segunda-feira, 30 de julho de 2012

Diálogos para a sustentabilidade


Já escrevi aqui antes sobre a importância da área de relações institucionais para a sustentabilidade das empresas, principalmente aquelas que por conta da natureza de suas operações acabam tendo de assumir, por diversas vezes, papeis que cabem ao governo. Mais do que as requisitos legais, falar de RI é falar de uma licença para operar cujo termômetro, na verdade, não vem das obrigações impostas pelos órgãos governamentais, mas sim de comunidades/organizações impactadas pela operação.

Pergunto: o que fazer, por exemplo, quando o MST invade uma fazenda produtiva? O que fazer quando a ferrovia que a Vale usa para escoar o minério em São Luís é interditada? O que fazer quando uma obra é paralisada por conta de conflitos internos, como aconteceu com Jirau? Não estou falando de lei. Até porque nesses casos, a lei é favorável às empresas. Estou falando de legitimidade. Do aval positivo da sociedade e demais stakeholders para operar.

O que costumamos ver em situações como essa é o confronto. Não que esteja errada a atitude. Como disse, a lei é favorável às empresas e a atitude delas é apenas fazer valer seus direitos. Mas a questão é: é efetivo? Quantas vezes a Vale não teve problemas por interdição na ferrovia? Quantos os conflitos de Jirau custou ao consórcio?

Uma das principais responsabilidades da área de RI é justamente propor diálogos com seus stakeholders. É trazê-los para dentro da empresa e juntos procurarem um ponto de equilíbrio onde os interesses de um não inviabilizem a atuação de outro. De forma alguma um diálogo desses é simples. Pelo contrário, na maioria das vezes ele é tenso, desgastante e, pode, até, não dar em nada.

Mas mesmo com toda a complexidade, não fazer nada não pode ser uma opção, principalmente quando se trata de empresas cujo impacto socioambiental é muito grande. Em um mundo multistakeholder, em um mundo ultraconectado, em um mundo de forte mobilização e engajamento, simplesmente cumprir a lei e fazer valer os seus direitos é muito pouco.

Quanto às perguntas anteriores, sobre invasão de fazendas produtivas, paralisação de ferrovia ou obras importantes, o que fazer nessas ocasiões é uma incógnita. As respostas são individuais e vai depender de como o relacionamento entre organizações e partes interessadas será conduzido. Mas são respostas que as empresas só terão caso se disponham a ver “os outros” não como inimigos, mas sim como parceiros com interesses legítimos e que juntos podem fazer uma empresa, efetivamente, mais sustentável.

E não se esqueçam:

Cursos de Introdução à Sustentabilidade Corporativa e Planejamento Estratégico Sustentável em Recife, dias 16 e 17 e 20 e 21 de agosto respectivamente. Mais informações: http://migre.me/a6dIe 

0 comentários: