segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Programa de palestras gratuitas - 2018

Como anunciado aqui no blog, desde 2015 comecei um projeto de palestras gratuitas por todo o Brasil com o propósito de disseminar o conhecimento e a cultura da sustentabilidade. Tive a oportunidade de viajar para muitos lugares, tive oportunidade de conhecer muitas pessoas, o que foi sensacional, mas agora é a hora de dar uma pivotada.

O programa de palestras foi reformulado e a partir de 2018 e o escopo da gratuidade será bastante limitado a partir de agora. Isso se deve a uma série de fatores. O primeiro é o tempo. O meu tempo é escasso, ainda mais agora que me encontro em fase de elaboração de dissertação de mestrado.

Palestra na Uniabeu sobre sustentabilidade e o futuro do trabalho - 2017
A segunda questão é a valorização. Eu dispus gratuitamente o meu tempo, que é valiosíssimo, para falar para pessoas sobre um assunto muito importante, mas em alguns momentos (não todos e nem na maioria das vezes, ainda bem) faltou consideração mínima comigo. Houve caso, até, em que a empresa queria que eu arcasse com o custo do deslocamento! Oi?

A outra questão, e talvez essa seja a mais emblemática, é que a gente precisa levar o discurso da sustentabilidade a um novo patamar. A um patamar de seriedade e de responsabilidade, como o tema deve ser encarado. Então, colocando um preço nas palestras, ainda que barato, tenho mais segurança de que o assunto não vai ser banalizado e jogado na empresa de qualquer forma para funcionários sem o mínimo de interesse.

Mas calma lá que o programa de palestras gratuitas não acabou e ainda quero garantir o meu quinhão no céu. Nesses três anos com um programa gratuito de palestras, o público e os eventos que tive mais retorno pessoal foram os universitários. Por conta disso, o programa de palestras gratuitas de 2018 é exclusivo para eventos e encontros universitários e de empreendedorismo.

Palestra sobre Novas Economias, Sustentabilidade e TI

Para essa nova fase, os temas disponíveis para as palestras gratuitas são:

  • O que é sustentabilidade corporativa?
  • Sustentabilidade no mundo das startups
  • Sustentabilidade para micro e pequenas empresas
  • Design thinking e sustainable thinking
  • Economia circular, economia compartilhada, economia de baixo carbono, economia 2020
  • Inovação sustentável em modelo de negócios
  • Sustentabilidade, inovação e empreendedorismo

Palestra sobre Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo

Lembrando que as palestras gratuitas não permitem customização. Isso só acontecerá a menos que seja um evento muito específico e que eu tenha tempo para preparar a palestra. Os interessados podem entrar em contato pelo email sustentabilidade@sustentabilidadecorporativa.com

Para empresas, as palestras são sobre qualquer tema que envolva sustentabilidade e são customizadas de acordo com a natureza do negócio dela. Caso haja interesse, solicite uma proposta!


0 comentários: