segunda-feira, 2 de junho de 2014

Smart Living Challenge – ideias inteligentes, sustentáveis e inovadoras


Quando resolvi virar uma empreendedora, em 2005, eu era a louca. Louca mesmo. Porque ter uma empresa no Brasil era coisa de gente corajosa. Ainda mais sendo muito jovem e com uma cara de 16 anos (ok, hoje a cara é de 25 anos). Não tinha nada melhor e mais seguro do que estudar para o concurso da Petrobras. A vida tava ganha. Que fique claro, absolutamente nada contra quem é funcionário público, mas minha vibe é outra.

Praticamente uma década se passou (minha mãe até hoje pergunta porque eu não faço um concurso) e, ainda que seja um ambiente bem hostil, empreender hoje é muito mais fácil. Fala-se de empreendedorismo nas escolas, nas faculdades... ser trainee já não é mais o sonho de 10 entre 10 universitários e a moda é criar startups de base tecnológica.

Independente do modismo, é fundamental para qualquer país criar um ecossistema empreendedor. Gera emprego, a economia roda, há uma função social importantíssima, insere muitos excluídos no mercado, possibilita mães e pais (mais mães) conciliarem trabalho e criação dos filhos...

Aliado à função social do empreendedorismo, hoje vemos mentes brilhantes e criativas pensando em soluções de negócios para melhorar a vida das pessoas, a vida nas cidades, problemas de infraestrutura, mobilidade urbana, alimentação, desperdício, consumo consciente...

E aí que pela primeira vez o governo da Suécia criou um concurso mundial que tem como objetivo gerar oportunidade de negócios através de ideias inovadoras que estimulem um padrão de vida sustentável em ambientes urbanos. As ideias podem ser produtos, serviços ou soluções que permitirão que cidadãos vivam melhor. A competição é dividida em três categorias: EAT, LIVE e MOVE.  

Para divulgar o concurso aqui no Brasil, a embaixada da Suécia promoveu no final de maio dois workshops (Rio – UFRJ - e São Paulo - USP) de criatividade de forma que os grupos participantes automaticamente se inscreviam no concurso. O workshop do Rio teve como tema a categoria EAT, que tem como foco soluções inovadoras para produção alimentícia inteligente e redução de desperdício de comida no mundo.

PAUSA: Vocês sabiam que, de acordo com a ONU, 1/3 da comida produzida no mundo é desperdiçada e que o montante desperdiçado todos os anos alimentaria mais de 2 bilhões de pessoas?

Voltando ao Smart Living, a participação nos workshops não era etapa obrigatória para a inscrição no desafio. Pessoas de qualquer lugar do planeta podem submeter suas ideias. Inclusive você. As inscrições vão até às 23.59 (horário de Estocolmo) do dia 30 desse mês. Depois disso serão escolhidas 15 ideias vencedoras, onde os autores ganharão uma viagem congelante para a Suécia em dezembro.

Na viagem, os vencedores visitarão centros de inovação e conhecerão pessoas que poderão ajudá-los a tirar a ideia do papel tanto em termos de infraestrutura, quanto em termos financeiros. Além disso, os vencedores assistirão a cerimônia de entrega do prêmio Nobel de 2014. Legal, não?

Para os interessados, o link do desafio é: http://2014.smartlivingchallenge.com/ideas.

0 comentários: