segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Palestras gratuitas de sustentabilidade - Agenda 2019

Desde 2015, meio que numa prévia do que seria o Sustentaí, comecei um projeto de palestras gratuitas por todo o país, cujo objetivo era o de democratizar o conhecimento da sustentabilidade. E é exatamente essa a proposta de valor do Sustentaí, que foi lançado em 2017 e virá totalmente remodelado em 2019.

Palestra de abertura na V Semana de Engenharia da UFAL - Delmiro Gouveia
Com o programa de palestras, tive a oportunidade de viajar para muitos lugares que jamais pensei que um dia fosse conhecer, conheci muitas pessoas interessantíssimas, mas desde o ano passado ele deu uma pivotada. Antigamente o escopo era bem amplo e desde que houvesse match de disponibilidade, qualquer instituição, pública ou privada, poderia solicitar uma das palestras.

Desde o ano passado resolvi reformular não só a grade de palestras disponíveis, como o alcance da gratuidade. Isso aconteceu por uma série de fatores. Tempo foi um deles. O meu tempo é escasso, ainda mais agora em fase final de mestrado. Outra questão é a banalização. Muita gente, diante da facilidade, não entendia o propósito de ter uma palestra dessa na empresa e pedia achando que servia para qualquer situação, para qualquer público.

Então eu dispunha gratuitamente o meu tempo, que é valiosíssimo, para falar para pessoas sobre um assunto super importante, mas em alguns momentos (não todos e nem na maioria das vezes, ainda bem) faltou o mínimo de retorno. Já falei para meia dúzia de pessoas sem interesse algum. Já houve caso, até, em que a empresa queria que eu arcasse com o custo do deslocamento! Oi?

A outra questão, e talvez essa seja a mais emblemática, é que a gente precisa subir o nível do discurso da sustentabilidade a um patamar de seriedade, de responsabilidade e de entendimento de geração de valor. Exatamente como o tema deve ser encarado. Infelizmente o brasileiro acha que o que é de graça é ruim ou tem de ser uma obrigação. Então, colocando um preço nas palestras, ainda que barato, tenho mais segurança de que o assunto não vai ser banalizado e jogado na empresa de qualquer forma para funcionários sem o mínimo de interesse.

Palestra no mês de meio ambiente do CEFET-RJ
Mas calma lá que o programa de palestras gratuitas não acabou e ainda quero garantir o meu quinhão no céu. Nos anos em que ele foi gratuito a todos, o público e os eventos que mais geraram retorno e satisfação pessoal foram os universitários. Por conta disso, o programa de palestras gratuitas desde 2018 é exclusivo para eventos e encontros universitários e de empreendedorismo. Tenho o maior carinho em atender esse público e saiba que o Sustentaí estará sempre de portas abertas a vocês.

As palestras disponíveis para 2019 são:

  • Mudanças climáticas e o quanto isso é da nossa conta
  • ODS 7: energia acessível e limpa
  • O futuro da sustentabilidade num mundo 3.0
  • O que é economia de baixo carbono?          
  • Sustentabilidade no mundo das startups
  • Sustentabilidade, inovação e empreendedorismo
Palestra na 15a. Semana de Engenharia da UFES
Lembrando que as palestras gratuitas não permitem customização. Isso só acontecerá a menos que seja um evento muito específico e que eu tenha tempo para preparar a palestra. Os interessados podem entrar em contato pelo email: sustentabilidade@sustentabilidadecorporativa.com

Para empresas, temos outros temas disponíveis, voltados, principalmente para sustentabilidade a partir da perspectiva de negócios e engajamento da força de trabalho. Alguns temas são:

  • Comportamento sustentável
  • Comunicando a sustentabilidade
  • Engajamento para a sustentabilidade
  • Funcionário sustentável, empresa sustentável
  • O líder sustentável
Há também a possibilidade de criar uma palestra do zero, totalmente customizada. Caso haja interesse em ver a lista completa ou interesse em contratar uma palestra, solicite uma proposta!



0 comentários: