quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A importância da inovação para sustentabilidade – Linha Citizen Eco-Drive

Cada vez mais difundido no mercado, os produtos sustentáveis aos poucos vão deixando de ser nicho para entrar definitivamente em massa na casa dos consumidores. Com uma oferta cada vez maior, podemos comprar de amaciante à margarina, passando por roupas, móveis e objetos de uso pessoal.

A Citizen, gigante japonesa fabricante de relógios que está presente no Brasil desde 1980, atenta às movimentações do mercado e disposta a entrar no mercado de sustentabilidade, lançou a linha Eco-Drive. A linha é o resultado de pesquisa de aproveitamento de luz, cuja tecnologia, patenteada mundialmente, consegue captar qualquer tipo de luz, inclusive as produzidas por lâmpadas fluorescentes. O que isso significa? Energia limpa para o funcionamento dos relógios. 

É importante lembrar que as baterias fazem parte do chamado lixo eletrônico. Para se ter noção do quanto esse tipo de lixo impacta o meio ambiente, de acordo com o Greenpeace, a cada ano, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartados em todo mundo. É um insumo perigoso, pois ele joga no meio ambiente diversos componentes químicos, cuja destinação inadequada pode contaminar severamente solos, rios, lençóis freáticos etc.

E como funciona um relógio com uma tecnologia que utiliza a luz como bateria? Os relógios Citizen da linha Eco-Drive possuem uma célula foto-sensível que capta as raios de luz naturais ou artificiais, convertendo-os em energia. Vale dizer que de todas as fontes possíveis, o melhor carregamento (mais rápido e eficiente) se dá por energia solar. 

Outra informação bastante interessante é que, dependendo do modelo, a carga de energia do relógio pode durar até cinco anos. Há ainda há uma bateria secundária de titânio-ion (que não possui componentes tóxicos como cádmio ou mercúrio) com um capacitor especial que armazena energia elétrica e dura, aproximadamente, vinte anos. Ou seja, é comprar um relógio, usar por mais de 20 anos e não precisar trocar bateria. 

E o que significa isso? Do ponto de vista do consumidor, um relógio moderníssimo, com tecnologia de ponta e que vai gerar um custo de manutenção menor. Do ponto de vista empresarial, a recompensa do investimento em pesquisa e tecnologia a serviço do triple bottom line e a certeza de que inovação em sustentabilidade é um caminho sem volta.

Quer saber mais sobre a linha Eco-Drive? Siga o twitter: http://twitter.com/citizenbrasil

0 comentários: