quarta-feira, 6 de maio de 2020

Cinco filmes/documentários de sustentabilidade para assistir na quarentena (NETFLIX)

Galera, seguindo a premissa de recomendar bons conteúdos de sustentabilidade para serem acessados durante a quarentena, hoje indicarei cinco filmes/documentários/série para assistir no Netflix, que é o serviço de streaming que a maioria tem.

De antemão digo que o maravilhoso Catching de Sun, True Cost ou Demain saíram do catálogo. Então, não estranhem suas ausências. Mas se acharem por aí podem assistir porque valem muito a pena. Vamos lá:

Na rota do dinheiro sujo (Dirty money) https://www.netflix.com/br/title/80118100

Essa é uma série muito interessante sobre casos reais que envolvem corrupção. Já está na segunda temporada e dois episódios me chamaram atenção.

Emissões mortais (Hard NOx)

O primeiro episódio da primeira temporada expõe o escândalo que a Volkswagen se envolveu ao manipular os dados das emissões dos seus veículos movidos à diesel, que ficou conhecido como dieselgate.

Point Comfort

Uma fábrica de plástico se instala numa cidade do interior deixando a população satisfeita. Logo a satisfação dá lugar à contaminação por produtos químicos e população doente. Este episódio deixa claro o descaso da empresa (Formosa) com as questões de saúde, segurança e meio ambiente.



Bato sempre na tecla de que a chave para a sustentabilidade está nas pessoas e ela passa, fundamentalmente, pela questão do consumo. Este documentário foca no que é importante para se viver com propósito e traz o depoimento de diversas pessoas a respeito da relação bens materiais x felicidade, em especial o de dois amigos que largaram uma carreira estável e muito bem remunerada para viver com mais satisfação e menos coisas.




Oceanos de plástico (A plastic ocean) https://www.netflix.com/br/title/80164032

Novamente tendo o consumo como pano de fundo, esse documentário mostra como ao não descartarmos corretamente os nossos resíduos, eles vão parar no fundo do mar. Você sabia que bilhões de quilos de plástico são jogados nos oceanos TODOS OS ANOS? E que esse plástico não se decompõe, mas apenas é reduzido a partículas menores? Pois é. Assista.




Indústria americana (American factory) https://www.netflix.com/br/title/81090071

Este documentário, além de ser um bom entretenimento, é interessante para a sustentabilidade se analisarmos do ponto de vista de gestão de stakeholders. Em tempos de globalização, este aspecto torna-se muito importante e vira e mexe é caso de fracasso de uma empresa em determinada região. Descontem, apenas, o “ranço” de pintar os chineses como vilões que comem criancinhas americanas. Afinal, os EUA também não são exemplo de absolutamente nada em relação a isso.


Salvando o capitalismo (Saving capitalism) https://www.netflix.com/br/title/80127558

Não sou contra o capitalismo e, particularmente, acho o socialismo tão idolatrado nos dias de hoje uma bosta. Mas isso não é papo nem para outro post, que dirá para um com dicas de documentários de sustentabilidade. Só que o capitalismo posto em prática no século XX foi outra bosta e quem mais pagou o preço foram o meio ambiente e as pessoas mais pobres. Neste documentário, o ex-secretário do governo Clinton aponta muito didaticamente os problemas do famigerado capitalismo selvagem. Ele não trata de sustentabilidade diretamente, mas mostra como um sistema econômico doente pode contaminar o nosso famoso triple bottom line.



0 comentários: