quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Desmistificando os adoçantes

Quando falo a palavra rotina, muita gente torce o nariz. Rotina é fundamental para qualquer pessoa. Ela permite planejamento, ela minimiza surpresas desagradáveis e ela te dá disciplina para fazer qualquer coisa. Por exemplo: sem uma rotina com horário para acordar e se alimentar, você acha que conseguiria ter saúde? Sem uma rotina você acha que conseguiria tempo para se divertir (com qualidade) ou fazer uma atividade física ou procrastinar, que seja?

Pois bem, fiz toda essa introdução enrolatória apenas para dizer que escrever sobre os encontros da Coca-Cola já virou rotina. Da boa! E a última rotina aconteceu no final de outubro e foi na sede (aquela que tem a vista mais horrível do universo) da Coca. O tema? Adoçantes.

Vou confessar que é relativamente difícil para mim escrever sobre adoçantes (artificiais). Principalmente porque não os uso. Absolutamente nada contra. Apenas não gosto do sabor. Mas a questão é que o monstro não é feio como as pessoas pintam por aí. Primeiro: que vida ainda mais limitada um diabético teria se não fosse o adoçante, não? Segundo: química, meus caros, é basicamente qualquer coisa!

Vamos lá, você inspirar oxigênio (O2) e expirar gás carbônico (CO2) é química (percebeu que o carbono se intrometeu na história?) Qualquer coisa que você coma, uma banana colhida de uma bananeira que fora plantada utilizando as técnicas de agricultura orgânica, é, sim, queridinhos, química. Então vamos parar de demonizar o tal do adoçante artificial, ok?

E para quebrar essa mística, no terceiro encontro promovido pela Coca-Cola dentro da plataforma Viva Positivamente, estava a Dra. Maria Cecília Toledo, uma super especialista em... adoçantes!! E aí ela pôs por terra alguns mitos sobre o tema: a primeira, a mais básica. Adoçante é tudo aquilo que adoça. Mel é adoçante. Natural. Edulcorante também é adoçante. Artificial. Que não tem caloria.

Apesar de muito trelelê em cima dos adoçantes artificiais, eles são muito úteis. Já falei da questão dos diabéticos, tem a questão dos obesos. Sim, adoçantes artificiais são aliados nas dietas. A questão é bom senso. Não venha achar que Coca zero vai te emagrecer se junto dela você come uma mega torta de chocolate. O que vai acontecer, no máximo, é que você vai engordar menos.

Muita gente fala da questão da stévia x edulcorantes artificiais. Para quem não sabe, a stevia é um adoçante não calórico natural. E por ser natural, muita gente acha que a stevia é melhor. Eu, sinceramente, não tenho opinião formada sobre isso pelos motivos explicados no parágrafo três, mas vamos pensar que um adoçante artificial passa por todo controle de qualidade de um processo produtivo, passa por toda a regulamentação sanitária de um país e tem efeitos muito mais conhecidos que algo tido como natural.

Não, ninguém está falando para parar de tomar stévia, ninguém está falando para correr para os adoçantes artificiais. Apenas estou falando para abrir a mente e não acreditar em tudo o que falam. Lembrem-se: tem dia que ovo faz bem, tem dia que ovo faz mal.

0 comentários: