segunda-feira, 19 de maio de 2014

Como seria o mundo de hoje sem petróleo?

Para não ficar no campo da utopia e do faz de conta, antes de nos perguntarmos como seria um mundo sem petróleo com as atuais necessidades energéticas, devemos nos perguntar se é possível. E aí vem a resposta que pode incomodar muita gente: sim, é possível. Por mais que possa parecer improvável.

Em Reinventando o fogo – soluções ousadas de negócios na nova era da energia, o físico Amory B. Lovins (sim, o autor da bíblia Capitalismo natural!) mostra como, até 2050, os EUA podem se livrar do petróleo, do carvão, partir para uma economia de baixo carbono e criar um mercado energético muito mais estável e com muitos empregos. Ou seja, um novo modelo de negócios.

Milagre? Não, basicamente eficiência no consumo de energia, tecnologia, inovação e formação de mercado. É claro que isso, de forma alguma, é simples e barato (mesmo que, comprovadamente compense ao longo dos anos). Mas é aí que Lovins e o Rocky Mountain Institute mostram o que pode ser feito. O livro fala da importância do smart grid, da construção sustentável, das cidades e dos transportes inteligentes, da importância dos biocombustíveis, principalmente o etanol de algas (alô, Solazyme!)

Os EUA são o país que mais consome petróleo no planeta. Atingiu o pico na década de 70 e desde então importa uma quantidade de petróleo maior do que a sua produção. Acho que em 2012 ou 2013, pela primeira vez em muito tempo, a importação foi menor. Não identifiquei a causa, mas suspeito: shale gas. Em português: gás de folhelho. Para os leigos: gás de xisto. Ou seja, não que a demanda energética tenha diminuído; apenas entrou em escala de produção uma fonte alternativa. Tão ruim para o meio ambiente quanto.

E aí, é claro que o livro entra num tema bem espinhoso. A economia americana do século XX se formou em torno de gasolina barata, mesmo quando houve a crise do petróleo, mesmo quando o barril saiu de 31 dólares em 2001 para mais de 100 dólares atualmente. Um litro de gasolina nos EUA é mais barato que 1 litro de leite. Pergunta: como o país consegue manter um preço tão baixo diante de tanta instabilidade econômica, política e de segurança no setor?

A palavra-chave chama-se lobby. O lobby para o setor de petróleo e gás faz circular anualmente nos EUA mais de trezentos milhões de dólares. Em troca, a gasolina americana é altamente subsidiada. Em termos econômicos isso significa que o governo americano financia o setor às custas de muito déficit orçamentário e empréstimos externos. E mexer nisso é um vespeiro.

Imagina a cena: você é um cidadão americano médio, tem o seu utilitário (que roda, em média 4 litros/km), mora naquelas casas lindas no subúrbio, a 20km do seu trabalho. A relação de urbanismo que você tem com a sua cidade é de total dependência do transporte individual. Agora pergunto: você gostaria de pagar o preço real da gasolina? E olha que nem estou falando das externalidades! Falo apenas de um preço onde o governo não coloca um centavo de incentivo.

Reinventando o fogo cita muitos dados técnicos, muitos dados econômicos, mas os autores têm perfeita consciência de que, para alcançar a proposta de um mundo economicamente viável sem a presença do petróleo, mais do que projetos para eficiência no consumo de energia, uso da tecnologia, da inovação e formação de mercado, vai ser necessário tirar muita gente da zona de conforto. Você toparia?

Reinventando o fogo – soluções ousadas de negócios na nova era da energia
Autor: Amory B. Lovins e Rocky Mountain Institute
Editora: Cultrix / Amana-Key

* A Editora Cultrix, que publicou o livro no Brasil ano passado, criou um site com uma proposta muito interessante e ousada: como seria um livro no espírito de “Reinventando o fogo” escrito para a realidade brasileira? E chama a galera para participar do projeto. Eu, por exemplo, já me inscrevi. É uma obra muito coletiva, muito colaborativa e muito necessária. Aos interessados, o link para se inscrever: http://www.amana-key.com.br/reinventando/movimento.html

** Precisamos de voluntários para testar o sustentAPP!! Mais informações: http://goo.gl/tqVsS9

0 comentários: