quinta-feira, 9 de maio de 2013

A importância da engenharia de produção na gestão da sustentabilidade corporativa


A sustentabilidade corporativa é uma área que atua integrada a todas as outras áreas da empresa, sejam elas de negócios, sejam elas produtivas. Ok, esse fato já parece bem claro e nos dias de hoje. Acredito que também esteja claro que falar de sustentabilidade corporativa significa falamos de gestão, estratégias, processos, retorno (de variados tipos), indicadores, medição, controle.

Ainda que seja de conhecimento público associar sustentabilidade à gestão empresarial, ainda que ela esteja presente no planejamento, na execução e no controle, poucas são as ferramentas difundidas no mercado. A bem da verdade, ouso dizer, é que não há ferramentas ou metodologias exclusivas para sustentabilidade corporativa. O que se vê é uma adaptação do que já existe, mas com um olhar mais amplo e holístico e com objetivos que vão muito além do resultado financeiro.

Em administração há, por exemplo, algumas variantes do balanced scorecard, como o SSC (sustainability scorecard), o SBSC (sustainable balanced scorecard) e o BSC sustentável (adaptação minha). Todos são oriundos de uma metodologia bastante conhecida de planejamento estratégico, todos tratam do mesmo tema, e todos apresentam propostas diferentes de execução.

Fora isso, há metodologias criadas com um determinado propósito que, sequer, necessitam de adaptações. Duas dessas ferramentas moram no meu coração e são muito conhecidas das empresas, principalmente, as de manufatura: o lean manufacturing (manufatura enxuta) e six sigma.

O six sigma é um conjunto de práticas criado pela Motorola que tem como premissa a melhoria de processos, eliminação de defeitos e aumento de qualidade, focando no aumento da lucratividade. Ainda que a sustentabilidade só seja percebida indiretamente, o fato de ser uma metodologia que busca padronizar processos, ele possibilita que a operação seja mais eficiente e, por consequência, gere menos erros, utilizando, assim, menos recursos.

O lean manufacturing, também conhecido como Sistema Toyota de Produção, atua em busca da redução total de desperdícios. O foco é, basicamente, qualidade e custo. No entanto, se pensarmos na questão de sustentabilidade, redução de desperdício = menos utilização de matéria prima, menos consumo de água e energia, menos gasto com logística (que implica em menos consumo de combustível e consequente menos emissão de GEE e menos tráfego nas cidades), dentre outros.

Considero essas duas as principais metodologias de engenharia de produção para a gestão da sustentabilidade corporativa. Há ainda outras importantes, como o Kaizen e algumas atreladas à gestão da qualidade total e gestão de logística e cadeia de suprimentos. De qualquer forma o que se vale aqui é que a engenharia de produção tem muito a contribuir para a sustentabilidade corporativa, assim como outras áreas, tais quais comunicação, administração e economia. E que para ser um bom profissional de sustentabilidade é fundamental ter conhecimento desses assuntos.


E não esqueçam! Cursos de sustentabilidade da AS estratégia e gestão sustentável em junho e julho Rio e SP http://goo.gl/6hTWr

0 comentários: