quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A sustentabilidade no Grupo Pão de Açúcar - Case Taeq

Seguindo a linha do último post, que falou do aumento do consumo de produtos orgânicos nas principais capitais do país, vou falar de um case que não remete diretamente à sustentabilidade corporativa, mas como lida com alimentação saudável, diz respeito, sim, à nossa sustentabilidade pessoal. Além disso, é um case interessante do ponto de vista do marketing, pois transcendeu todas as características que cercam as marcas próprias.

É claro que pessoas que pensam em sustentabilidade diretamente remetem o Grupo Pão de Açúcar à iniciativa do supermercado em disponibilizar caçambas para reciclagem de lixo em suas dependências. Mas tem muitas outras coisas feitas além das caçambas. Uma delas é a linha Taeq, que não saberia dizer se nasceu com um dedo do presidente do Grupo, Abílio Diniz, declarado entusiasta de esportes e saúde.

Acho interessante levantar essa questão, pois quando as iniciativas partem de cima para baixo, elas são mais fáceis de serem implementadas e os terem os valores disseminados. Nesse caso específico do GPA, vale lembrar que a maratona de revezamento Pão de Açúcar já é referencia no calendário da cidade de São Paulo (17 edições) e Fortaleza (8 edições) e recém chegada a Brasília (2 edições) e Rio de Janeiro (1 edição).

Lançada em setembro de 2006, a Taeq precisou de não mais que dois anos para se consolidar no mercado de saúde e bem estar. O curioso da história é que, culturalmente, percebemos as marcas próprias como de segunda linha, que competem apenas pelo preço e não pela qualidade. Mas o GPA, ao se munir de pesquisas e estudos de comportamento e tendência, verificou espaço numa plataforma onde os consumidores procuram vida mais saudável. E essa tendência é tão forte, que Coca-Cola e MacDonald’s, ícones do conceito junk food, estão procurando alternativas para se firmarem nesse segmento.

É claro que a receita de sucesso não se resume a pesquisas, tendências e inovação. O fato de ser marca de um grupo supermercadista faz com que as dificuldades normais de logística e trade marketing sejam minimizadas. Afinal, numa guerra pelo PDV, quem vocês acham que leva a melhor? Além de estar presente nos supermercados do grupo (Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem e Sendas), a marca possui 13 lojas próprias e em 2010 será inaugurada na capital de São Paulo a primeira loja 100% sustentável da Taeq.

Taeq em números:
- Quatro categorias: nutrição, orgânico, casa, esporte, beleza;
- Mais de 1400 produtos em todas as categorias;
- Faturamento em 2008 superior em mais de 50% ao faturamento de 2007;
- Presente em mais de 560 pontos de venda em 14 estados.

Para finalizar, o texto, só um apelo ao GPA: por favor, disponibilizem as caçambas de lixo reciclado não apenas nos supermercados Pão de Açúcar. Suburbanos também são sustentáveis!

0 comentários: