quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Sustentabilidade para leigos: O que é economia circular?


Quem me conhece sabe que eu não sou fã de economia circular. Acho que supervalorizam um problema que já deveria estar superado e onde grande parte dele é reflexo de questões comportamentais. Mas é inegável que é um assunto da moda e as pessoas finalmente acordaram para a importância do tema.

Ain, Julianna, por que você não é fã de economia circular?

Não sou porque, NA MINHA OPINIÃO, ela vem para resolver um problema do século passado. A gente hoje tem de falar de desmaterialização da economia, de PSS, de sociedade do conhecimento. E no caminho oposto, o princípio básico da economia circular é o modelo industrial. Isso é tãaaaao anos 80 e 90... É a mesma lógica da tal indústria 4.0. Que nada mais é que gastar milhões em tecnologia e “inovação” para.continuar.fazendo.a.mesma.coisa.de.décadas.atrás.

Ok, tem umas outras coisinhas que também me irritam na economia circular, mas isso tem muito mais a ver com quem está à frente, liderando o movimento, do que qualquer outra coisa. Mas deixa rolar. E não é porque NA MINHA OPINIÃO eu acho que ela não vale toda essa atenção que ela não seja importante. Sim, a economia circular é muito importante. E sim, falta entendimento para muita gente sobre o tema. Então deixa eu clarear.

A economia circular é uma alternativa ao falido modelo econômico vigente no século XX, que se fundamentou em extrair recursos naturais não renováveis, transforma-los em produtos manufaturados e descarta esses produtos após o fim de sua vida útil. Com o planeta na boca das oito bilhões de pessoas, com a China em ritmo de crescimento frenético na década de 2000, esse sistema se mostrou inviável, por mais que o planeta tenha capacidade de se regenerar.

A EC se baseia na dissociação da atividade econômica do consumo de recursos finitos e eliminação do chamado resíduo. De forma simplista, quando o ciclo de vida de um produto chega ao fim, ele volta a circular no sistema produtivo e ganha nova utilidade. Isso é, justamente, o oposto do sistema linear, quando o descarte é o ponto final.

Hoje em dia tem uma expressão que eu adoro, que o pessoal de inovação para a sustentabilidade vem usando bastante, e que se correlaciona com a economia circular: design de ciclo fechado. O chamado closed loop design vai além da economia circular, já que aplica a sustentabilidade desde a conceituação de um produto, passando por como ele é produzido, indo até a reinserção dos materiais utilizados de volta ao sistema.

O conceito de design de ciclo fechado é bem diferente do que vemos sendo praticado por muitas empresas que se gabam de dizer que fazem economia circular. No caso do closed loop, não é simplesmente produzir o mesmo produto mudando a ponta final do processo, que seria a redução do desperdício e a criação de um sistema que facilite que ele seja reciclado.

O design de ciclo fechado começa no desenho dos sistemas de produção, contempla a escolha dos melhores materiais e o desenho do produto, de forma que ele consuma menos energia, menos matéria prima e gere menos desperdício. Entenderam? Não é só reciclagem, como a maioria pratica. 

Mas não se esqueçam: não adianta nada falar de economia circular e não atacar o problema maior da sustentabilidade, que é o consumo irresponsável. Não adianta bater no peito dizendo que não usa canudo de plástico, não adianta dizer que recicla o lixo e que não come carne e bla bla bla, seno final das contas tem 5.000 pares de sapato, 1.000 vestidos e sei lá mais o quê.

0 comentários: