sexta-feira, 9 de maio de 2014

Inovação, sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo



Galera, não sei se vocês sabem, mas desde o início do ano a AS Estratégia vem trabalhando pesado em uma spin-off voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a sustentabilidade corporativa. No ano passado, na elaboração do nosso ciclo de planejamento 2014-2018, colocamos como um de nossos objetivos a criação de um modelo viável de sustentabilidade para micros e pequenas empresas.

Há muita dificuldade em criar um modelo viável MPEs porque as soluções que o mercado apresenta hoje e, principalmente, o preço cobrado pelas consultorias, são papo pra gente grande. Daí, no final do ano passado, começamos a pensar em um modelo onde fosse possível oferecer soluções de sustentabilidade para as micro e pequenas empresas de forma descomplicada, eficaz e pouco onerosa. Depois de algumas conversas, chegamos ao consenso de que para oferecer um serviço bom, bonito e barato, precisaríamos inserir a tecnologia na receita de bolo.

Inicialmente, o que tínhamos em mente era fazer a adaptação de metodologias que utilizamos nas grandes empresas para uma realidade MPEs. Assim, inspirados no modelo da Luz, criaríamos um portal para a comercialização dessas metodologias (apresentadas através de planilhas, PPTs, manuais em word e afins).

Só que a coisa foi evoluindo. E evoluiu muito. Desde 2012 eu, Julianna, tinha engavetado com a minha querida amiga Anna Vicente, um projeto de aplicativo de sustentabilidade corporativa. Mas era aquilo: uma ideia e só. Um dia, quem sabe, a gente (ou alguém na nossa frente) tiraria o projeto do papel.

E aí, aprimorando o processo de inovação, resolvi resgatar a ideia de 2012 e a proposta do e-commerce foi sendo transformada até chegarmos (nós, AS Estratégia) a um aplicativo de diagnóstico de sustentabilidade para micro e pequenas empresas. Ok, produto definido, reservamos os primeiros meses de 2014 para elaboração de plano de negócios e inovação e para implantação do projeto. O conteúdo do aplicativo foi desenvolvido internamente e o Condomínio de TI, intermediado pelo meu querido amigo Paulo Braga, foi o responsável pela parte tecnológica.

Pois bem, depois de cinco parágrafos de enrolação, apresento a vocês o sustentAPP, um aplicativo de diagnóstico de sustentabilidade para micro e pequenas empresas, onde o usuário responde a um questionário e a partir das respostas é gerado um diagnóstico com recomendações.

O aplicativo entrará em fase de testes a partir de segunda feira, dia 12/05 e por conta disso, gostaria de convocar o maior número possível de micro e pequenos empreendedores (MEI também tá valendo!) a participar desta etapa do projeto. É fundamental que tenhamos bastantes feedbacks, já que o sustentAPP ainda está como MVP (mimimum viable product) e passará por melhorias até ser validado para, então, chegar às lojas de aplicativo.

Esta versão que entrará em testes será o nosso modelo gratuito. Por isso é um aplicativo simples, com design simples e com indicadores genéricos (mas 100% voltados para a realidade PME). Dentro do nosso plano de negócios, projetamos aplicativos pagos (direcionados aos principais setores do universo de micro e pequenas empresas) e aplicativos voltados para as grandes empresas. Mas isso é papo para um futuro breve. Nosso objetivo, agora, é validar o modelo gratuito.

Quem tiver interesse em testar o sustentAPP, peço que envie um email para contato@asestrategia.com.br para que possamos enviar o link de acesso ao aplicativo. Para utilizá-lo será necessário um cadastro prévio, onde será pedido o CNPJ (portanto só será viável para empresas formalizadas), e outras informações (não lembro de cabeça, mas são informações simples, tipo email e setor da empresa). Lembrando que ele é melhor visualizado em tablet e/ou celular tijolão master (com tela maior que a do iPhone 4/4S).

No dia seguinte à utilização do aplicativo, enviaremos um formulário pedindo feedback. É de FUNDAMENTAL importância o preenchimento deste formulário, uma vez que ele será base para as melhorias e validação do APP. Ressalto de antemão que todas as informações de cadastro, bem como as respostas, ficarão armazenadas em nosso servidor e serão absolutamente confidenciais. Portanto, respondam de coração aberto como é na empresa, não o que gostariam que fosse!

Enfim, falei da Ana e do Paulo, agradeço demais aos dois, falei da parceria do Condomínio de TI e aproveito também para agradecer ao programa de gestão de inovação da COPPE (escola de engenharia da UFRJ), na figura do meu querido professor Alfredo Laufer, fundamental no auxílio à modelagem de negócios e na elaboração do plano de negócios e de inovação.

E para finalizar, por conta de toda experiência que estamos vivendo com o sustentAPP, criamos uma palestra intitulada “Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade – da ideia à mão na massa” e queremos levá-la gratuitamente às universidades, programas sociais e programas de fomento ao empreendedorismo espalhados pelo país. Caso alguém tenha interesse, é só entrar em contato conosco!

P.S. Dentro do meu planejamento estratégico pessoal, está como meta conhecer o Acre até dezembro de 2014. Se alguma universidade ou programa de empreendedorismo quiser me levar pra palestrar lá, serei a pessoa mais feliz do universo.

P.S. 2 Não deixem de curtir a fanpage do sustentAPP no Facebook: https://www.facebook.com/sustentapp

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Julianna, fiquei interessada em colaborar com seu projeto, pois trabalhei por 17 anos em área comercial do setor financeiro. Sempre em contato com empresas de pequeno e médio porte. Hoje atuo na área de Sustentabilidade e tendo em vista o nº de empresas deste porte creio que podemos ajudá-las a crescer de forma mais equilibrada. Caso haja interesse meu email é danidelfini@hotmail.com