sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O mercado de sustentabilidade para o profissional de administração

Evito misturar o “Sustentabilidade Corporativa” com a “Agência de Sustentabilidade”, apesar de saber o quanto o blog é estratégico para a empresa. Mas acatando uma sugestão do Facó, achei que seria interessante fazer um jabazinho. E vamos lá!

Na última quarta-feira, conforme anunciei aqui, fiz uma palestra na UniverCidade para a semana de administração. O tema foi o mercado de sustentabilidade para o profissional de administração e marketing. O legal de todas as palestras que faço, sem puxar sardinha para a minha brasa, é ver a reação das pessoas no final. Nada de surpreendente, mas algo do tipo: “é, nunca tinha parado para pensar sob esse ponto de vista”. 

Quem acompanha o blog e a minha visão sobre sustentabilidade, provavelmente não se surpreenderia com o falo nesses eventos. Mas ao mesmo tempo em que é bom para mim ver a surpresa das pessoas, me preocupa saber que o mercado ainda está muito desalinhado a essa visão. Não falo nada de mirabolante e nem de ultrainovador. Essa abordagem, sequer, foi criada por mim. Apenas concordo com dois papas da sustentabilidade.

Nessa palestra em especial falei de como o administrador pode se inserir do mercado de sustentabilidade. Falei de como é o perfil que a área demanda e as competências que alguém que vai trabalhar nisso deve ter além das básicas (liderança, proatividade, comprometimento, bla bla bla). Expliquei como trabalha o profissional dentro das empresas e quais ações são comuns a todas elas, independente do segmento em que atuam.

Falei, ainda, das portas que esses profissionais podem abrir nos três setores da economia, ressaltando o mundo a se fazer na iniciativa pública (praticamente tudo), incluindo aí as agências de fomento, como o Rio Negócios; a oportunidade de trabalhar a gestão do terceiro setor; e o crescente mercado de auditorias, dentre outras oportunidades no segundo setor.

Além disso, também chamei atenção para a vantagem do administrador ser um profissional com perfil generalista, que tem, em tese, habilidade para enxergar a empresa como um todo e atuar no que eu chamo de três níveis de sustentabilidade (estratégia, operação e processos). Ao mesmo tempo apontei algum dos principais desafios, principalmente o de ter a visão estratégica da sustentabilidade e de como o marketing vai inserir o conceito em processo que não é lá tão, digamos, sustentável. 

Na próxima semana farei uma palestra parecida na Semana de Publicidade da PUC-Rio, mas dessa vez o foco será no mercado de comunicação, que também tem um mundaréu de oportunidades. Mas enfim, se você, empresa, universidade, ou órgão público se interessou pelo assunto e quer levar uma palestra temática ou generalista para seus profissionais ou alunos, que tal entrar em contato? Pode ser pelo email do blog, disponibilizado na barra lateral, ou então entrar em contato com o email da Agência de Sustentabilidade, que pode ser encontrado clicando no site da empresa.

2 comentários:

Julianna Antunes disse...

O mercado de sustentabilidade para o profissional de administração foi escrito e postado no dia 10/07/2010.

Laís Yazbek disse...

Quando vier dar palestra em São Paulo não deixe de avisar!!

Bjs