quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mais considerações sobre greenwashing

Ontem uma leitora deixou um comentário no blog com um link para matéria que saiu no Estadão no dia 28 de junho com o seguinte título: “Empresas e governo descumprem promessas de reflorestamento”. Na matéria, os jornalistas Gabriela Moreira e Felipe Werneck apontam o apelo publicitário que a compensação das emissões de carbono vem ganhando por parte das empresas e da prefeitura do Rio.

Por conta dos jogos pan-americanos de 2007, o governo do Rio de Janeiro se prontificou a plantar 100 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Em matéria institucional com data de 2008, o projeto é divulgado como um sucesso. O único problema é que as mudas simplesmente não foram plantadas! A Secretaria Municipal de Meio Ambiente joga a bola para a Petrobras, que seria a parceira no projeto. A Petrobras afirma que aguarda definição da prefeitura e do governo para um novo cronograma.

Nove meses atrás, quando o Rio foi escolhido sede das olimpíadas, a secretária de meio ambiente do estado, Marilene Ramos, anunciou o plantio de 24 milhões de mudas até 2016. Nada aconteceu nesse meio tempo, com o agravante de que, sequer, existem mudas e sementes no mercado suficientes para uma empreitada dessas.

A matéria também cita uma ação da rede de postos Ipiranga, que em propaganda prometia neutralizar todo o gás carbônico que o combustível do carro dos clientes lançasse na atmosfera. Os próprios consumidores se queixaram ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária alegando que a propaganda era enganosa e deseducativa. Inclusive, quando a empresa lançou essa promoção, foi muito criticada porque ao invés de fazer o seu dever de casa, que seria a sustentabilidade em seus processos de negócio, preferiu uma ação externa, já que, claramente, o marketing dá muito mais retorno.

Outra empresa citada na matéria, a Vale, fez campanha publicitária agressiva sobre ter zerado o seu rastro de carbono. Já critiquei aqui  a forma tendenciosa de como ela divulga essas informações. De qualquer maneira, em 2007 a empresa anunciou o plantio de 346 milhões de árvores até 2010. Alguns meses depois, o prazo foi revisto para 2015 (alguém viu alguma campanha informando o novo prazo?) e passados três anos, menos de 10% do prometido foi feito.

É importante ressaltar que, além de queridinha do Carbon Disclousure Project, a Vale acabou de ganhar um prêmio no GRI Awards em relação ao seu relatório de sustentabilidade de 2009. Agora pergunto: quem é o responsável pela auditoria desses relatórios que premia empresas que claramente não cumprem o que dizem fazer? Será que foi o mesmo que auditou a BP e considerou o seu relatório como o melhor do mundo?

2 comentários:

Julianna Antunes disse...

Me resguardando de espertinhos da internet: Mais considerações sobre greenwashing foi escrito e postado no dia 30/06.

ohun disse...

Finalmente, este é o tipo de negócio que você tem esperado por tanto tempo:
http://www.websitetester.biz/index.php?lang=por-BR&ref=f7908e3cfaadaf13bb1f812f5631dab3
Ele é inteiramente grátis e você ganha através de TODOS que se registrarem após você, mesmo não fazendo nenhuma indicação; você não precisa vender ou comprar nada. Garantido! Quanto mais rápido você se registrar, maior será o seu potencial de ganhos, mesmo que você não faça nada mais além de se cadastrar gratuitamente... Como isso funciona? – É simples!

Uma companhia de pesquisa de mercado dos EUA está buscando por usuários de internet, de todas as partes do mundo, que serão pagos por testar web sites e fornecer uma breve opinião sobre eles. Você poderá ganhar até US$ 1.000,00 por mês, trabalhando de 1 a 10 horas semanais.

Mesmo que o trabalho de testador de web sites não seja para você, ainda assim poderá ter dois tipos de receitas passivas, mês após mês:

1. Provisão de Equipe para todos os membros que você tenha indicado direta ou indiretamente.

2. Provisão de Grupos para todos os membros que se registrarem em nosso sistema após o seu cadastro.

Então, seja rápido, isso é crucial. Enquanto você lê estas linhas, pessoas de todas as partes do mundo estão se registrando. Não há absolutamente nenhum tipo de compromisso envolvido em seu cadastramento e seus dados NUNCA serão fornecidos a terceiros!

Aproveitando, mencionamos que sua participação será SEMPRE gratuita?