quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Mudanças climáticas e nossas escolhas individuais


Se a gente olhar um gráfico de distribuição das emissões de gases de efeito estufa, o setor energético, as atividades industriais e o uso da terra (agricultura e pecuária), tecnicamente, são os maiores emissores. Acontece que isso acaba gerando muita desinformação no sentido de que, não raro, ativistas fazem campanha contra as empresas e os setores, acusando-os de as grandes vilãs das mudanças climáticas.

O primeiro problema dessa informação é que ela tira a responsabilidade individual que cada um tem com o meio ambiente e com o aquecimento global. Se não me engano, no gráfico de emissores de GEE, as atividades humanas não chegam a 5%. Não tenho certeza, mas é um número realmente baixo. E a gritaria é gigante principalmente porque grande parte da agricultura, sequer, é para alimentar gente.

Ué, Julianna, mas não foi você mesmo quem disse que as emissões das atividades humanas não chegam nem a 5% do total? Que responsabilidade é essa?

Alooooooou. Falei das emissões diretas, né?

Mas vamos pensar nas emissões indiretas, porque essas são o verdadeiro problema. A agricultura existe para que? Parte dela vai para nossa alimentação, parte para alimentação animal. Ok, passemos para a segunda fase: para que existe então a pecuária? Para sustentar uma dieta HUMANA baseada em proteína (cuidado com a interpretação, pois não prego o veganismo. Eu prego cada um fazer as suas escolhas baseadas em equilíbrio).

Para que serve a indústria de base e de bens de capital? Para alimentar e viabilizar indústrias de bens de consumo que servem para nos entupirem de, não raro, produtos que não precisamos. A mesma lógica vai para a energia. A maior demanda energética não é das pessoas, mas das indústrias. Sendo que neste caso ainda há um agravante, já que 68% das emissões vem deste setor.

E o que eu quero dizer com isso? Que na verdade, enquanto algumas mentes brilhantes estão buscando soluções grandiosas para um problema gigantesco e enquanto algumas outras mentes não tão brilhantes ficam apontando o dedo para os “culpados” errados, a verdade é que a resposta está no micro, ou seja, no indivíduo. Mas vamos com calma porque ao mesmo tempo em que a solução está com a gente, ela é dificílima de ser alcançada. E é difícil pelo seguinte: o quanto estamos dispostos a abrir mão do nosso conforto, das benesses que temos, da vida boa em prol da sustentabilidade?

É fácil pagar de ativista e eu mesma vejo muita gente (querida, até) com um discurso lindo, e completamente desalinhado com o que pratica. Isso é o que eu chamo de hipocrisia do bem. Discurso desalinhado com a prática, mas em prol de uma boa causa. Há também aqueles que pregam soluções completamente inviáveis para um público médio. E por público médio falo de quem não tem e não quer ter a sustentabilidade com causa.

Há, ainda, os que acham que a solução para a sustentabilidade está na simples substituição de produto impactantes por produtos sustentáveis. Esses eu nem tenho uma palavra gentil para classificar. Tipo são aqueles que não olham um palmo adiante e acham que a solução é canudo de bambu, copo de silicone de 50 reais ou trocar um carro movido à gasolina por um movido à energia elétrica.
Então a solução são os ecoengarrafamentos, meus caros?

A questão é que, no final das contas, direta ou indiretamente, nós, quase oito bilhões de pessoas, somos os verdadeiros responsáveis tanto pelo problema, quanto pela solução da sustentabilidade. E onde está a solução? Certamente não está em buscar produtos menos impactantes para o meio ambiente e manter o estilo de vida de sempre. A verdade é que a solução está no comportamento, na virada da chave do “eu quero” para “eu preciso?”

Eu disse que não seria fácil.

0 comentários: