segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dicas de leitura sobre sustentabilidade corporativa - meu top 5 revisado

Motivada pelo livro “The top 50 sustainability books”, lançado em 2010 pelo programa de liderança em sustentabilidade da Universidade de Cambridge, há quase três anos escrevi aqui no blog minha lista dos cinco melhores livros de sustentabilidade corporativa e breves comentários sobre eles.

É engraçado como minhas referências atuais não são baseadas em nenhum dos livros que, outrora, fizeram parte do meu top 5. Não que eles não sejam bons; eles continuam sendo muito bons, mas é que nesse meio tempo surgiram livros ainda melhores e visões com as quais me identifico mais, inclusive dois livros bem antigos que eu ainda não tinha lido na época, mas que são perfeitos para o momento atual, mesmo tendo sido escrito há mais de 15 anos.

Para quem se interessar pela antiga lista, que continua muito válida, o post é esse: http://goo.gl/op6mu5.

E aí, pensando sobre como fui muito impactada por alguns livros nesses três anos, principalmente no último ano, resolvi fazer um novo top 5, seguindo os mesmos moldes do anterior.


Capitalismo natural (Natural capitalism)

Digo sem a menor dúvida que esse livro não é só o melhor de sustentabilidade corporativa, mas o melhor que já li na vida (ok, confesso que gosto de uma leitura pouco digerível pela manhã). É simplesmente uma porrada no estômago e uma visão muito pragmática sobre como a sustentabilidade pode (e vai) impactar o modelo de negócios das empresas. Sabe o que é mais chocante? Esse livro foi escrito no final da década de 90. Se é desconcertante hoje, imagina na época?




Capitalismo climático (The way out: kick-starting capitalism to save our economic ass)

O livro foi lançado no Brasil no final do ano passado, mas lançado no exterior em 2011, o que faz muita diferença, pois dados, mercados e tendências de sustentabilidade mudam assustadoramente rápido. De qualquer forma, a diferença de timing não compromete a qualidade do livro. Da mesma autora de Capitalismo natural, o livro não é porrada no estômago se você já leu o primeiro, mas é igualmente sensacional e mostra em uma linguagem muito conhecida de CEOs, diretores e empresários – a do retorno financeiro – porque, acreditando ou não nas mudanças climáticas, é bom investir em uma economia de baixo carbono.

Canibais com garfo e faca (Cannibals with forks)

Clássico da sustentabilidade, também escrito na década de 90, para quem não sabe, foi nesse livro que John Elkington cunhou a expressão triple bottom line (tripé da sustentabilidade). É um baita livro. Não tão desconcertante quanto os dois primeiros, mas dada a época em que foi escrito, bastante inovador. Aliás, ainda hoje ele é bem vanguardista, a ponto de Elkington, há alguns anos, ter feito mea culpa e dito que o livro era muito avançado para a época. Pura verdade. Ainda mais porque é um livro pra frente hoje, 15 anos depois. Se alguém é louco de seguir minhas dicas, aconselho a ler esse livro antes de qualquer outro da lista. 


Corporação 2020 (Corporation 2020)


Já escrevi uma resenha sobre esse livro e como disse, é uma evolução de Canibais com garfo e faca. É simplesmente sensacional a história contada sobre as crises econômicas, sobre o papel do lobby e da publicidade na (in)sustentabilidade das nações e principalmente porque falar das empresas é falar de um negócio que deu errado. Não, não estamos falando de faturamento, mas de geração de valor. E aí vem os apontamentos para a empresa do novo século, deixando para trás consumismo irresponsável, energia artificialmente barata e falta de transparência. Livro recomendado para profissionais de qualquer área.

Muito além da economia verde

Único livro “brasileiro” da lista, também lançado no ano passado, Muito além da economia verde, escrito pelo professor Ricardo Abramovay, é um livro sem cerimônias e toca o dedo na ferida. De acordo com o professor, melhoria de processos não é o suficiente enquanto mantivermos nossa cabeça voltada para um modelo de consumo do século passado. E nessa lógica, ele fala que não somente o tripé da sustentabilidade é insuficiente, mas é fundamental aliá-lo à tecnologia e sociedade em rede e que a palavra chave do futuro é compartilhamento. Uma delícia!


Fazendo uma análise as duas listas de TOP 5, chego à conclusão de que a primeira lista era muito focada na sustentabilidade do ponto de vista do planejamento das empresas e da sua gestão. Três anos depois o (meu) foco mudou para a questão econômica e os impactos nos modelos de negócio e esses livros são colírio para meus olhos. Não à toa, a maioria deles escrita por... economistas!

Bom saber que não sou uma louca solitária, ainda que esse tipo de visão esteja muito longe dos tomadores de decisão nas empresas.

1 comentários:

Arbache disse...

Olá Juliana, gostei muito da lista, ja li alguns. Hoje tenho feito esforços para criar nosso "estado da arte" no campo da sustentabilidade corporativa - precisamos alargar as boas práticas e fazer a "tropiclaização das mesmas" - muitas receitas já são conhecidas - mas precisamos ir além e propor práticas custodiadas para nosso ambiente - com baixo capital cultural na área, quase se legado de práticas, pouca profissionalização das lideranças e culturas organizações e, "crise financeira e hídrica" - nosso desafio é muito robusto - espero que possamos supera-lo!!! Parabéns pelos seu trabalho - também tenho um blog voltado para educação executiva com coluna voltada para sustentabilidade (arbache.com/blog)