20 através da parceria com a ONG “Rio Como Vamos”, que estimula discussões nas comunidades sobre os principais assuntos que serão debatidos na Conferência. Além disso, Cláudia mostrou, também, o papel importantíssimo do setor empresarial na promoção do consumo consciente e no estímulo à sociedade em ter escolhas mais compatíveis à sustentabilidade urbana.

O que fazer depois da Rio+20? Esta é uma pergunta colocada por ambos palestrantes, que trouxeram como resposta a continuidade aos debates entre 1°, 2° e 3° setores e sociedade nos assuntos de desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, erradicação da pobreza, educação para todos, energia limpa, e como viabilizar para que estes sejam colocados em prática.

Durante este período anterior à Rio+20, a Amcham promoverá uma série de debates sobre os assuntos mais importantes que serão discutidos na Conferência. Acompanhe a programação através do site: www.amchamrio.com.br.

Mais informações sobre a Rio+20 no site: www.rio20.gov.br

Texto escrito por Fernanda Piovaneli, estagiária da Agência de Sustentabilidade.



E atenção:

Curso de introdução à sustentabilidade corporativa dias 22 e 23 de maio em Recife. Mais informações: http://migre.me/8HCky

1 comentários:

Diogo disse...

Juliana,
Sou estudante de Economia e tenho o sonho de trabalhar na área de sustentabilidade nas empresas e por isso estou fazendo uma pesquisa de setor.
Tenho algumas dúvidas acerca dos números deste setor.
Será que a Juliana saberia me dar uma estimativa de: quantos profissionais realizam essa atividade; centros de formação; perspectivas salariais.

Agradeço muito a paciência de quem ainda é leigo do assunto.