quarta-feira, 23 de março de 2011

Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade

Na semana passada saiu uma matéria no caderno Razão Social do Jornal O Globo intitulada “Procura-se profissional com perfil sustentável”. Essa matéria, junto com a criação da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade despertou o interesse de muita gente e abriu o debate para outros veículos tratarem mais profundamente sobre o assunto.

Em momento algum desde o anúncio da primeira reunião do ABRPROSUS eu emiti opinião sobre o que achava da criação da associação. Mas vou emitir agora. Acho extremamente temerário e, até, desnecessário. Primeiro por uma simples questão: as empresas mal entendem o conceito de sustentabilidade, que dirá quem é o profissional de sustentabilidade. 

E segundo porque num futuro, espero que bem próximo, sustentabilidade não terá necessidade de ser área, mas uma competência dentro dos outros processos. Marketing sustentável, supply chain sustentável, finanças sustentável, comunicação sustentável, RH sustentável, TI sustentável, P&D sustentável... percebem a diferença?

Mas enquanto esse dia não chega, fica a pergunta do milhão: quem é o profissional de sustentabilidade? É o engenheiro ambiental? É o analista de SHE/SMS? É a assistente social/ psicóloga que trabalha nos projetos corporativos nas comunidades? É o RP/jornalista/publicitário que faz o relatório de sustentabilidade? É o gerente de marketing que lança produtos sustentáveis? É o gestor do instituto que cuida do ISE? Para mim nenhum desses é profissional de sustentabilidade. São apenas profissionais com experiência técnica em assuntos relacionados à responsabilidade social e responsabilidade ambiental.

Ainda na matéria do jornal O Globo, perdida lá no meio, a chave para realmente começar a dar uma cara para o profissional de sustentabilidade. Foi simplesmente perfeita a afirmação do professor Ciro Torres, do IAG da PUC-Rio, de que o maior desafio é as empresas conseguirem selecionar os líderes capazes de integrar os princípios da sustentabilidade a todas as áreas da empresa. Ou seja, volta para o que falei antes de marketing sustentável, supply chain sustentável etc etc etc.

Uma coisa que essa matéria deixou subentendida e que não condiz com a realidade do mercado da sustentabilidade, é que por mais que as empresas falem lindamente sobre esses profissionais e a importância deles, da forma como está hoje é uma área fechada, super difícil de entrar e absurdamente enxuta. E vai continuar assim enquanto não superarem a visão de responsabilidade social/custo necessário para a empresa. Ou seja, todos os CEOs vão dizer que é um imperativo para o negócio, mas contratação que é bom, nada.

Na verdade, mais do que aumentar a contratação de profissionais técnicos em RSA ou RSE, quando as empresas realmente se derem conta de que sustentabilidade é investimento e processos, todos os funcionários, independente da área, terão de ser profissionais de sustentabilidade.

132 comentários:

Unknown disse...

Também tenho essa visão! Tentei passar isso na minha primeira entrevista. Dê uma olhada quando puder!
Beijos, Facó

http://sustentavelsa.tv/programa.php?id=45

Teresa Dias de Toledo Pitombo disse...

Por que as pessoas necessitam sempre dar nomes às coisas e achar responsáveis por elas?
Concordo em todos os aspectos que abordo em seu texto. Continuo a empunhar a bandeira de que aqueles que desejam se enveredar sobre essas pradas da sustentabilidade precisam antes de mais nada, acreditar de que isso é um processo de longo prazo, como também, ter um olhar para as tendências, para a modernidade, uma sensibilidade do tamanho do mundo e um desejo de mudança.
Quem será esse profissional, não sei, mas acredito muito mais em uma pessoa que tenha esses atributos do que especificamente um profissional.
Bom é isso.
Abs
Profª Teresa D T Pitombo

Anônimo disse...

Ainda não temos um conceito definido de sustentabilidade. Muitos ainda relacionam somente com a esfera ambiental, quando devemos analisar também a social e econômica.

O assunto normalmente está restrito aos setores de meio ambiente e qualidade. Demais setores desconhecem o assunto e não se sentem parte integrada com essa responsabilidade.

Na minha opinião, essa atitude distancia mais o assunto do alcance de todos.

sustentabilidadecomunicada.blogspot.com

Camila BH disse...

Concordo com você, acredito que a Sustentalidade ou Desenvolvimento Sustentavel é uma via de muitas mãos e na qual cada organização deve encontrar o seu caminho.

E esse caminho é criado "pelo e no coletivo" e não por um profissional ou departamento como muitas organizações defendem.

Falar de sustentabilidade é de certa forma aceitar que é preciso rever alguns processos, adequar algumas posturas e principalmente articular pessoas que tenham consigo uma cultura cooperação, que acreditem que a sociedade é uma grande rede de conecções a serem estabelecidas.

Unknown disse...

Assim como todas as pessoas que comentaram anteriormente, concordo com sua opinião. Além de sustentabilidade não ter um único significado, não ser função específica de um profissional também não é aplicada para um único segmento.
E vou além, a sustentabilidade não é um patamar que se atinge, mas sim que se almeja. É uma busca constante do estado de equílibrio, seja ambiental, econômico ou social, e que precisa ser repensado e monitorado constantemente.
Infelizmente o que ocorre hoje em dia é a banalização do termo por pessoas que acham que sabem alguma coisa mas não tem conhecimento nenhum para transmitir.

Arthur disse...

Concordo que a sustentabilidade deve ser incorporada em toda a empresa. E justamente porque as empresas ainda não sabem definir bem como tratar este tema, defendo que haja na empresa uma área que inicialmente cuide deste tema afim de gerenciar gradativamente a implantação da sustentabilidade em todas as suas áreas. Não há como cobrar que as áreas de uma empresa sejam sustentáveis sem um "Norte"! Se isto já é difícil com orientação imaginem sozinhos. As empresas precisam muito amadurecer. Eu mesmo trabalho em uma grande multinacional, trabalho diretamente com os assuntos ligados ao tema e sei o quanto é difícil.
Em resumo, concordo que não devemos ter profissionais de sustentabilidade mas sim uma cultura corporativa sustentável.

Unknown disse...

Concordo.
Criar projetos, que visem mecanismos de preservação ambiental no sentido de evitar desperdícios que possam prejudicar o meio ambiente, reduzir a utilização de materiais nocivos á aceleração do desmatamento como redução da utilização de papeis assim como outros que são substituídos por mecanismos inovadores .

titulo: Um olhar sustentável sobre o mundo empresarial
Código: IEN CÁLCULO 1
nome da matéria: calculo 1
nome do professor: kennedy

Unknown disse...

Concordo.
Criar projetos, que visem mecanismos de preservação ambiental no sentido de evitar desperdícios que possam prejudicar o meio ambiente, reduzir a utilização de materiais nocivos á aceleração do desmatamento como redução da utilização de papeis assim como outros que são substituídos por mecanismos inovadores .

titulo: Um olhar sustentável sobre o mundo empresarial
Código: IEN CÁLCULO 1
nome da matéria: calculo 1
nome do professor: kennedy

Beatriz Belmont disse...

O engajamento individual é muito importante. O trabalhador que está atento para as questões ambientais e de sustentabilidade é o profissional do futuro. Porém é necessário uma cultura corporativa sustentável. Não tem que partir somente do profissional mas as grandes e pequenas empresas precisam criar projetos que tenha como objetivo a preservação do meio ambiente, reduzindo a utilização de materiais nocivos entre outros desperdícios e monitorar constantemente para que essa ideia comece a dar certo.

Título: um olhar sustentável sobre o mundo empresarial

Código: IEN134-41/ 1-Física II
Nome da matéria: Física 2
Nome do professor: Jorge Kennedy

Gabrielle Soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabrielle Soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

titulo: Um olhar sustentável sobre o mundo empresarial
Código: IEN CÁLCULO 1
nome da matéria: calculo 1
nome do professor: Jorge kennedy

Concordo com o texto em que toda a empressa deve ser sustentável, todos os setores, departamento e profisional devem praticar a sustentabilidade, mais ninguem sabe nascendo tudo sobre esse assusnto, fora que os outros serores já tem nuitas tarefas sobre seu departamento a fazer.
Na minha opniao devereia existir em casa empressa um departamento espécifico sobre sustentabilidade, para que esses profisionais possam ensinar aos profissionais de toda a empresa e a propria empresa a se tornar sustentável.

Unknown disse...

titulo: Sabendo usar não vai faltar Código: IEN CÁLCULO 1 nome da matéria: calculo 1 nome do professor: kennedy
A energia é uma grande questão politica. Acho que poderiamos vevier muito bem utilizando outros meios de consumo de energia, já que existem outros meios de gerar energia sem degradar a natureza, muito ainda pelo contrário, podemos utilizar a propria natureza para gerar energia limpa. Temos meios como o sol e o vento que podem nos gerar energia sem poluir. Mais o problema disso tudo é o dinheiro que é gerado com o petróleo, com as usinas hidroeletricas e com as nucleares, que alimenta os bolsos dos politicos e empobrece a população.

Unknown disse...

Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo
Acho bem legal essa forma de empresas que produzem atravez de materias reutilizável, pois é uma forma de ajudar o meio ambiente e ajudar o bolso do consumidor. Isso ajuda pois gera baixo custo na produção, com isso, o custo do produto final baixa tambem, e ajuda o meio ambiente, por que ao invez de jogar fora, reutiliza ele, conciliando a sustentabilidade ambiental com a sustentabilidade economica.
titulo: Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo
Código: IEN CÁLCULO 1
nome da matéria: calculo 1
nome do professor: kennedy

Viviane Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thamires Cristina disse...

O planeta chega ao seu limite

Acredito que toda essa evolução do homem ao longo dos anos, apesar de ter causado tanto estrago com todo o desenvolvimento desse consumismo desenfreado, seja a solução dos atuais problemas biológicos. Assim como destruímos temos o poder de reconstruir, através de medidas de controle, acordos econômicos, entre outros. O mundo está nas nossas mãos, agora só precisamos de consciência global.

Thamires Cristina disse...

Qual o verdadeiro perfil do Profissional de sustentabilidade

O profissional de sustentabilidade é uma pessoa que transita numa espécie de fio da navalha de interesses amplos e públicos e interesses específicos e privados de uma empresa. Esta foi uma das principais conclusões, profissional seja mais bem preparado possível com conhecimento do funcionamento da empresa.

Thamires Cristina disse...

Le monde diplomatique.

Autoproduzir, graças ao vento e ao sol, a energia que consumimos. Várias gerações de ecologistas sonharam um pouco com essa autonomia e durabilidade em todo o planeta. Mas foi preciso aguardar as negociações internacionais sobre o clima no final dos anos 1990 e, sobretudo, o aumento do preço dos combustíveis fósseis, ao longo da década seguinte, para que as energias solares e eólicas fossem intensamente desenvolvidas.

Thamires Cristina disse...

Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo

O termo sustentabilidade no mundo dos negócios se refere à capacidade de sobrevivência da empresa no mercado. Na sociedade e nas questões ambientais, se refere à sobrevivência do meio ambiente, ou seja, trabalhar, produzir e compartilhar sem destruir a natureza, o bem-estar da sociedade e as fontes de recursos naturais.Não é muito difícil falar de sustentabilidade ou criar um produto ecologicamente sustentável para o consumidor interno e externo, o mais desafiante é instituir a questão ecológica no nível de interesse dos investidores que, tradicionalmente, estão mais preocupados com o retorno dos lucros e de outro tipo de sustentabilidade, a econômica.

Thamires Cristina disse...

Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa.

O efeito estufa (ou efeito de estufa, como se diz em Portugal) é um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenômeno conhecido como aquecimento global. O IPPC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente diz que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thamires Cristina disse...

Os perigos de um mundo descartável.

Antigamente, os mais variados objetos/utensílios/artefatos tinham uma longa vida: máquinas de lavar roupa, violões, sapatos, etc., eram construídos para durar, e permaneciam úteis por gerações! Agora não mais, a lógica dum capitalismo privilegia o consumo exacerbado, afinal de contas, comprar apenas uma vez não dá lucro e 'sempre' precisamos do equipamento moderno (pois, conhece alguém que não tenha celular?). É interessante pensar no impacto que esses itens ocasionam no ambiente.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Título:Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade.
Código:IEN012-14/1
Matrícula:5802105
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

Nunca se ouviu falar na palavra sustentabilidade como nos dias atuais. A sustentabilidade ainda é um conceito em construção.
O mundo, a economia e os negócios vão passar por grandes transformações nas próximas décadas, e para crescer e alcançar sucesso as grandes empresas estão atentas á demanda deste novo tema, a sustentabilidade.
Para isso é preciso uma cultura corporativa sustentável, onde as grandes empresas devem adotar e entender a construção deste tema, a sustentabilidade e investir nos seus profissionais educando-os para se ter um perfil sustentável.

Unknown disse...

Aluno:Ugleic Gonçalves Terra
Codigo:IEN012-14/1
Matricula:5802193
Matéria: Geometria Analitica
Professor:Jorge Kennedy

Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade

Com o passar dos anos mais regras e adequações vão sendo criadas e as empresas precisam cada vez mais de profissionais capacitados para interagir e adequar a empresas nessas regras, visando isso as empresas estão em busca dos melhore funcionários e com as melhores ideias os capacitando para a melhoria na relação da empresa para com o meio ambiente. Na minha opinião esse é o perfil do profissional de sustentabilidade.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aluno:Ugleic Gonçalves Terra
Codigo:IEN012-14/1
Matricula:5802193
Matéria: Geometria Analitica
Professor:Jorge Kennedy


Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo
A sustentabilidade tem cada dia mais importância para as empresas as questoes ambientais estão a cada dia sendo mais discutidas com o intuito de preservar a natureza sem parar gerar energia sem esgotar os recursos, com isso as empresas saem ganhando e conquistando mais serviços e mais investidores, mesmo que os investidores não visem muito o tipo de sustentabilidade que a empresa pratica.

Unknown disse...

Aluno:Ugleic Gonçalves Terra
Codigo:IEN012-14/1
Matricula:5802193
Matéria: Geometria Analitica
Professor:Jorge Kennedy


Os perigos de um mundo descartável Por Bettina Barros


Com o passar dos anos os produtos foram sofrendo sofisticações que atrai cada vez mais os consumidores, com a tecnologia que não para de inovar e com as facilidades de pagamentos o instinto consumista só cresce cada dia mais, atraídos pelo melhor e mais novo, com produtos de maracas melhores e que poucas pessoas podem ter, e com o incentivo das propagandas que influenciam cada vez mais os produtos não param de serem substituídos e com isso a um enorme aumento no descarte de produtos semi novos algo que preocupa muito e que não se estende só até os eletrodomésticos, com tudo isso o governo deveria criar uma medida que impeça esse descarte desordenado de produtos semi novos que poderiam ser usado por mais tempo.

Unknown disse...

Aluno:Ugleic Gonçalves Terra
Codigo:IEN012-14/1
Matricula:5802193
Matéria: Geometria Analitica
Professor:Jorge Kennedy


Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa

Quase todos os dia se tem noticia que do aumento do nível do mar, de temperaturas históricas de tempestades cada vez pior e muitos outros acontecimentos que a cada dia mais se torna mais fraquente, tudo isso é a resposta do planeta das centenas que anos que o desmatamos e maltratamos todo o seu eco sistema em busca de desenvolvimento e conforto sem menor preocupação com o que estava por vir. Precisamos muda esses maus costumes e começar a pensar mais em nosso planeta.

Unknown disse...

Aluno:Ugleic Gonçalves Terra
Codigo:IEN012-14/1
Matricula:5802193
Matéria: Geometria Analitica
Professor:Jorge Kennedy


O planeta chega ao seu limite

O texto fala sobre o problema que enfrentaremos se as atividades humanas continuarem nesse ritmo destrutivo e desordenado, ressalta também como certas atividades irregulares prejudicam o planeta por muitos e muitos anos, prejudicando principalmente os recursos que nós necessitamos como a água doce e o ar puro que já podem ser considerados de difíceis de serem encontrados com antes. Se não dermos um basta nessa distrição em massa perderemos um dos nossos maiores bens que é a nossa biodiversidade.
Atualmente existem algumas medidas pare ativas para a preservação do nosso meio, mas mesmo assim ainda tem muita gente sem consciência dos seus atos que prossegue com a agressão desordenada ao nosso planeta, para esse tipo de pessoa ou empresa existem regras que vão de acordo com cada pais e o guau de agressão ao meio ambiente, mesmo faltando muito para o ser humano aprender a conviver em paz com o planeta aos poucos ele vai tomando consciência e mudando alguns maus costumes.

Viviane Machado disse...

Titulo: “Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo”
Matricula: 5802138
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy


Sustentabilidade é o compartilhamento sem destruir a natureza. Que nos últimos anos vem aumentando a “popularidade” do termo, sendo que os lucros estão vindo sempre na frente. Se não atraírem novos pensamentos que a economia pode andar junta com a sustentabilidade, haverá um ótimo aproveitamento para ambas as parte só que isso anda em passos lentíssimos.

Viviane Machado disse...

Titulo: “Os Perigos de um Mundo Descartável”
Matricula: 5802138
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Realmente, o mundo hoje esta tecnológico, sendo o que é mais novo é melhor. Com o aumento da tecnologia a humanidade quer eletros que façam “tudo”, por conta, disso as indústrias vêm lançando sempre novidades, para agradar cada vez mais seus usuários.
Hoje em dia esta tudo virando descartável, uma maneira mais fácil de reaproveitamento, seria criar postos de arrecadação de todos os tipos de eletros, para que fossem utilizados de alguma forma.
Só que a forma que ambas são descartadas que está incorreto, esta sendo jogado em qualquer local, que de certa forma prejudica o meio ambiente. E cada vez mais aumenta o lixo não só do brasileiro, quanto o do mundo.

Viviane Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Viviane Machado disse...

Titulo: “Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade ”
Matricula: 5802138
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy


Hoje em dia realmente não há profissionais qualificados para cuidar diretamente de sustentabilidade. Eles não são capazes de usar de uma boa forma nas empresas e no nosso dia-a-dia das pessoas uma forma consciente de sustentabilidade não é uma “modinha” e sim uma questão de sobrevivência a para o planeta.
Com menos custos e mais benefícios. O perfil desse profissional poderia ser um pouco de cada profissão. Todos unidos por uma única causa.

Unknown disse...

Titulo: “Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade ”
Matricula: 5802136
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Concordo com o texto na qual diz que o profissional de sustentabilidade pode ser qualquer membro da empresa, pois se cada um fizer a sua parte e praticar a sustentabilidade, tanto dento da empresa, quanto em sua vida pessoal.Teremos um mundo mais limpo e com mais vida.

Unknown disse...

Titulo: “Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade ”
Matricula: 5802207
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

O texto fala sobre uma empresa que não é sustentável e busca um profissional que seja, isso na verdade não tem cabimento algum. Estamos precisando de verdadeiros profissionais de sustentabilidade, mas isso começará por nós mesmos, temos que começar a praticar e nos acostumar com a sustentabilidade, buscar melhorar em cada erro e não continuar piorando com a situação.

Unknown disse...

Titulo: “Sabendo usar não vai faltar”
Matricula: 5802136
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

O ser humano deveria pensar mais no dia de amanhã e no mundo que vai deixar para os seus posteriores do que ficar preocupados com os valores do preço do barril de petróleo, o governo também se mostra pouco preocupado com o povo, e o povo pouco preocupado com o meio ambiente, cientistas procuram novos métodos de produzir uma energia limpa e sustentável, mas se não tiver a colaboração do ser humano para levar a ideia de ser sustentável tornar um mundo melhor com menos impactos de nada valerá tantas pesquisas feitas.

Unknown disse...

Titulo: “Sabendo usar não vai faltar”
Matricula: 5802207
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Todos nós já estamos cansados de saber que o nosso governo está fazendo pouco caso. Não é de hoje que ouvimos noticias do governo dando prioridade as coisas inúteis, e deixando aquelas que tem mais importância de lado. Mas não é só o governo que tem que ser julgado, o povo em si, não faz nada para ajudar o meio ambiente que também é dele. O povo tem que abrir os olhos para o futuro, começar a ver o que vai nos faltar amanha, o futuro não está longe, e o quanto antes deixar de se preocupar com o "preço do barril de petróleo" e ajudar no meio ambiente, melhor.

Unknown disse...

Titulo: “Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo”
Matricula: 5802136
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

A inclusão da sustentabilidade no mundo corporativo pode ser um método lucrativo também, embora os investidores se preocupam com não ter retorno dos lucros.

Unknown disse...

Titulo: “Atividades humanas promovem o aumento do efeito estufa”
Matricula: 5802136
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

O texto relata os "vilões" que causam o aumento dos gases que contribuem para o aumento do efeito estufa, o que é super prejudicial a todos nós.Que isso seja de um método para as pessoas se conscientizar e mudar para fazer um mundo melhor.

Unknown disse...

Título:"Sabendo usar não vai faltar"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802105
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy


O texto mostra que para sobrevivermos, precisamos de energia. A energia mais utilizada no mundo são as energias fósseis que são responsáveis pela emissão de CO2 na atmosfera, aumentando em demasia o efeito estufa.
O uso contínuo das energias fósseis daqui a alguns anos fará com que ela se esgote e com isso a causa do aumento dos barris de petróleo.
O governo tranquiliza os cidadãos com seus discursos onde todos devem se unir para contribuir com uma energia limpa, economizando luz e dizendo que a solução é uma energia nuclear limpa o problema é que essa energia produz um lixo atômico perigoso. Existem poucas dessa energia nucleares mas daqui a 50 a 100 anos será muitas e ficará difícil de controlar e isolá-la.
As medidas que o governo deveria tomar seria investir em energias limpas como a solar, a eólica e reeducar a população para a importância da energia limpa e como utilizá-la.

Unknown disse...

Título:"Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802105
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

O desenvolvimento sustentável corporativo é o tema do momento no mundo empresarial. O termo sustentabilidade pode ser definido como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Introduzir a sustentabilidade nas empresas é um desafio, pois, investidores estão mais preocupados com os lucros que podem gerar e de outro tipo de sustentabilidade, a econômica.
Uma empresa que pensa em sustentabilidade se torna competitiva e possui capacidade de sobrevivência em longo prazo nos mundo dos negócios.
A inclusão de atividades e hábitos ecologicamente corretos na produção corporativa gera oportunidade para as empresas inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços, tornando-se mais competitivas

Unknown disse...


Titulo: “Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade ”
Matricula: 5802251
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Concordo com o texto e acho que um profissional sustentável, com responsabilidade social, deve saber evitar o desperdício e valorizar os recursos disponibilizados pela instituição, de forma a colaborar com este novo cenário mundial. E logo isso irá fazer parte de todos os profissionais.

Unknown disse...

Titulo: Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa
Matricula: 5802251
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Em busca do desenvolvimento econômico, do conforto, da comodidade o próprio homem de maneira consciente é o maior responsável pelo processo de destruição que o planeta vive. São ações simples, mas as conseqüências são irreparáveis.

Unknown disse...

Titulo: “Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade ”
Matricula: 5802116
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

É incorreto a empresa contratar um funcionário com o perfil sustentável, quando a mesma deveria estruturar todos os seus setores para se encaixarem na cultura sustentável, o que acontece hoje em dia é que tem muitas empresas que afirmar ter a cultura sustentável mas, trabalham com o ECO-CAPITALISMO ou seja o que medida sustentável pode ser tomada para que a empresa evite gastos e/ou obtenha lucro

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Texto 1
O texto relata sobre as empresas que falam muito de sustentabilidade porem estão longe dessa realidade, o planeta deveria vivenciar a era sustentabilidade . O tempo de criar essa consciência já passou. Se nós não estivermos ciente hoje, então nós não somos um líder global no mundo dos negócios.

Titulo:
Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy.
Aluna: Kamilla Couto,matricula:5802196.

Unknown disse...

Texto 2
Depreendemos que a sustentabilidade também pode ser entendida como a capacidade de nós interagirmos com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O termo sustentabilidade envolve muito as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.
Estamos usando nossos recursos de forma errada e não estamos sabendo aproveitar e reaproveitar, alguns ainda não tomaram consciência que estamos matando o nosso planeta, esgoto, energia mal utilizada são uns dos maiores influenciadores. Em suma, é preciso inventar um conceito ou uma lei baseada na prevenção e não na aceleração da produção.
Titulo:
Sabendo usar não vai faltar
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy
Aluna: Kamilla Couto,matricula:5802196.

Unknown disse...

Texto 3
Entendemos que nem todas as empresas deram uma devida atenção aos demais aspectos. Questões de responsabilidade social e preocupações com o meio ambiente são recentes no universo corporativo. E nem ao menos foram incorporados por todas as empresas. É nesse contexto que surge o conceito de sustentabilidade corporativa. Pode-se defini-la como a capacidade de satisfazer os interesses dos acionistas sem envolver qualquer tipo de risco ao futuro da empresa. Para tanto, toda a atuação corporativa deve garantir os resultados econômicos, reduzir o impacto ambiental e melhorar o seu relacionamento com a sociedade.
Titulo:
Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy
Aluna: Kamilla Couto,matricula:5802196.

Unknown disse...

Texto 4
Muito se comentam que o efeito estufa é provocado pela emissão do CFC, gases responsáveis pelo buraco na camada de ozônio, porém o efeito estufa não é só isso ele abrange muitas outras coisas também. O efeito estufa tem afetado muitas áreas no planeta e vem causando impactos na temperatura, agricultura entre outros.
Titulo: Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa.
Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy
Aluna: Kamilla Couto,matricula:5802196.

Unknown disse...

Texto 5
Estamos vivenciando uma era onde o que era pra ser durável se tornou descartável agredindo mais ainda o tão querido meio ambiente, o sistema de preços é completamente omisso em relação ao custo ambiental de nossas escolhas de produção e consumo. Antigamente, os mais variados objetos, utensílios, artefatos tinham uma longa vida e hoje trocamos de utensílios duráveis como trocamos de roupa assim causando um enorme impacto no planeta.
Titulo: Os perigos de um mundo descartável

Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy
Aluna: Kamilla Couto,matricula:5802196.

Unknown disse...

Titulo: “Sabedo usar não vai faltar"
Matricula: 5802116
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Muito interessante os governos investirem no fato de explorar o petróleo que é uma energia finita e que ainda pode causar catástrofes do que investir em novas energias, isso se remete a grande quantidade de lucro que causam a exploração desse tipo de energia.

Os governos devem espalhar a cultura de bom uso das nossas energias finitas pois ainda no dia de hoje, há muito disperdicio envolvendo as mesmas, o que de certa forma impacta e muito nosso planeta.

Unknown disse...

Texto 6
Principalmente a constatação de que nós atingimos o limite do planeta, da capacidade do planeta de responder à degradação. Há um ponto a partir do qual não é possível voltar atrás. As coisas parecem simples, mas não são. Antigamente tínhamos menos recursos para ter um planeta sustentável um exemplo foi a revolução industrial naquela época não se tinha muitos recursos para poluir menos hoje em dia temos porem não estamos usando de forma correta assim acelerando o “fim” do planeta, estamos no limite Maximo , estamos na era “preservar hoje para ter amanha”.
Titulo: O planeta chega ao seu limite
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy
Aluna: Kamilla Couto,matricula:5802196.

Unknown disse...

Titulo: “Conceitos de sustentabilidade no mundo
corporativo”
Matricula: 5802207
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

Unknown disse...

O conceito de sustentabilidade é muito importante para as empresas , até porque da para se evitar muito desperdício com medidas sustentáveis, tendo em vista tais ações muitas empresas investem em estruturação de seus setores para are-as mais sustentáveis ou criam grupos voluntários (ou não) de sustentabilidade, o que impacta positivamente a imagem da empresa além de conscientizar seus clientes, funcionários, parceiros fornecedores (etc...) das medidas sustentáveis, criando uma grande comunicação ajudando a espalhar esse conhecimentos que só fazem bem para todos (empresas, pessoal em geral e ao própio meio ambiente).

Unknown disse...

Título:"Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802105
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

O efeito estufa é um fenômeno natural, ele mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam refletidos para os espaço e que o planeta perca seu calor, sem ele a Terra teria temperaturas medias abaixo de 10ºC negativos.
O que vem ocorrendo e o aumento do efeito estufa causado pelas intensas atividades humanas, sendo a principal delas a liberação de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. Em excesso o efeito estufa causa um superaquecimento.
O Co2 é um dos gases que naturalmente contribuem para a o efeito estufa normal do planeta, mas que agora com seu aumento na atmosfera pode intensificar esse efeito, levando a um aquecimento maior do planeta ou a diminuição da temperatura, o pesquisador Jose Pereira Filho da USP disse "que não se pode afirmar se a temperatura irá aumentar
ou diminuir" pois a atmosfera é muito complexa.
O que provoca o aumento dos gases no efeito estufa são processos como o da respiração, usos dos CFCs, queima de lixo, queimadas nas florestas etc.
Todos nós devemos nos conscientizar e reduzir a emissão de gases no efeito estufa como enviar resíduos para reciclagem, usar ecobags para carregar etc.

Unknown disse...

Titulo: O planeta chega ao seu limite
Matricula: 5802251
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

O texto fala sobre um sério problema que vem se agravando e se medidas não forem tomadas, isso só irá piorar cada vez mais.Um fator que pode ser extremamente eficiente no processo de conservação está inserido no contexto da educação. Essa forma ocorre na construção de um ensino ligado à qualidade, e não à quantidade. Formar pessoas conscientes ambientalmente a partir de aulas específicas de educação ambiental possibilita a produção de resultados positivos de médio a longo prazo, o lado positivo desse item é que a mudança ocorre na base da sociedade (jovens), originando pessoas preocupadas com os problemas relacionados ao ambiente.

Unknown disse...

Titulo:“Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade ” Matricula: 5802249
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy
O texto fala sobre um assunto que está diga se de passagem na moda que é 'sustentabilidade' só que como uma empresa querer um profissional sustentável, se é uma área de inicio carente no mercado e que possa até mesmo dizer desconhecida! Outro ponto como colocar um profissional sustentável para trabalhar em uma empresa não sustentável ? A falta de coerência nas empresas está neste simples ponto, o foco não é ter um profissional de sustentável e sim criar uma empresa sustentável onde todas as áreas possam ter sustentabilidade independentemente do ramo.

Unknown disse...

Titulo:A década perdida da sustentabilidade corporativa Matricula: 5802249
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Entendi que sustentabilidade corporativa é um objetivo que toda empresa tem porém é um alvo distante, é preciso criar metas para alcança-las e se as empresas continuarem da forma que estão será sempre um objetivo e nunca uma meta alcançada, há 15 anos atrás se previa uma situação sustentável corporativa para hoje diferente do que se foi alcançado.

Unknown disse...

Titulo: Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade
IEN012-14/1
Materia: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kenedy

O termo ainda é muito recente por isso poucos são os sabem aplicá-lo ou defini-lo. Um profissional sustentável é aquele que se preocupa não somente consigo, mas com a realidade da empresa, dos outros funcionários da mesma. Ser sustentável é olhar não somente para um caminho, mas para todos aqueles ao redor e escolher aquele que implica em menos danos a todos.

Titulo: Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo
IEN012-14/1
Materia: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kenedy
O tema sustentabilidade é muito utilizado hoje em dia, mas não verdade, poucos sabem do seu verdadeiro significado. A sua aplicação no mercado de trabalho ainda é carente devido a pouco conhecimento do assunto, o que gera duvidas e mais duvidas . Esse é o tema da moda e tem de ser entendido para que se aplique de maneira correta e torne o mundo sustentável num futuro próximo.

Titulo: Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa
IEN012-14/1
Materia: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kenedy

O efeito estufa é causado em grande parte pela mão humana e seu desenvolvimento a todo custo. Os gases liberados pelas indústrias como o CO2 além de contribuírem para o fenômeno ainda prejudicam a saúde a população, pois alguns reagentes deste são tóxicos, acarretando risco a todos. Além disso pode-se falar também das chuvas acidas, os gases liberados pelos transportes, os gases liberados por bovinos, etc.

Unknown disse...

Titulo:A sustentabilidade do ponto de vista do trabalho
Matricula: 5802249
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Não adianta pensar em colocar sustentabilidades nas empresas apenas, nesse caso tudo deve ter alterado, não apenas o modo de pensar da empresa, mais sim o modo de trabalho da empresa, não adianta adquirir um resultado sustentável se para chegar até o resultado foram usadas formas insustentáveis. Como pensar em vida útil dos recursos se descartar é bem mais viável a todos? Tudo tem que ser de certa forma lucrativo para os interessados, sem lucro basicamente sem interesses .

Unknown disse...

Título: Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade
Matricula: 5802174
Professor: Jorge Kenedy

Meus pensamentos sobre a aplicação da sustentabilidade na vida de um profissional estão 100% de acordo com o pensamento da autora Julianna Antunes. Está claro que no tempo em que estamos vivendo, é necessário que todos os profissionais em todas as áreas tenham um pensamento sustentável, e isso não será bom apenas para a empresa, mas também para o próprio trabalhador. Temos que deixar de lado certos termos e ações clichês, e realmente agirmos profissionalmente com pensamento sustentável.

Unknown disse...

Titulo: Sabendo usar não vai faltar
Matrícula: 5802174
Professor: Jorge Kenedy

Facilmente podemos perceber que existe uma certa 'hipocrisia' quando tratamos de consumo consciente dos recursos que a natureza nos proporciona. Muitas vezes TODAS as classes sociais estão com um foco distorcido, pensando que estão fazendo muito para todo o ambiente mundial. Assim como o autor disse, "É preciso inventar uma política baseada na prevenção e não na corrida à produção; na inteligência e na solidariedade coletiva", pois só assim conseguiremos um resultado satisfatório no futuro. Sabemos que para vermos um resultado de todo e qualquer investimento nessa área, teremos que esperar um certo tempo, pois são investimentos feitos à médio e longo prazo, então é preciso que esses investimentos sejam feitos o mais breve possível.

Unknown disse...

Título: Conceito de sustentabilidade no mundo corporativo.
Matrícula: 5802174
Professor: Jorge Kenedy

Obviamente, sabemos que a "palavra da moda" do momento é Sustentabilidade. Praticamente todas as empresas e/ou organizações estão adaptadas a esse novo pensamento, e as que ainda não estão com o pensamento totalmente sustentável, têm tentando se encaixar nessa visão. Entretanto, não podemos ser hipócritas, dizendo que essas empresas só fazem isso para serem "boazinhas" e porque pensando no meio-ambiente. Com certeza as empresas que têm esse pensamento sustentável conseguem uma série de vantagens a curto e longo prazo, e como o próprio texto diz: "o termo “sustentabilidade” é como a capacidade de sobrevivência
de uma empresa no mundo dos negócios a longo prazo, o investimento deve ser
“sustentável” para a obtenção de um retorno “sustentável”"

Unknown disse...

texto sabendo usar não vai faltar
Matrícula: 5802249

Todos querem ter um pensamento consciente em relação a tudo no mundo porém principalmente aos recursos naturais, uma realidade muito falada atualmente porém pouco vivida, o fato de não pensar ou não lembrar no dia de amanhã é um erro que todos na sociedade cometem indiferente de classe social. A velha história de cada um fazer a sua parte parece Clichê, se diga até mesmo banal na sociedade mais se todos tiverem a consciência hoje, não faltara amanhã .

Unknown disse...

Título: Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa
Matrícula: 5802174
Professor: Jorge Kenedy

Quando li o título, praticamente já concordei com todo o assunto do texto. Por mais que todos (governos, população, pessoas em geral) tentem responder à questão do efeito estufa e da poluição em todo o mundo, o pensamento mais certo que podemos ter é o seguinte: nós somos os verdadeiros culpados de toda essa tragédia que está acontecendo no planeta Terra. Praticamente toda a emissão de gases poluentes para a atmosfera são feitos por produções de toda a população, e esse fato é inegável. Isso mostra claramente como muitas vezes toda a população em um todo está alienada, pois se não percebermos logo que estamos cometendo nossa própria morte, e não mudarmos já o pensamento de todos, tudo esses "avanços" serão em vão.

Unknown disse...

Titulo: Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa
Matricula: 5802249

O efeito estufa é um problema pelo qual todos nós deveriamos dar mais importância, afinal, todos os gases gerados por industrias são de produtos que nós mesmo ultilizamos. Problemas como esse gerados por nós mesmo, no transporte e atividades diarias .

Unknown disse...

Título: Os perigos de um mundo descartável
Matrícula: 5802174
Professor: Jorge Kenedy

Com certeza, todo esse pensamento de descartar as coisas facilmente é muito preocupante. O consumismo está claramente em nosso meio, e é impossível falar que não temos um pensamento consumista, pois a sociedade praticamente nos impõe isso, mostrando que facilmente podemos trocar algo por outro novo e "melhor". Sentimos uma necessidade inútil de que precisamos de certas coisas só porque é um lançamento ou coisa parecida, e assim tornamos certas coisas obsoletas facilmente. Ainda bem que o texto não entra no mérito de descartar alimento, pois seria ainda mais revoltante ver todos os dados, sendo um deles o que mostra que 1/3 do que compramos vai para o lixo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Título: O planeta chega a seu limite.
Matrícula: 5802174
Professor: Jorge Kenedy

Verdadeiramente é triste saber e perceber o tanto que as pessoas ignoram o fato de que o nosso planeta está clamando, sofrendo e sendo destruído por nossa causa. Os atos de toda a população mundial estão tirando toda a estabilidade do nosso planeta, como está apresentado. Todo esse texto foi muito bem apresentado, pois ele realmente nos "assusta" e tenta abrir nossa mente para o que está acontecendo ao nosso redor, e como eu disse, está tudo sendo ignorado.

Unknown disse...

Título:"Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802244
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

O texto fala que ainda se vê um profissional que atenda as necessidades que as empresas têm de trabalhar sem prejudicar o planeta, seja algo raro, algo difícil de ser encontrado. E por isso a busca por tais especializados. Há algo errado nesse "cargo" criado. Sustentabilidade tem que ser função de todo funcionário e mais do que de todo funcionário... Da própria empresa. A empresa tem que promover um ambiente e ações para que ela e seus funcionários façam seus trabalhos pensando no planeta em que nós habitamos. É claro que tais providencias e tais especializações para os funcionários já admitidos e os que ainda entrarão gerará um custo, que terá que passar a ser visto necessário.



Título:"Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802244
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy


Há um entendimento errado por parte das empresas quanto ao verdadeiro significado da palavra "sustentabilidade". Por investidores, principalmente, é vista como a capacidade de se manter, manter seus lucros... Quando, na verdade, trata de desenvolver seu trabalho sem prejudicar o meio ambiente, os seres humanos que nele habitam e as fontes de recursos naturais.




Título:"O planeta chega ao seu limite"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802244
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

As atividades humanas, em grande maioria, estão causando impactos muito grandes ao planeta. Impactos já visíveis e significativos como mudanças climáticas, perda da biodiversidade, destruição na camada de ozônio causada por, dentre outros, a poluição. Tais ocorrências podem ainda serem piores mas infelizmente são ignoradas por seus próprios causadores. Todos parecem não acreditar no que está acontecendo e muito menos imaginam o que ainda pode acontecer se as coisas continuarem como estão.

Lucas Teixeira disse...

Aluno:Lucas da Silva Teixeira
Codigo:IEN012-14/1
Matricula:5802170
Matéria: Geometria Analitica
Professor:Jorge Kennedy
Texto: Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade

Creio que a idéia de sustentabilidade nas empresas hoje em dia peca por focar errado nos processos, levantam questões individuais e não como um todo. Da parte mais básica da empresa até a parte mais avançada se necessita de uma logística sustentável e não só de pontos isolados onde o lado comercial está presente.

Lucas Teixeira disse...

Aluno:Lucas da Silva Teixeira
Codigo:IEN012-14/1
Matricula:5802170
Matéria: Geometria Analitica
Professor:Jorge Kennedy
Texto: Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo

Por impulso ou tensão externa, as empresas tem que procurar entender o conceito de sustentabilidade, como e quando agir, impulsionando mudanças no seu plano de negócios. É valido ressaltar o que a empresa entende do assunto e como sua atuação se sairá na melhora da comunidade como um todo e no meio ambiente.

Lucas Teixeira disse...

Aluno:Lucas da Silva Teixeira
Codigo:IEN012-14/1
Matricula:5802170
Matéria: Geometria Analitica
Professor:Jorge Kennedy
Texto:Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa

É bastante perceptível a influência do homem no aumento do efeito estufa e as alterações exageradamente radicais em todo o planeta. É preciso rever esses processos que prejudicam o meio ambiente substituindo as ações de hoje para tentar reverter esse sistema.

Unknown disse...

Título: Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade.
Código: IEN 130-15
Matéria: Física I
Nome: Erick Caldas Matrícula: 0800156
Professor: Jorge Kenedy
Visando o crescimento da ação de sustentabilidade, sendo assim, friso que o profissional precisa ter um compromisso em criar ações e parâmetros que venha estabelecer uma flexibilidade em seus resultados sem comprometer gerações futuras, atuando de forma que, ações ambientais e econômicas tenham sempre um final positivo.


Título: Conceito de sustentabilidade no mundo corporativo.
Código: IEN 130-15
Matéria: Física I
Nome: Erick Caldas Matrícula: 0800156
Professor: Jorge Kenedy
Essa realidade de sustentabilidade não pode ser um fato isolado, mas tem que haver uma contribuição de todos, principalmente das empresas, que exploram o meio ambiente com fins lucrativos. Sendo assim, teremos um mundo com uma perspectiva de um futuro melhor.


Título: Sabendo usar não vai faltar.
Código: IEN 130-15
Matéria: Física I
Nome: Erick Caldas Matrícula: 0800156
Professor: Jorge Kenedy
Vejamos que não precisamos de uma fórmula criada por vários cientistas do mundo para sabermos usar a energia necessária para viver.
Sabemos que é a nossa obrigação tentar repor, com a mesma proporção, tudo o que retiramos do meio ambiente. Até porque devemos pensar nas gerações futuras, sendo assim, friso que a melhor solução é a conscientização e educação de todos.

Felipe Rezende disse...

Título: qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade
Código: IEN 004-40/1 IEN 195-89/1
Nome da matéria: Cálculo III/ Física III
Nome do professor: Jorge Kennedy
Concordo com a sua opinião, pois é muito difícil para uma empresa conseguir gestores capazes de integrar os princípios de sustentabilidade a todas as áreas. Muitos deles nem sabem o que vem a ser sustentabilidade e enquanto não atentarem a responsabilidade social/custo necessário para a empresa não terá sucesso.

Título: Os Perigos de um Mundo Descartável
Código: IEN 004-40/1 IEN 195-89/1

Nome da matéria: Cálculo III/ Física III
Nome do professor: Jorge Kennedy
Com o aumento do consumo desenfreado e com mais de 1 bilhão de indianos e chineses entrando nessa corrida, e com o mundo se estreitando dentro de um padrão democrático monetário americano. Lamentavelmente o ambiente não vai aceitar esse desaforo, e vai se impor de uma forma que os humanos não terão escolhas.
Título: Sabendo usar não vai faltar
Código: IEN 004-40/1 IEN 195-89/1
Nome da matéria: Cálculo III/ Física III
Nome do professor: Jorge Kennedy
Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, você economiza na conta de luz, ainda ajuda o país a preservar as suas reservas ecológicas e, consequentemente, a vida do planeta.

Unknown disse...

Titulo: Os perigos de um mundo descartável
IEN012-14/1
Materia: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kenedy

Hoje em dia, com os rumos do avanço tecnológico novos produtos são sempre lançados, de modo que o novo, o moderno, o atualizado de hoje, pode vir a se tornar velho logo no mês seguinte. Com isso há um grande descarte de materiais de maneira irracional, gerando um número de lixo tecnológico e de materiais muito grande e sem destino/fins corretos.

Titulo: O planeta chega ao seu limite
IEN012-14/1
Materia: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kenedy

O Planeta tem sofrido com as constantes atuações das mãos humanas e atuações ruins. Não sabemos conservar e preservar nosso próprio meio, gerando dificuldades para nós mesmos. O ar, a água, a terra estão poluídos, tudo devido a nossa ação. Mas pode- se reverter isso e com sustentabilidade e preservando o meio, como um todo, poderemos mudar esse quadro que envolve nosso Planeta.

Titulo: Sabendo usar não vai faltar
IEN012-14/1
Materia: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kenedy

A energia é o que faz nosso Planeta “funcionar”. Com o uso excessivo dos combustíveis fósseis, o homem se viu obrigado a buscar outras formas de produzir energia. Aí estão os biocombustíveis, por exemplo, produzidos a partir de vegetais como cana de açucar, milho, mamona, etc. Também pode notar a energia eólica, solar, nuclear, todas que não prejudicam tanto o meio ambiente e ainda assim são fontes renováveis. O melhor caminho é preservar a vida.

Unknown disse...

Nos dias de hoje é bastante comum se procurar o funcionario com o perfel auto sustentavel, pois existe esta necessidade no mercado de trabalho. Pois este funcionario possuir um perfil q melhora a renda da empresa a fazendo lucrar mais e assim se tornar mais empreendedora. De acordo com o testo hoje em dia estes profissionais estao em fala no mercado, mesmo sendo um assunto bastant comentado.

Aluno: Gustavo Andre da Sila ALves 5802097
Professos: Jorge Kenedy - Calculo III

Unknown disse...

Titulo - Qual o verdadeiro perfil do profissional de sutentabilidade

Nos dias de hoje é bastante comum se procurar o funcionario com o perfel auto sustentavel, pois existe esta necessidade no mercado de trabalho. Pois este funcionario possuir um perfil q melhora a renda da empresa a fazendo lucrar mais e assim se tornar mais empreendedora. De acordo com o testo hoje em dia estes profissionais estao em fala no mercado, mesmo sendo um assunto bastant comentado.



Titulo: O planeta chega ao seu limite

Hoje em dia temos explorado e muito nosso planeta, temo extraido ao maximo suas riquezeas de seu solo e comisso produzindo muitos poluentes q agravam a situação da biosfera e da camada de ozonio e com issso temos prejudicado o futuro da vida na terra. É preciso que se concientize para q haja uma melhor vida na terra e preservação de nossas vidas e do solo q vem sendo explrado a mais de10.000 anos.

Titulo: o perigo de um mundo descartavel

Como temos produzido muito temos contribuido para uma maior poluicao do planeta e com os descartaveis que sao despejados em nosso rios e nossos solos temos prejudicado. E temos produzido muito e nao pensamos nos agravantes causados e acumulo de objetos q causa um lixo eletronico t grande e outras coisas.

Aluno: Gustavo Andre da Sila ALves 5802097
Professos: Jorge Kenedy - Calculo III

Unknown disse...

Aluna: Ágata C. Moura
Código: IEN003-43/1 - Calculo Diferencial e Integral II
Matrícula:5701163
Professor:Jorge Kenedy
Curso: Engenharia de petróleo e gás

1° Texto:Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade

Sustentabilidade dentro de uma empresa não é só gerenciar o uso de recursos naturais,como água,energia,minerios entre outros.
Sustentabilidade empresarial é gerenciar o modo de pensar sobre todas as coisas,é a cultura da empresa,e o lado social,é o equilibrio que a empresa tem com o meio ambiente,e as relações com as vizinhanças. Mudando todo um comportamento tanto social quanto moral dos indivíduos para que haja uma ação coletiva, onde todos colaborem com as mudanças sigeridas.

2° Texto:Sabendo usar não vai faltar

O excesso de consumo é o grande vilão da história: quanto mais consumimos, mais esgotamos os recursos do planeta. Além de esgotar todas as reservas, a interferência inconsequente está mudando até o clima, e os resultados aparecem em forma de tragédias causadas por chuvas, enchentes, frio, calor, tornados; cenário cada vez mais devastador. Medidas mais drásticas deveriam ser tomadas pelos governates e adotas pelas pessoas, pq só com novas ações o consumo desenfreado poderá ser ao menos reduzido.

3° Texto: Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo

Essa forma de empresas que produzem através de materias reutilizável, é uma forma de ajudar o meio ambiente e ajudar o bolso do consumidor, pois gera baixo custo na produção, com isso, o custo do produto final baixa também, e ajuda o meio ambiente, por que ao invez de jogar fora, reutiliza ele, conciliando a sustentabilidade ambiental com a sustentabilidade econômica.

4° Texto: Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa

Devido aos efeitos sobre a saúde humana, economia e meio ambiente, o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Importantes mudanças ambientais têm sido observadas e foram relacionadas com o Aquecimento Global. Em busca do desenvolvimento econômico, do conforto, da comodidade o próprio homem de maneira consciente é o maior responsável pelo processo de destruição que o planeta vive. São ações simples, mas as conseqüências são irreparáveis.

5° Texto: Os perigos de um mundo descartável

O ritmo desenfreado de produção de novos produtos faz com que as pessoas acabem consumindo mais e o mercado capitalista que vivemos nos induz a comprar cada vez mais. Não é atoa que hoje o número de pessoas devendo aumentou consideravelmente, pois nós compramos desenfreadamente , sem pensar no amanhã . É preciso uma mudança nos valores e na forma de produzir e consumir.

6° Texto: O planeta chega ao seu limite

Espero que toda essa melhora do homem ao longo dos anos, apesar de ter causado tanto estrago com todo o desenvolvimento desse consumismo desenfreado, seja a solução dos atuais problemas biológicos. Assim como destruímos temos o poder de reconstruir, através de medidas de controle, acordos econômicos, entre outros. O mundo está nas nossas mãos, agora só precisamos de consciência global.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ítulo:"Os perigos de um mundo descartavel"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802105
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

Sem consumo não tem capitalismo. E quanto mais consumistas formos, mais forte se torna o capitalismo.O capitalismo está baseado no capital, o qual é atingido a partir da venda do que é produzido. Se não houver ninguém para consumir, não haverá venda e muito menos capital acumulado. E por causa do capitalismo que os produtos duráveis acabam durando pouco, para
a induzir as pessoas a comprarem novamente o mesmo produto ou outros novos.

Unknown disse...

Título:"O planeta chega ao seu limite"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802105
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

Atingimos o limite da capacidade de o planeta responder à degradação. Há um ponto a partir do qual não é possível retornar.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Título:"Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa"
Matrícula:
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra.

Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.

De fato, é a presença desses gases na atmosfera o que torna a Terra habitável, pois, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta seria muito baixa, da ordem de 18ºC negativos.

Unknown disse...

Título:"Os perigos de um mundo descartável"
Matrícula: 5802207
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy



Dados da indústria mostram que a velocidade das substituições, medida pelo número de lançamentos no mercado, só acelera. Tomem-se como exemplo os últimos três anos do setor de eletrônicos e eletrodomésticos - no qual a efemeridade seja talvez mais notável - e o que se vê é praticamente a duplicação de novos produtos em algumas categorias. Em 2009 foram lançados no país 163 modelos de televisores de tela plana. O que já parecia alto subiu ainda mais em 2011, com o auge de 256 novos modelos apresentados em um único ano (de janeiro a novembro). Nesse mesmo período, a oferta de novos celulares saltou de 116 para 175 e a de computadores de mesa, de 476 para 835. Isso foi somente no Brasil, desconsiderando mercados maduros de alta renda, onde os volumes são ainda mais expressivos, segundo a consultoria GfK, que compilou as informações a pedido do Valor.

Unknown disse...

Título:"O planeta chega ao seu limite"
Matrícula: 5802207
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

Para evitar uma catástrofe, é necessária uma nova agenda de economia ecológica, levando-se em conta tanto os aportes do ambiente para o bem-estar humano como os limites biofísicos ao crescimento econômico. O último evento, em conjunto com o primeiro, firmam o ponto de vista arquimediano: a humanidade vê a Terra desde uma posição extraterrestre e age sobre todo o globo.

Unknown disse...

Título:"qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade"
Matrícula: 5802186
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

Realmente muita empresas ainda não sabem o conceito e o real objetivo da sustentabilidade e até mesmo de saberem contratar um profissional para cuidar desse assunto. O desenvolvimento disso ainda está lento demais.

Unknown disse...

Weliton Binote Junior
Matricula:5802227
Matéria:Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy
Texto:01"Qual o verdadeiro perfil do profissional de sutentabilidade"

No meu modo de pensar e como texto tambem descreve as empresas mal sabem ou compreendem o que é sustentabilidade ou o que isso pode trazer de beneficifio, hoje 90% das empresas visam beneficio e lucro a si próprio e pensam que meios para cuidar de sustentabilidade do mundo gera despesa extra na visão deles isso gera prejuíso então como tambem relata o texto que num futuro bem próximo as empresas venham pensar em sustentabilidade em todos os seus setores quem sabe depois disso teremos um perfil de profissional de sutentabilidade pré definido.

Texto:02" Sabendo usar não vai faltar"

Na minha opinião o texto descreve a falta de preocupapação da população com o meio ambiente e tambem da falta de preocupação do governo com a população, acho que não só os governantes tinham que saber e procurar investir melhor a riquesa de nosso país mas nós tambem temos que nos concientizar muito com nossas ações no meio ambiente para num futuro próximo não nos faltar o que no momento temos com folga.

Texto:03 "Conceitos de sustentabilidade no mundo"

Em primeiro lugar é preciso haver concientização nas grandes industrias e preciso tambem haver uma mudança nas normas ambientais hoje em vigor , uma fiscalização mas eficaiz e tambem uma concientização da população em relação a natureza pois ai sim teremos conceitos definidos sobre sustentabilidade no mundo.

Text:04"Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa"

Hoje se não tomar-mos conciência que nossas atividades na naturesa, no meio ambiente, feitas de formas imprudentes e individualista, em busca de conforto e comodidade a si próprio são os grandes responsaveis pelo aumento do processo de destruição do planeta que vivemos, isso trará prejuísos cada vez mais irreparáveis ao longo do tempo.

Texto:05"Perigos de um mundo descartavel"

Nos tempos antigos como se dizia as matérias primas como: objetos eletrônicos, carros, utencilios e outros eram feitos para durar, hoje com a grande competitividade nos mercados autobilisticos e eletrônicos feitos com materiais com a qualidade muito mas inferior mas por outro lado mas inovador e tecnológico, o que respectivamente gera um aumento de produtos que nao tenham mas serventia que são descartados sem serem muitas das vezes encaminhados a lugares de reaproveitamento ou reciclagem.

Texto:06"O planeta chega ao seu limite"

No meu modo de pensar hoje no mundo que estamos vivendo se as empresas as industrias e nós não tivermos a conciência que nossas ações , projetos , realizações podem trazer impactos cada vez maiores e irreversíveis , então concluindo assim como as grandes tenham que se concientizar nós temos tambem que cada um fazer sua parte para colaborar para reduzir-mos isso.

Unknown disse...

Titulo: “os pergigos de um mundo descartável.”
Matricula: 5802136
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy
O texto em questão faz uma relação entre o consumo de bens duráveis ou não, as armadilhas da indústria na busca insana na atração de novos consumidores. Os atrativos tecnológicos e o “status” social que os produtos modernos produzem, porém não mais alinhados a durabilidade dos produtos, já que em curto espaço de tempo eles se tornam obsoletos. Hoje em dia já não é vantagem consertar um produto defeituoso, já que seu reparo é quase o preço de um produto novo e mais tecnológico. O grande problema nesse circulo vicioso de consumo são os detritos gerados por todo esse lixo tecnológico na grande maioria das vezes descartado de forma equivocada. Poluindo o meio ambiente e gerando consequências irreparáveis. Em contrapartida, as industrias aliadas na justificativa de minimizar os impactos dos novos produtos, usa a economia de energia a seu favor. Porém isso somente não é capaz de sanar os impactos gerados por todo esse lixo tecnológico no meio ambiente, que não aceita desaforos.

Unknown disse...

Titulo: “o planeta chega ao seu limite.”
Matricula: 5802136
Código: IEN012-14/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy
O texto fala sobre o problema que enfrentaremos se as atividades humanas continuarem nesse ritmo destrutivo e desordenado, ressalta também como certas atividades irregulares prejudicam o planeta por muitos e muitos anos, prejudicando principalmente os recursos que nós necessitamos como a água doce e o ar puro que já podem ser considerados de difíceis de serem encontrados com antes. Se não dermos um basta nessa distrição em massa perderemos um dos nossos maiores bens que é a nossa biodiversidade.
Atualmente existem algumas medidas pare ativas para a preservação do nosso meio, mas mesmo assim ainda tem muita gente sem consciência dos seus atos que prossegue com a agressão desordenada ao nosso planeta, para esse tipo de pessoa ou empresa existem regras que vão de acordo com cada pais e o guau de agressão ao meio ambiente, mesmo faltando muito para o ser humano aprender a conviver em paz com o planeta aos poucos ele vai tomando consciência e mudando alguns maus costumes.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade

Concordo com o autor pois pra uma empresa possuir o conceito de sustentabilidade não vai ser adquirindo um profissional de sustentabilidade e sim tornando todas suas áreas sustentáveis, pois acredito que o conceito de uma empresa deve ser vista de uma forma geral e não de um único tópico.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy


Conceitos de sustentabilidade no mundo corporativo

Hoje em dia o termo sustentabilidade no mundo dos negócios possuem dois significados: um deles é onde os empresários se preocupam muito mais em manter sua lucratividade sustentável em que é fundamentada os lucros e outro significado é onde os conceitos são voltados para a base social e ambiental, onde a escassez de recursos naturais é cada mais evidente e as empresas precisam cada vez mais reutilizar os seus resíduos.
Sendo assim irá conquistar cada vez mais o melhor posicionamento no mercado as empresas que unirem uma responsabilidade socioambiental com a lucratividade do seu negócio.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Sabendo usar não vai faltar

O texto aborda uma preocupação muito grande com a produção e o consumo de energia de hoje, que irão refletir daqui a 50 anos. Hoje a maior fonte de energia é o petróleo , e o mesmo é um recurso finito, o governo de hoje deve começar a se preocupar em produzir energias a partir de recursos naturais como: energia eólica, hidroelétricas e etc.
Se o governo não começar a fazer algo em relação ao tema abordado, daqui a 50 anos não conseguiram produzir energia pra suprir o aumento de demanda, que será proveniente do aumento populacional do planeta.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa
O efeito estufa é um fator importante para que a climatização da Terra seja gradual e que todos os seres vivos possam sobreviver. A razão para que “ o efeito estufa” esteja em tanto evidência, é por causa do grande aumento de emissores de gases poluentes que a afetam a atmosfera, elevando assim a sua temperatura ocasionando derretimento das calotas polares consequentemente elevado o nível o mar, afeta também na agricultura e etc.
Devemos nos atentar para esse assunto pois interfere no nosso dia mas não somente nisso, interfere muito mais no futuro do planeta terra e de suas gerações.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Os perigos de um mundo descartável
Hoje vivemos realmente em mundo descartável e acabamos ficando presos a um mundo capitalista. Onde as novidades evoluem cada vez mais rápido, e acaba se tornando mais importante você ter um produto de ultima linha onde todos os dias somos bombardeados de comercias de produtos onde nem se quer precisamos mas mesmo assim compramos. Antigamente se dava o valor de cuidar, consertar e preservar para que o mesmo tivesse um longo tempo de vida útil.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Os perigos de um mundo descartável
Hoje vivemos realmente em mundo descartável e acabamos ficando presos a um mundo capitalista. Onde as novidades evoluem cada vez mais rápido, e acaba se tornando mais importante você ter um produto de ultima linha onde todos os dias somos bombardeados de comercias de produtos onde nem se quer precisamos mas mesmo assim compramos. Antigamente se dava o valor de cuidar, consertar e preservar para que o mesmo tivesse um longo tempo de vida útil.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Os perigos de um mundo descartável
Hoje vivemos realmente em mundo descartável e acabamos ficando presos a um mundo capitalista. Onde as novidades evoluem cada vez mais rápido, e acaba se tornando mais importante você ter um produto de ultima linha onde todos os dias somos bombardeados de comercias de produtos onde nem se quer precisamos mas mesmo assim compramos. Antigamente se dava o valor de cuidar, consertar e preservar para que o mesmo tivesse um longo tempo de vida útil.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Os perigos de um mundo descartável
Hoje vivemos realmente em mundo descartável e acabamos ficando presos a um mundo capitalista. Onde as novidades evoluem cada vez mais rápido, e acaba se tornando mais importante você ter um produto de ultima linha onde todos os dias somos bombardeados de comercias de produtos onde nem se quer precisamos mas mesmo assim compramos. Antigamente se dava o valor de cuidar, consertar e preservar para que o mesmo tivesse um longo tempo de vida útil.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Os perigos de um mundo descartável
Hoje vivemos realmente em mundo descartável e acabamos ficando presos a um mundo capitalista. Onde as novidades evoluem cada vez mais rápido, e acaba se tornando mais importante você ter um produto de ultima linha onde todos os dias somos bombardeados de comercias de produtos onde nem se quer precisamos mas mesmo assim compramos. Antigamente se dava o valor de cuidar, consertar e preservar para que o mesmo tivesse um longo tempo de vida útil.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Os perigos de um mundo descartável
Hoje vivemos realmente em mundo descartável e acabamos ficando presos a um mundo capitalista. Onde as novidades evoluem cada vez mais rápido, e acaba se tornando mais importante você ter um produto de ultima linha onde todos os dias somos bombardeados de comercias de produtos onde nem se quer precisamos mas mesmo assim compramos. Antigamente se dava o valor de cuidar, consertar e preservar para que o mesmo tivesse um longo tempo de vida útil.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Os perigos de um mundo descartável
Hoje vivemos realmente em mundo descartável e acabamos ficando presos a um mundo capitalista. Onde as novidades evoluem cada vez mais rápido, e acaba se tornando mais importante você ter um produto de ultima linha onde todos os dias somos bombardeados de comercias de produtos onde nem se quer precisamos mas mesmo assim compramos. Antigamente se dava o valor de cuidar, consertar e preservar para que o mesmo tivesse um longo tempo de vida útil.

Unknown disse...

Matricula: 5802178
Aluno: Thiago Alves da Gama
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

O planeta chega ao seu limite Mas uma vez em um texto onde o tema é a vida do planeta terra vemos que o ser humano a cada dia vem interferindo muito na “ vida” do plante terra , vemos também que precisamos tomar iniciativa para mudarmos isso se não cada vez mais a “vida “ do planeta terra vai se encurtando.

Unknown disse...

Aluno: Hemerson Lima
Matrícula: 5802186
Professor: Jorge Kennedy

Título: “Sabendo usar não vai faltar”

Os recursos naturais não são os principais objetivos dos governantes, pois se predem naquilo quê é mais rentável e econômico ao seu país, pouco se fala em poupar os recursos naturais, como a água por exemplo, a natureza responde com grandes eventos mais mesmo assim, não percebemos que um dia pode faltar energia, então se sabermos usar com certeza não vai faltar.

Unknown disse...

Aluno: Hemerson Lima
Matrícula: 5802186
Professor: Jorge Kennedy

Título: “Conceitos de um mundo corporativo”

Cada vez mais empresas estão conscientes da importância de ações de sustentabilidade para preservação do meio ambiente. Atualmente, é possível contar com benefícios fornecidos pelo Governo para instituições que realizem atividades sustentáveis, como redução de impostos ou financiamentos para projetos. Inicialmente, é preciso que todos os colaboradores participem da iniciativa verde proposta e que façam sua parte para que os resultados possam aparecer

Unknown disse...

Aluno: Hemerson Lima
Matrícula: 5802186
Professor: Jorge Kennedy

Título: “Conceitos de um mundo corporativo”

Cada vez mais empresas estão conscientes da importância de ações de sustentabilidade para preservação do meio ambiente. Atualmente, é possível contar com benefícios fornecidos pelo Governo para instituições que realizem atividades sustentáveis, como redução de impostos ou financiamentos para projetos. Inicialmente, é preciso que todos os colaboradores participem da iniciativa verde proposta e que façam sua parte para que os resultados possam aparecer

Unknown disse...

Aluno: Hemerson Lima
Matrícula: 5802186
Professor: Jorge Kennedy

Título: “Conceitos de um mundo corporativo”

Cada vez mais empresas estão conscientes da importância de ações de sustentabilidade para preservação do meio ambiente. Atualmente, é possível contar com benefícios fornecidos pelo Governo para instituições que realizem atividades sustentáveis, como redução de impostos ou financiamentos para projetos. Inicialmente, é preciso que todos os colaboradores participem da iniciativa verde proposta e que façam sua parte para que os resultados possam aparecer

Unknown disse...

Aluno: Hemerson Lima
Matrícula: 5802186
Professor: Jorge Kennedy

Título: “Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa”

A humanidade se tornou industrial e o resultado é que a atmosfera que cerca o planeta tem ficado cada vez mais carregada de gases vindos de fábricas e carros. Além disso, o desmatamento das florestas e a construção de cidades com pouco verde e muito concreto também contribuíram e ainda estão contribuindo para atrapalhar o clima.

Unknown disse...

Aluno: Hemerson Lima
Matrícula: 5802186
Professor: Jorge Kennedy

Título: “Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa”

A humanidade se tornou industrial e o resultado é que a atmosfera que cerca o planeta tem ficado cada vez mais carregada de gases vindos de fábricas e carros. Além disso, o desmatamento das florestas e a construção de cidades com pouco verde e muito concreto também contribuíram e ainda estão contribuindo para atrapalhar o clima.

Unknown disse...

Aluno: Hemerson Lima
Matrícula: 5802186
Professor: Jorge Kennedy

Título: “Os perigos de um mundo descartável”

Antigamente os produtos tinham uma vida útil bem maior considerando os tempos atuais, onde as empresas desesperadas em obter um lucro maior dos consumidores, que por sua vez consomem além do necessário, fabricam estes produtos com péssima qualidade fazendo com que estes produtos sejam descartados com muita frequência, e por serem produtos tecnológicos,

Unknown disse...

Aluno: Hemerson Lima
Matrícula: 5802186
Professor: Jorge Kennedy

Título: “O planeta chega ao seu limite”

Realmente dá pra notar a grande diferença, do que vem acontecendo no sistema ecológico, não precisa nem de muito tempo para notar que o planeta está chegando a um limite, percebemos os passos dos efeitos colaterais da aplicação de nossos industriais, mais mantemos nosso ritmo de vida como se nada estivesse acontecendo. Para evitarmos um caos maior é preciso rever nossos conceitos levando-se em conta o meio ambiente versus o crescimento econômico.

Unknown disse...

Aluno: Jonathan Dias - 5701125
IEN003-43 / 1 - Calculo 2
Prof: Jorge Kennedy

Profissional Sustentavel

Concordo! Não há um setor ou um profissional especifico à sustentabilidade, todos devemos ser sustentáveis. Se cada funcionário de uma empresa tiver um pequeno ato sustentável com certeza fará uma grande diferença em custos e muito mais. Hoje em dia temos muitas opções para uma boa sustentabilidade, se pensar-mos um pouco mais e fazer-mos nossa parte aos poucos alcançaremos uma evolução em nosso nível de sustentabilidade.

___________________________________

Sabendo usar não vai faltar

Com o passar do tempo conseguimos melhorar um pouco a questão desperdício e etc. E a humanidade está um pouco mais consciente em relação a isto, se parar-mos para analisar com pequenos gestos podemos controlar nossos gastos e consumo para não haver falta futuramente, gestos como o controle da energia que usamos, apague a luz quanto não for necessário o uso, feche a torneira em momentos que realmente não necessite daquela água que está indo embora, use materiais reciclados sem preconceito pois com um simples uso de um papel reciclado para uma impressão estaremos poupando nossas árvores. Resumindo, se vai faltar ou não... só dependerá de nós mesmos.

___________________________________

Conceitos de Sustentabilidade no mundo

Hoje em dia é um assunto que está sendo visto com mais importância por todos. As empresas buscam reduzir ao máximo qualquer impacto com a natureza e riscos eminentes, muitas por real preocupação e todas para não pagar multas. Porém este não é o conceito correto, realmente temos que fazer com que a Sustentabilidade no mundo aconteça para previnir problemas e cuidar do que temos de real valor. E não pelo valor a ser pago por um erro (o que deve ser maior para os que só pensam nisso).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Anderson Henrique dos Santos Borges.
Engenharia Civil/ 1º período / Geometria Analítica / IEN012-15/1
Sabendo usar não vai faltar

A ênfase no que diz respeito ao consumo de energia, fica nas grandes empresas e industrias poluidoras, entretanto a conscientização deve ser aplicada a toda sociedade. A urgente necessidade de diminuir os impactos ao meio ambiente, exige atitudes que acima de tudo, conscientize as pessoas e exija que as industrias coloquem em primeiro lugar o meio ambiente. Assim, incentive o uso de tecnologias menos poluentes. eficiência no uso de energia refere-se ao seu trabalho e a sua vida de forma racional, propiciando o mesmo produto ou serviço com menor consumo, diminuindo o desperdício e reduzindo os impactos ambientais.

Unknown disse...

Anderson Henrique dos Santos Borges.
Engenharia Civil/ 1º período / Geometria Analítica / IEN012-15/1
Qual é o verdadeiro perfil de sustentabilidade

O texto defende corretamente a ideia de sustentabilidade não deve ser apenas uma área, nem deve-se considerar um profissional de sustentabilidade. Deve estar em todas as profissões como obrigação e todo profissional deve trabalhar com sustentabilidade. como dito no texto: " deve ser uma competência dentro dos outros processos" e não um processo a parte.

Unknown disse...

Anderson Henrique dos Santos Borges.
Engenharia Civil/ 1º período / Geometria Analítica / IEN012-15/1
Conceitos de Sustentabilidade no mundo corporativo

Buscar o sucesso financeiro equilibrando-se entre compromissos sócio-ambientais e meramente lucrativos e expansiveis tem sido o maior desafio depois da difusão do processo de globalização que estruture relações comerciais e fez surgir estratégias que propiciam um mercado
competitivo e consequentemente o avanço de alguns países. A sustentabilidade vem do conceito de fazer de forma consciente as metas do capitalismo com recursos naturais como por exemplo a industria do automobilismo que desenvolveu um carro elétrico que não dispensariam na atmosfera combustíveis agravando o temido aquecimento global, mas é preciso mais... as industrias são taxadas como principais causadoras desse desequilíbrio mas não são as únicas. É preciso criar estratégias referente a facilidade em tornar toda proposta acessível aos consumidores, chegando ao denominador comum: fins lucrativos sem o esgotamento dos recursos naturais.

Unknown disse...

Anderson Henrique dos Santos Borges.
Engenharia Civil/ 1º período / Geometria Analítica / IEN012-15/1
O planeta chega ao seu limite

O planeta, realmente chegou ao seu limite, e alguns pontos, como dito no texto, já foram excedidos.
Há agora, além da preocupação de desfazer os danos nos pontos excedidos, uma grande necessidade de impedir que outros limiares planetários também se excedam. As catástrofes climáticas vem como reação das poluições e as atitudes tomadas ainda não são o suficiente.

Unknown disse...

Wellington da Costa Ribeiro
Matricula: 6100819
Código: IEN012 15/1
Matéria: Geometria Analítica
Professor: Jorge Kennedy

Titulo: “Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade ”

Concordo..
Todo profissional teria quer uma qualificação em sustentabilidade e não um profissional especifico para isso,ao ser contratado por uma empresa acho que deveria ser dado ao funcionário um treinamento sobre sustentabilidade.


"Sabendo usar nao vai faltar"
Moderar no consumo individual,não há desenvolvimento no consumo de energia,tinha que ter palestras sobre controle de energia no trabalho,escolas e etc...

"Conceito de sustentabilidade no mundo corporativo"
Na atualidade o tema sustentabilidade ainda é muito explorado,esse tema é de grande importância para nossa sociedade,o problema é que as empresas só querem lucrar com esse tema e não se importam com o verdadeiro significado,qué é um mundo melhor.

"Atividade humana promovem aumento do efeito estufa"

Nosso maior inimigo é o "efeito- estufa",pois chegará um dia que será mais frequentes os furacões e as tempestades prejudicando a agricultura e a distribuição da água,está comprovado que a atividade humana em busca de desenvolvimento,aumenta consideravelmente a emissão de gases que causam o efeito-estufa.

"O perigo do mundo descartável"

Desde pequeno aprendemos que as coisas simples emitem CO2.O problema que o crescimento demasiado de atividades que provocam o efeito-estufa.Como sabemos o Brasil é lider em queimar suas florestas e lixos,parece não conseguir se livrar dessas atividade.

"O planeta chega ao seu limite"

Não dá para não notar que o mundo esta chegando ao seu limite,mas as grandes indústrias parecem não se importar para isso,se esse ritmo continuar assim não vai faltar muito para acontecer um mau maior,devemos rever nossos conceitos para que isso não ocorra.

Unknown disse...

Anderson Henrique dos Santos Borges.
Engenharia Civil/ 1º período / Geometria Analítica / IEN012-15/1
Os perigos de um mundo descartável

O texto retrata uma estratégia chamada OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA (ou PLANEJADA), que significa: reduzir a vida útil de um produto, aumentando assim, o consumo de versões mais recentes. Esta é uma ação praticada deliberadamente por diversos setores da indústria. Essa estratégia estimula o consumismo através do Marketing que induz à compra de modelos modernos e atrativos e não ao conserto do produto que, em alguns casos, torna-se, propositalmente, mais caro, para que o cliente não tenha alternativa. Os equipamentos eletrônicos, como os computadores pessoais, são os campeões desta prática. Após certo período ficam extremamente lentos e já não funcionam como esperado ou tornam obsoletos. Com isso a economia não para de crescer. Para as indústrias, é o progresso tecnológico que determina a renovação. A realidade é que com essa "descartalização", os produtos se tornam ultrapassados e quando não são reciclados começam a gerar um grave problema ambiental e social, com os lixões.

Unknown disse...

Anderson Henrique dos Santos Borges.
Engenharia Civil/ 1º período / Geometria Analítica / IEN012-15/1
ATIVIDADES HUMANAS PROMOVEM AUMENTO DO EFEITO ESTUFA

O Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra que possibilita a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio da maioria das formas de vida. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra ficaria muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente. Entretanto, esse fenômeno tem se potencializado devido às várias fontes antropogênicas que contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. As fontes principais são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento de regiões tropicais como a Amazônia. A queima de combustíveis fósseis (gás natural, carvão mineral e, especialmente, petróleo) ocorre principalmente pelo setor de produção de energia (termelétricas), industrial e de transporte (automóveis, ônibus, aviões, etc.). Além disso, os reservatórios naturais de carbono e os sumidouros (ecossistemas com a capacidade de absorver CO2) também são afetados por essas ações. No caso das florestas, as quais representam um importante estoque natural de carbono, o desmatamento e as queimadas contribuem para o efeito estufa, uma vez que liberam o carbono armazenado na biomassa florestal para a atmosfera na forma de CO2. Pesquisadores afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Consequentemente, muitas cidades litorâneas desaparecerão do mapa. Preocupados com isso, organismos internacionais, ONGs e governos de diversos países já tomam medidas para reduzir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prevê a redução de gases poluentes para os próximos anos. Porém, países como os EUA tem dificultado o avanço destes acordos, alegando que a redução da emissão de gases poluentes poderia dificultar o avanço das indústrias no país. Em dezembro de 2007, outro evento importante aconteceu na cidade de Bali. Representantes de centenas de países começaram a definir medidas para a redução da emissão de gases poluentes. São medidas que deverão ser tomadas pelos países após 2012.

Unknown disse...

Título: Um olhar sustentável sobre o mundo empresarial

Código: IEN 134-40/1
nome aluna: Thaysa da Silva Guimarães
nome da matéria: física 2
nome do professor: Jorge kenedy

O desenvolvimento sustentável individual é muito importante,o trabalhador que está antenado para as questões ambientais e de sustentabilidade é o profissional que precisamos no futuro, Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente e isso deveria ser algo mais natural , que já tenhamos em nós e não algo necessário de se atingir.
Título: sabendo usar não vai faltar
Código: IEN 134-40/1
nome aluna: Thaysa da Silva Guimarães
nome da matéria: física 2
nome do professor:

Precisamos investir em infra-estrutura preocupando-se com a população ,mas também precisamos usar o que nós temos com consciência e com a preocupação que o combustível fóssil é esgotável. A população se acomodou com a politica suja que não liga para o meio ambiente se sente mal só de pensar em mudar velhos costumes, alguns pesquisadores buscam maneiras sustentáveis de acomodar a população que está por vir no futuro sem um impacto maior ao meio ambiente, tentando mostra para eles formas de energias limpas e menos degradantes.
Título: conceitos de sustentabilidade
Código: IEN
nome aluna: Thaysa da Silva Guimarães
nome da matéria: física 2
nome do professor:

Acho interessante essa forma de empresas que produzem atravez de materias de reciclagem, pois é uma maneira de degradar menos o meio ambiente e diminuir gasto final do consumidor. Isso ajuda pois gera baixo custo na produção, com isso, o custo do produto final acaba diminuindo , e equilibra o meio ambiente, por que ao invez de descartar, reutiliza ,facilitando assim a sustentabilidade ecológica .

Título: Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa
Código: IEN
nome aluna: Thaysa da Silva Guimarães
nome da matéria: física 2
nome do professor
.
Efeito estufa é um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida não poderia existir. O que se pode tornar um risco é a ocorrência de um aumento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio de energia no planeta e origine um fenômeno conhecido como aquecimento global.
Título: Os perigos de um mundo descartável.
Código: IEN
nome aluna: Thaysa da Silva Guimarães
nome da matéria: física 2
nome do professor

Antes variados objetos/utensílios/usados tinham uma longa vida: máquinas de lavar roupa, violões, sapatos, moveis, objetos portáteis eram fabricados para durar, e permaneciam úteis por muitos e muitos anos , mas agora é diferente , a lógica de um mundo de comercio e capitalista privilegia o consumo exagerado e sem necessidades, até porque comprar apenas uma vez não dá lucro e 'sempre' precisamos do equipamento moderno e que exerça melhores funções .É grande é o impacto desses produtos descartados no meio ambiente .
Título: O planeta chega ao seu limite
Código: IEN
nome aluna: Thaysa da Silva Guimarães
nome da matéria: física 2
nome do professor:

O problema que iremos enfrentar se as atividades humanas continuarem nesse ritmo destrutivo e desordenado será muito grande , devemos ressaltar também como certas atividades irregulares prejudicam o planeta por vários anos, prejudicando principalmente os recursos que necessitamos como a água que pode ser considerado difícil de serem encontrados com antes. Atualmente existem algumas medidas para a preservação do nosso meio, mas mesmo assim ainda tem muita gente sem pensar nos seus atos e prossegue com a agressão desordenada ao nosso planeta, para esse tipo de pessoa ou empresa existem regras que vão de acordo com cada pais e o grau de agressão ao meio ambiente.

Unknown disse...

Aluno: Jonathan Dias - 5701125
IEN003-43 / 1 - Calculo 2
Prof: Jorge Kennedy

TEXTO 4
Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa

Certamente, 95% do efeito estufa é por conta do nosso desenvolvimento. Nós, a humanidade, passamos por grandes evoluções tecnológicas ao passar do tempo. Muitas coisas foram automatizadas, como por exemplo nossa locomoção, porém tais evoluções tiveram "seu preço" (suas consequências). Como crianças que começam a andar se machucam e quebram coisas, com a evolução nós "machucamos" nosso meio ambiente. Porém quando a criança adquire mais prática e conhecimento ela começa a aperfeiçoar seus passos e a sofrer menos consequências, com a tecnologia e desenvolvimento tende não ser muito diferente. Mas teremos que continuar evoluindo muito mais para diminuir nossos impactos na busca das melhorias com conforto e etc.

___________________________________

TEXTO 5
Os perigos de um mundo descartável

Muitas vezes a curta vida útil dos atuais materiais me levam a pensar na seguinte situação. Quanto maior a vida útil dos aparelhos e etc, mais demoraremos para comprar outros. Logo se os produtos possuem vida útil curta/pré determinada precisaremos substituí-los com mais frequência, assim dando mais lucros para os fabricantes. Com isso ganhamos um novo problema que são os resíduos desses materiais, muitos precisam de processos complicados de reciclagem. Por exemplo, placas de computadores, são poucas as empresas que realizam o processo de reciclagem desse material, pois torna-se um processo muito caro. Mas como o é pouco provável que os produtos se tornem mais resistentes novamente, precisamos continuar avançando com o desenvolvimento dessas reciclagens, por que se não em pouco tempo estaremos tomados por imensos reservatórios de residúos tecnológicos.

___________________________________

TEXTO 6
O planeta chega ao seu limite

Muitas vezes vemos nos noticiários as informações sobre geleiras derretendo e efeito estufa, há alguma dúvida de que o Planeta está chegando ao seu limite? A cada passo que damos em busca de crescimento prejudicamos mais o planeta, são são derramamentos de óleo no mar, poluição no ar e etc. As empresas só buscam mais lucro e mais crescimento. Porém hoje em dia já está nascendo por todos os lados a consciência sobre a importância de cuidar-nos do planeta muitas empresas estão adotando processos para diminuir os impactos, mas ainda é pouco. Temos que nos atentar muito, se não acabaremos com o nosso "lar".

Unknown disse...

titulo: Os perigos de um mundo descartável.
Código: IEN CÁLCULO 1
nome da matéria: calculo 1
nome do professor: Jorge kennedy

O mundo hoje em dia está descartavel, a vida útil dos objetos que usamos é muito pouca. Isso tudo por causa de um capitalismo que move o mundo e por uma cultura que temos de gostar de ter sempre o novo. O consumismo é muito elevado e com isso aumenta o lixo eletrônico, compramos um celular, duas semanas depois é lançado um novo aparelho, com mais tecnologias, e ai jogamos fora o celular e compramos o “mais moderno”.

Unknown disse...

titulo: Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa.
Código: IEN CÁLCULO 1
nome da matéria: calculo 1
nome do professor: Jorge kennedy
Todo dia vemos notícioas de catastrofes em todo o mundo, a maioria deles vem ocorrendo por causa do Efeito Estufa, que é o aumento da temperatuna no planeta. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenômeno conhecido como aquecimento global.

Unknown disse...

titulo: O planeta chega ao seu limite.
Código: IEN CÁLCULO 1
nome da matéria: calculo 1
nome do professor: Jorge kennedy
Temos que tomar cuidado com o nosso Planeta, pois estamos acabando com ele, nossos recursos naturais chegaram ao seu limite, nossa água potável está acabando, o ar está poluido, rios e mares poluindo, florestas sendo devastadas. Se não tomarmos cuidado, o nosso futuro poderá nao existir mais e acabar entrando em extinção.

Luuh disse...

Luana Ribeiro Nunes
Matricula:5701089
Matéria: CalculoIII
Professor: Jorge Kennedy
Texto:04 "Conceitos de Sustentabilidade no mundo corporativo"

No mundo corporativo, ser sustentável era uma condição de diferencial agora tornou-se indispensável que a empresa tenha a sustentabilidade inserida em suas estratégias e planejamento. Pensar em sustentabilidade empresarial, preservando e investindo nesta condição, é admitir que todos os indivíduos independente de sua condição e atuação devem se preocupar e proteger o meio ambiente.


-
Texto: 05 "Sabendo usar não vai faltar"

A falta de preocupação da população e do governo com o meio ambiente é visível, temos que investir mais no nosso meio ambiente enquanto é tempo pois mais tarde não vamos conseguir controlar a situação.

-
Texto: 06 " Qual o verdadeiro perfil do profissional de sustentabilidade"

Falar de sustentabilidade é de certa forma aceitar que é preciso rever alguns processos, adequar algumas posturas e principalmente articular pessoas que tenham consigo uma cultura que acreditem que a sociedade é uma grande rede de conexão e serem estabelecidas.
O assunto normalmente está restrito aos setores de meio ambiente e qualidade. Demais setores desconhecem o assunto e não se sentem parte integrada com essa responsabilidade.

Unknown disse...

Título: Os perigos de um mundo descartável.
Código: IEN 130-15
Matéria: Física I
Nome: Erick Caldas Matrícula: 0800156
Professor: Jorge Kenedy

Visando o crescimento tecnológico e a facilidade de compra, vem trazendo conforto e tecnologia mais acessível para as pessoas, assim renovando com mais frequência os seus eletrodomésticos, em busca de facilitar a vida, sem a menor preocupação com o lixo que possa ser gerado com tal atitude. Em atenção com esse fato que vem crescendo em todo mundo, sendo assim, devemos fazer a nossa parte, no momento de descartar qualquer material e fazer a separação corretamente do lixo para que não vire um perigo para o futuro.


Título: Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa.
Código: IEN 130-15
Matéria: Física I
Nome: Erick Caldas Matrícula: 0800156
Professor: Jorge Kenedy
Nos dias de hoje, o ser humano se preocupa somente com o presente, o que dá lucro, e não com o que possa vir depois. Em atenção com algumas atividades que lançam milhares de gazes que vem aumentando o efeito estufa e alterando o clima do planeta. É uma realidade que vivemos, e somente a consciência do homem poderá mudar isso.


Título: O planeta chega ao seu limite.
Código: IEN 130-15
Matéria: Física I
Nome: Erick Caldas Matrícula: 0800156
Professor: Jorge Kenedy

É bastante evidente a destruição causada pelo ser humano ao planeta Terra. O planeta encontra-se num estado crítico, saturado. E torna-se de grande importância a conscientização do ser humano com a questão da velocidade e intensidade que vem utilizando os recursos naturais, atualmente, de forma acelerada e inconsciente.

Unknown disse...

O planeta chega ao seu limite..... Acredito que toda essa evolução do homem ao longo dos anos, apesar de ter causado tanto estrago com todo o desenvolvimento desse consumismo desenfreado, seja a solução dos atuais problemas biológicos.

Conceitos de sustentabilidade..... hoje em dia é muito comum se falar de sustenbalidade, ate por que existe esta nescessidade no mundo de hoje, de empresas autos sustentaveis, funiocnarios com esse perfil. Pois existe a necessidade de agredir o minino possivel o meio ambiente entao quanto mais reciclavel e mais auto sustentavel é melhor pra todos.


Sabendo usar nao vai faltar..... existe uma preocupação com as exploraçoes pretoliferas, escavações a procurar de recursos que ampliam as fontes de energias. Só é preciso lembrar que estas fontes sao finitas e todos tem explorados ate as fontes secarem, ou seja, nao estamos sabendo previnir danos futuros.



ALUNO:GUSTAVO ANDRE DA SILVA ALVES - 5802097
PROFESSOR: JORGE KENEDY - CALCULO III
IEN CALCULO III

Clarice Sousa disse...

Título:"sabendo usar não vai faltar"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802244
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

Quanto maior o gasto de energia, mais nós e o meio ambiente pagaremos por isso.Com o uso excessivo dos combustíveis fósseis, o homem se viu obrigado a buscar outras formas de produzir energia. Aí estão os biocombustíveis, por exemplo, produzidos a partir de vegetais como cana de açucar, milho, mamona, etc. Também pode notar a energia eólica, solar, nuclear, todas que não prejudicam tanto o meio ambiente e ainda assim são fontes renováveis. O ideal é prevenir, preservar.


Título:"os perigos do mundo descartável"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802244
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

Antigamente, os mais variados objetos/utensílios/artefatos tinham uma longa vida: máquinas de lavar roupa, violões, sapatos, etc., eram construídos para durar, e permaneciam úteis por gerações! Agora não mais, a lógica dum capitalismo privilegia o consumo exacerbado, afinal de contas, comprar apenas uma vez não dá lucro e 'sempre' precisamos do equipamento moderno (pois, conhece alguém que não tenha celular?). É interessante pensar no impacto que esses itens ocasionam no ambiente...

Título:"atividades humanas promovem o aumento do efeito estufa"
Código: IEN012-14/1
Matrícula:5802244
Matéria:Geometria Analítica
Professor:Jorge Kennedy

Várias fontes antropogênicas contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. As duas fontes principais são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento de regiões tropicais como a Amazônia. A queima de combustíveis fósseis (gás natural, carvão mineral e, especialmente, petróleo) ocorre principalmente pelo setor de produção de energia (termelétricas), industrial e de transporte (automóveis, ônibus, aviões, etc.). Além disso, os reservatórios naturais de carbono e os sumidouros (ecossistemas com a capacidade de absorver CO2) também estão sendo afetados por ações antrópicas. No caso das florestas, as quais representam um importante estoque natural de carbono, o desmatamento e as queimadas estão contribuindo para o efeito estufa, uma vez que liberam o carbono armazenado na biomassa florestal para a atmosfera na forma de CO2.

Unknown disse...


Concordo com o texto e acho que um profissional sustentável, com responsabilidade social, deve saber evitar o desperdício e valorizar os recursos disponibilizados pela instituição, de forma a colaborar com este novo cenário mundial. E logo isso irá fazer parte de todos os profissionais.

Unknown disse...


Concordo com o texto e acho que um profissional sustentável, com responsabilidade social, deve saber evitar o desperdício e valorizar os recursos disponibilizados pela instituição, de forma a colaborar com este novo cenário mundial. E logo isso irá fazer parte de todos os profissionais.

Unknown disse...

O profissional de sustentabilidade é uma pessoa que transita numa espécie de fio da navalha de interesses amplos e públicos e interesses específicos e privados de uma empresa. Esta foi uma das principais conclusões, profissional seja mais bem preparado possível com conhecimento do funcionamento da empresa.