segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Reconhecendo a sustentabilidade como inovação para as empresas


Lembram quando, há muito tempo, escrevi aqui sobre a sustentabilidade como ferramenta de inovação para as empresas? Não lembram? Eu ajudo: Inovação e Sustentabilidade. Em alguns outros posts faço a correlação, entre ambos os conceitos, mas a verdade é que, hoje, não tem como dissociar uma coisa da outra.

Pensando nessa questão, chega à terceira edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Dom Cabral. Este ano o tema principal do Prêmio é a inovação. Para participar é necessário que as empresas e acadêmicos façam a inscrição através do site: www.fecomercio.com.br/sustentabilidade.

As categorias são: Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa, Entidade Empresarial/Sindical, Órgão Público e Academia (professor estudante). Além disso, um diferencial em relação às edições anteriores é a inclusão da categoria Indústria. Cada um dos vencedores será premiado com um título de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil.

Segundo o presidente do conselho de sustentabilidade da Fecomercio/SP, José Goldemberg, a premiação é uma forma de estimular inovações que vêm ocorrendo no setor empresarial.  Segundo eu, Julianna, criar um prêmio que trate de inovação e sustentabilidade é uma forma de mostrar ao mercado não somente uma tendência, mas também como a sustentabilidade está profundamente atrelada ao negócio e como pode ser fonte de vantagem competitiva.

Em 2008, ano de lançamento do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, foram inscritos 28 projetos de 26 empresas e uma entidade empresarial. Já em sua segunda edição, o Prêmio cresceu consideravelmente e recebeu a inscrição de 314 projetos de 19 estados das cinco regiões do país. Para a terceira edição já foram inscritos quase 300 projetos até o momento.

Lembrando que as inscrições são feitas exclusivamente no site e estarão abertas até o dia 28 de setembro deste ano. A premiação acontecerá em março de 2013 e além da inovação, serão avaliados os seguintes critérios: relevância para o negócio, amplitude, resultado e nível de atendimento de um ou mais itens dos Princípios do Varejo Responsável estabelecidos pela Fundação Dom Cabral.

Vídeo sobre o 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade:


0 comentários: