segunda-feira, 13 de junho de 2011

A sustentabilidade corporativa na perspectiva da gestão

Estive um pouco sumida, as duas últimas semanas foram pesadas para mim, mas não esqueci o blog. E mesmo afastada das palavras, muitos temas surgiram na minha cabeça. Dando aula para o programa IniciativaJOVEM, pude mostrar para os jovens que, espero eu, em pouco tempo montarão seus próprios negócios, o quanto a sustentabilidade está atrelada à gestão, antes mesmo de atrelada aos processos e o quanto ela facilita essa gestão. 

Quando falo de gestão, falo de ferramentas comumente utilizadas para planejamento estratégico que ganham uma nova perspectiva ao contemplarem, também, aspectos de sustentabilidade. Sabe o badalado BSC? Além de visão e estratégia, acrescente ao centro dele a palavra sustentabilidade. Insira o conceito nas quatro dimensões abordadas e veja se uma administração sustentável não é viável. Aproveite e veja o quanto uma empresa se torna mais interessante ao utilizar um, digamos, BSC sustentável.

Desafio as pessoas a pegarem qualquer outra ferramenta de suporte à tomada de decisão e utilizá-la com o olhar da sustentabilidade: matriz de priorização, Pareto, Ishikawa, SWOT... aliás, usem SWOT e vejam a quantidade de oportunidades que surge ao se fazer uma matriz na perspectiva da sustentabilidade!

E continuo o desafio com as empresas, principalmente as que pensam em longo prazo e com isso utilizam a inteligência competitiva e suas ferramentas para monitorar tendências e mercados. Provem que a sustentabilidade não está no radar e justifiquem o porquê de ainda não haver um plano de ações em que ela esteja presente.

Porque uma coisa é saber e reconhecer que a sustentabilidade é importante. Isso já é feito há um bom tempo, vide as pesquisas publicadas pela Accenture com os CEOs das principais empresas do mundo. Mas outra coisa é trazer isso para o dia-a-dia, fazendo da sustentabilidade uma prática real. Difícil? Não. Trabalhoso? Provavelmente. E por que não é feito? Boa pergunta.

4 comentários:

Igor S. disse...

ótimo texto. Julianna.
A meu ver, o desafio prinicpal é desenvolver este "olhar de sustentabilidade" para ser utilizado nas ferramentas de tomada de decisão que dispomos.
E isso vem da "base": saber o que sustentabilidade significa é primordial para desenvolver esta conscientização dos empresários.

Helton disse...

Parabéns Juliana !!!
Excelente seu blog !!!

Adorei :)
Ganhou + 1 fã =D

Sandra Portugal disse...

Excelente matéria! Adorei seu blog! Parabéns!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Milena disse...

Ótima matéria! Pesquisando sobre qualidade de vida encontrei um site interessante: www.cemara.com.br/quero-minha-casa-no-campo/