quinta-feira, 9 de abril de 2015

Formando massa crítica para sustentabilidade – palestras gratuitas em todo Brasil

EDIT: O programa de palestras gratuitas foi reformulado e possui novas diretrizes. Para ver a atualização, acesse: https://bit.ly/2LtHNHe

Após pouco mais de um ano de um sabático voluntário, resolvi que estava na hora de retomar uma das coisas mais legais que trabalhar em sustentabilidade tem me propiciado: palestrar. Desde 2009, por conta das palestras, tenho tido a oportunidade de ir a muitas cidades, conhecer muitos lugares e muitas pessoas. Eu, até, tenho tido oportunidade de poder falar sobre um dos assuntos que mais faz meus olhos brilharem. Tem como isso não ser sensacional?

Pois bem, em 2013 acabei por focar especificamente em palestras para o público universitário para ir de encontro a uma das minhas missões, que é formar massa crítica para a sustentabilidade. E, convenhamos, não há público melhor para fazer isso! Mas dessa vez resolvi ampliar o leque e disponibilizar outros temas sobre os quais já palestrei nesse meu Brasil varonil.

A coisa funciona assim: a palestra é totalmente gratuita, e caso ela seja realizada fora da cidade do Rio de Janeiro, os interessados ficam responsáveis apenas pelo deslocamento e, se necessário, alimentação e hospedagem.

E por que estou disposta a realizar palestras gratuitas de sustentabilidade? Não, meus caros, não fiz voto de pobreza. Um dos motivos já disse lá em cima: conhecer lugares, pessoas e falar sobre um dos assuntos que mais gosto. O segundo motivo também já foi dito lá em cima: formar massa crítica para a sustentabilidade. O terceiro é a opção por um modelo de negócios FREEMIUM, que é o que acredito ser o futuro das empresas. Simples assim. 

Se antes eu restringia as palestras gratuitas ao público universitário, vi que é muito mais efetivo se mais pessoas estiverem pensando, falando e, principalmente, pondo em prática a sustentabilidade. É melhor para as empresas, para o meio ambiente, para a sociedade, para a cidade, é melhor para mim. Sim, é melhor para mim e meu trabalho fica muito mais fácil.

Pois bem, se você tem/trabalha em alguma empresa, organização social, ONG, cooperativa, entidade de classe, instituição de ensino, órgão público, sindicato, se está organizando algum congresso, se faz parte de alguma empresa júnior e tiver interesse em alguma palestra, é só entrar em contato! O email é aquele ali que está no quem sou eu.

Os temas disponíveis são (em ordem alfabética):
  • A sustentabilidade impulsionando as empresas para um novo modelo de negócios
  • A tecnologia impulsionando empresas e sociedade para um comportamento sustentável
  • Comunicação sustentável x comunicação da sustentabilidade
  • Gestão do conhecimento para sustentabilidade             
  • O marketing sustentável e as armadilhas do greenwashing
  • O que é sustentabilidade corporativa?
  • Sustentabilidade esportiva: uma perspectiva além da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos
  • Sustentabilidade, inovação e empreendedorismo (exclusivo para universidades/empresas juniores/eventos estudantis)
  • Sustentabilidade no setor de eventos
  • Sustentabilidade para empreendedores
Caso o tema do seu interesse não esteja listado, entre em contato para saber se é possível a criação de uma palestra específica. Adianto de antemão que não faço palestras gratuitas sobre empresas.

Dica: tenho a maior paixão de falar sobre economia de baixo carbono e logística reversa (o:    

1 comentários:

Unknown disse...

SUSTENTABILIDADE assunto de Organizações e Profissionais Modernos e de Visão

https://www.youtube.com/watch?v=pxQaNZJzZTc&list=UUX81AOLIu3llnxP6pS0PS1g&index=37