quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A sustentabilidade nos pequenos detalhes

A maioria das pessoas não tem ideia do que seja sustentabilidade. Pras coisas boas e pras coisas ruins, imagino que elas acreditem que seja algo grandioso. Um grande desastre ambiental, como o que está ocorrendo em Minas, no Espírito Santo e deus sabe mais aonde, por exemplo. Ou então ação governamental de todos os países que vai impedir o aquecimento global.

Pelo lado das empresas, imagino que as pessoas médias (médias no sentido de que não são grandes entendedoras ou consumidoras de temas relacionados à sustentabilidade) acreditem que sustentabilidade seja plantar hectares e mais hectares de árvores para compensar o carbono emitido, doação de grandes somas de dinheiro a ONGs ativistas, projetos sociais que tirem da esfera governamental a responsabilidade por uma cidade ou comunidade. Coisas do tipo.

Não, as pessoas não estão erradas em achar que sustentabilidade é isso. Tenho uma visão um pouco diferente de como as coisas funcionam, mas de alguma forma isso tudo também é sustentabilidade. Só que sustentabilidade não é só isso e sustentabilidade não são apenas coisas grandiosas.

Vamos imaginar a sustentabilidade pela perspectiva do indivíduo. Aí todo mundo imagina o óbvio: reciclagem de lixo, consumo responsável de recursos naturais, transporte público ou não motorizado em detrimento de transporte individual, consumo de produtos de empresas responsáveis, produtos saudáveis, quando possível orgânicos e bla bla bla.

Sim, sustentabilidade é tudo isso. Mas sustentabilidade não é só isso. Lembro uma vez que estava fazendo a matriz de sustentabilidade de uma empresa e numa das entrevistas perguntei a um gestor o que a área dele fazia de sustentabilidade. Ele respondeu que nada. Em cinco minutos de conversa identificamos, juntos, inúmeras ações de sustentabilidade que a área dele fazia. E ele, sequer, se dava conta disso.

Na esfera individual essa falta de percepção de sustentabilidade também acontece muito. E isso ocorre tanto porque ela está nos pequenos detalhes, como porque sempre esteve na rotina das pessoas, ou mesmo porque nunca alguém disse a ela que aquilo era sustentabilidade.

Pode parecer besteira, mas sabe aquela plantinha que você tem no quintal pelo simples motivo de acha-la bonita? Ela faz parte de um ecossistema que envolve fauna e flora e pode trazer para o seu ambiente alguma espécie em risco de extinção (não é exagero!), como abelhas, por exemplo! Sabe aquele pedaço de papel que você não jogou na rua porque jogar lixo no chão dá multa? Ele provavelmente deixou de entupir um bueiro e durante uma enchente deixou de causar estragos sociais, econômicos e ambientais para a cidade!

Sabe aquela vez em que você foi ao shopping, passear com as amigas, mas esqueceu o cartão de crédito em casa? Então, você deixou de consumir um produto que não era necessário, e que depois de algum tempo seria descartado e iria parar em algum lixão da vida, gerando um gás metano que não seria canalizado e por isso emitiria, ainda mais, GHG na atmosfera, causando ainda mais aquecimento global no planeta.

Poderia citar aqui diversos outros exemplos, mas o texto foi apenas para chamar atenção das pessoas que elas não precisam se posicionar como sustentáveis para praticar a sustentabilidade. Sem perceber, elas a praticam nos pequenos detalhes. E, acreditem, isso faz uma baita diferença em um planeta de sete bilhões de pessoas tendo pequenas atitudes sustentáveis no seu cotidiano.


Agora imagina no quanto mais pode ser feito se as atitudes sustentáveis forem conscientes?

0 comentários: