quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Canibais de garfo e faca


Dentro do mundo da sustentabilidade, uma das expressões mais importantes é a que se refere ao tripé de economia, responsabilidade social e responsabilidade ambiental. Mais conhecido como triple bottom line, o termo foi cunhado pelo britânico John Elkington, um dos fundadores do SustainAbility, no lendário Cannibals With Forks, traduzido para o português como SUSTENTABILIDADE – Canibais de Garfo e Faca.

Lançado em 1999, o título do livro foi tirado de uma célebre frase do poeta Stanislaw Lec - Is it progress if a cannibal uses a fork (É progresso se um canibal usar um garfo)? No livro, John Elkington, muito antes de sustentabilidade entrar na moda, já apontava problemas futuros para um desenvolvimento desenfreado e a qualquer custo, associando as grandes corporações aos canibais de Stanislaw Lec.


Para celebrar os 12 anos de Canibais de Garfo e Faca, a editora Brooks lançou esse ano uma edição comemorativa do livro. Nele, o autor aponta que o sucesso daqui em diante vai depender da habilidade das empresas de satisfazer não apenas o “garfo” óbvio da lucratividade, mas também da qualidade ambiental e da justiça social.

O livro tem importância histórica não apenas pela época em que foi escrita e por cunhar a expressão, talvez, mais famosa da sustentabilidade, mas também pela visão, global e atual, mostrando que mesmo em tempos de crises econômicas, a sustentabilidade corporativa é um caminho sem volta.

Uma jóia da edição brasileira de Canibais de Garfo e Faca – Edição Histórica de 12 anos é o prefácio de John Elkington comentando sobre o nosso momento no que diz respeito a negócios sustentáveis. Enfim, um baita livro não apenas para quem curte o tema, mas também por quem tem interesse em economia, sociologia e história. Recomendadíssimo.


SUSTENTABILIDADE – Canibais de Garfo e Faca
Editora Brooks

0 comentários: