quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Uma ideia sustentável na cabeça, uma passagem para a Alemanha na mão


Você já parou para pensar no impacto de um pneu do meio ambiente depois do fim de sua vida útil? Só para ter uma ideia, segundo dados de 2011, são produzidos cerca de dois milhões de pneus por dia em todo mundo. No Brasil, a produção chega a 40 milhões de unidades por ano, sendo que, no mesmo período, são descartados, aproximadamente, 20 milhões de peças.

Com dados superlativos, a questão chave, é: o que fazer com um sem número de pneus inservíveis, sendo que estes demoram 600 anos para se decomporem? Levando-se em consideração que, além do componente ambiental, no Brasil, o aumento da frota de automóveis é condicionante para o crescimento econômico, sim, Houston, we have a problem.

Tendo plena consciência de sua responsabilidade, a  Continental Pneus, fundada em 1871, na Alemanha, lançou no Brasil o “Prêmio Futuro Sustentável Continental”, com objetivo de encontrar nas universidades soluções inovadoras que contribuam para não apenas mitigar o problema, mas também minimizá-lo sempre que possível.

Para participar do concurso, estudantes maiores de 18 anos, residentes no país e matriculados em faculdades públicas ou particulares de qualquer curso de engenharia devem formar uma equipe com mais três estudantes e um professor orientador, escrever um projeto relacionado ao tema e enviar para a Continental.

A ficha de participação, assim como o regulamento e demais informações podem ser acessados no site do prêmio: http://bit.ly/Twgvhd. As inscrições vão até o dia 31 de outubro e os grupos podem enviar quantos trabalhos quiser, desde que respeitado o tema.

Ah, o prêmio, já ia me esquecendo! Os estudantes do grupo vencedor ganharão um estágio de 15 dias no departamento de pesquisa e desenvolvimento da matriz da Continental na Alemanha e o professor orientador ganha um iPad. Vai ficar de fora dessa?

0 comentários: