segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A sustentabilidade na Tigre – O Instituto Carlos Roberto Hansen / Tigre

Não cheguei a escrever especificamente sobre isso no blog, mas é muito comum as empresas criarem seus próprios institutos/fundações para que estes administrem os investimentos sociais estratégicos. Eu, particularmente, gosto desse tipo de iniciativa, pois, por mais que sejam operações independentes, os valores e os princípios da empresa acabam se estendendo às instituições. Sem contar que eles possuem metas, objetivos e indicadores de qualidade como uma empresa qualquer.

O case de hoje é sobre o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), fundado pelo ex-presidente da Tigre, empresa com 69 anos de existência, líder no setor de tubos, conexões e acessórios. O Instituto foi fundado em outubro de 2003 e desde então tem como principal objetivo a formação do futuro cidadão, com foco em projetos de educação e cultura para o desenvolvimento da criança e do adolescente.

O ICRH trabalha com comunidades de Joinville (SC), Rio Claro (SP), Camaçari (BA), Castro (PR), Indaiatuba (SP), Osasco (SP), Escada (PE) e Pouso Alegre (MG), cidades onde a Tigre possui centros operacionais. E em pouco mais de seis anos de existência, já investiu mais de R$ 14 milhões em iniciativas que beneficiaram ao todo 425 mil pessoas.

No balanço das atividades de 2009, o ICRH apresentou aumento considerável no número de pessoas favorecidas pelos projetos, passando de 87 mil em 2008 para 121.455 no ano passado. Vale lembrar que foi um aumento de quase 40% num período em que o país ainda sentia os efeitos da crise. Em termos financeiros, o aumento foi de 3,9% em relação a 2008, totalizando R$ 2,89 milhões.

O Instituto realiza diversos projetos, mas destaco um muito bacana que encarna o perfeito sentido de sustentabilidade: o Projeto Reciclar, em Joinville. O projeto é bem simples e o seu objetivo é arrecadar materiais recicláveis junto aos colaboradores e suas famílias. Com o dinheiro, a Tigre compra material escolar e doa aos filhos de funcionários que estudam em escolas públicas. Duas ações em uma, pois desperta a consciência para a coleta seletiva, além de beneficiar quem precisa com o lucro dessa ação.

Outro projeto que também reflete bem o espírito da sustentabilidade é o Centro de Treinamento Tigre, presente nas unidades de Joinville, Camaçari e Rio Claro. No CT, a Tigre oferece cursos gratuitos de instalações elétricas e hidráulicas a jovens a partir de 15 anos. Ou seja, ela capacita tecnicamente esses jovens à margem do mercado para uma profissão que tem tudo a ver com o negócio da empresa. Sem demagogia e sem filantropia!

O ICRH também atua em diversos outras iniciativas. Para mais informações sobre elas ou sobre como as instituições podem ter seus projetos viabilizados pelo ISE da Tigre, basta acessar: http://www.icrh.com.br

0 comentários: