sexta-feira, 25 de maio de 2012

Semana Otimismo que transforma 2012: a cadeia de valor da reciclagem


Como vem acontecendo anualmente nos últimos cinco anos, a Coca-Cola, utiliza uma semana do seu calendário de vendas para promover a Semana Otimismo que Transforma e, assim, reverter parte da renda para os programas do Instituto Coca-Cola. O foco deste ano, mais uma vez, é a reciclagem.

E como o sucesso da Semana Otimismo que Transforma também depende da gente, vale lembrar que de 20 a 27 de maio todo produto comercializado pela empresa vai gerar uma doação para o projeto de reciclagem do Instituto. No ano passado a mobilização traduziu-se em R$ 5,5 milhões de reais arrecadados.

Neste ano os blogueiros do Viva Positivamente tiveram o prazer de conhecer e conversar com o Tião dos Santos, presidente da Associação de Catadores de Jardim Gramacho e estrela do documentário Lixo Extraordinário. O grupo também visitou o projeto Criando Arte, que produz acessórios e bolsas a partir de garrafas pet. 

No bate-papo, Tião ressaltou a importância do documentário na vida dos catadores, trazendo orgulho e reconhecimento a um trabalho que é praticamente invisível para a sociedade. Além disso, Tião citou o papel fundamental das empresas, que com seus projetos de reciclagem, promovem a inclusão social desses “invisíveis”. Ele também não se esqueceu da importância do documentário na promoção da consciência sobre consumo responsável.

Blogueiros Viva Positivamente tietando Tião dos Santos
Depois do encontro, o grupo foi até a Cidade de Deus, comunidade de Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, conhecer o projeto da Dona Lea, o Criando Arte. Em sua própria casa, em um ateliê improvisado na laje, Dona Lea, seu marido e mais oito pessoas produzem arte através do lixo. Bolsas, carteiras, porta-objetos, puffs, jogo americano e até bijuterias são feitos de garrafas pet. Depois de prontos, objetos são comercializados pela Asta, uma organização que visa o comércio justo e desenvolvimento social.

Para pessoas como a Dona Lea, o Instituto Coca-Cola tem o projeto Coletivo Coca-Cola, que tem por objetivo capacitar artesãos de materiais recicláveis em assuntos relacionados ao design. Além disso, os artesãos também são capacitados em temas voltados para a gestão de seus negócios, assegurando, assim, a sustentabilidade em toda a cadeia de valor da reciclagem.

                                        

Se interessou nos produtos do Criando Arte e quer conhecer outras artesãs do programa? Entre no site www.asta.org.br ou envie um email: contato@asta.org.br

Veja o vídeo da "Campanha Semana do Otimismo" com Tião Santos:



E não se esqueçam!

Curso de Introdução à sustentabilidade corporativa em junho no Rio de Janeiro / RJ - Dias 14 e 15 de junho/2012. Mais informações: http://migre.me/9e0wa

0 comentários: