quarta-feira, 8 de abril de 2020

10 TEDs de sustentabilidade para assistir durante a quarentena

Em tempos de quarentena, vejo várias pessoas que podem se dar ao luxo de ficar em casa buscando formas de passar o tempo com qualidade. Pensando nisso, fiz uma lista com 10 TEDs de sustentabilidade que eu curto e resolvi compartilhar.

Não é um top 10 porque nunca parei para pensar nos que eu mais gosto, nem uma lista por ordem de preferência, foram simplesmente 10 TEDs que eu vi, gostei e recomendo.

Todos os vídeos possuem legenda em português. É só configurar.


Winning the oil endgame

Duas palavrinhas já seriam suficientes para eu recomendar esse TED: Amory Lovins. Meu físico amado, autor de dois dos três melhores livros desustentabilidade que eu li, autor do artigo escrito em 1976 sobre o backcasting, o método de análise de cenários que é o ideal para a sustentabilidade corporativa, e um papa da energia limpa. Assistam, ouçam e leiam qualquer coisa desse cara. Vale muito a pena.



Biomimicry in action

Se você pensa em sustentabilidade pela perspectiva de inovação de produtos, a biomimética é um dos, senão o principal caminho. E a Janine Benyus é A pessoa, quando o assunto é esse. Para ela e para qualquer especialista no tema, ninguém precisa reinventar a roda, já que a natureza dá o rumo para a inovação. Exemplos não faltam, como os painéis fotovoltaicos baseado nas folhas, por exemplo, ou a lâmpada de LED inspirada nos vaga-lumes.



The complex path to sustainability

Esse é um TED bem legal e corrobora o que eu sempre falo de que o calcanhar de Aquiles e uma das maiores dificuldades da sustentabilidade corporativa está, justamente, na sua cadeia de fornecedores.



The business logic of sustainability

Ray Anderson, enquanto vivo, foi um dos maiores expoentes da sustentabilidade corporativa. Ele, dono de uma indústria de carpete, mergulhou na sustentabilidade após ser provocado por Amory Lovins e viu seus lucros dobrarem e suas vendas explodirem quando ela, a sustentabilidade, passou a ser condição primária para o seu negócio.



The investment logic for sustainability

Todo mundo aparentemente entende a importância da sustentabilidade em várias instâncias da sociedade. Mas quais grupos, hoje, poderiam realmente fazer a diferença no sentido de mudar a forma como fazemos as coisas? Certamente os investidores é um deles. Este TED mostra o porquê de apenas dados financeiros não serem suficientes numa tomada de decisão de investimento, sendo, também, necessário observar as questões ambientais, sociais e de governança.



Put a value on nature!

O Pavan Sukhdev é um economista indiano e autor de um dos melhores livros de sustentabilidade que já li, o Corporação 2020. Neste TED ele aponta que usamos materiais extraídos do planeta gratuitamente e por isso não temos o cuidado necessário com a natureza. Então ele faz a provocação: e se tivéssemos de pagar, será que teríamos mais responsabilidade com o consumo da água, das árvores e, até mesmo, do ar?



The state of the climate — and what we might do about it

O Nicholas Stern é um economista que fala de sustentabilidade. Isso, por si só, já tem a minha profunda admiração, haja vista que a maioria dos seus colegas segue a linha ortodoxa e encara a questão ambiental como inimiga do desenvolvimento econômico. Mas ele é mais que isso. É um dos maiores expoentes da economia de baixo carbono. E isso, por si só, já tem a minha profunda admiração em dobro.



3 creative ways to fix fashion's waste problem

Em relação à sustentabilidade, a moda é uma das piores cadeias produtivas que tem. Ela apresenta problemas com materiais, já que uma de suas principais matérias primas é o algodão, uma monocultura lotada de agrotóxico, sua força de trabalho, não raro, é altamente degradante, sem contar, o problema abordado neste TED, que são as milhões de peças de roupas que depois de produzidas vão parar em aterros sanitários todos os anos.



5 transformational policies for a prosperous and sustainable world

Você já parou para pensar em como será o futuro daqui a 30, 40 anos? E como construir esse futuro sem destruir o planeta, coisa que fazemos há 300 anos? Eu sou muito a favor do protagonismo das empresas na liderança para a sustentabilidade, mas tenho plena consciência de que o desenvolvimento sustentável passa, antes, por políticas públicas que os países serão, cada vez mais, obrigados a estabelecerem. É sobre 5 possíveis politicas globais e transformacionais que trata este TED.



How to get serious about diversity and inclusion in the workplace

Apesar de há uns dois anos ter virado modinha e toda empresa ter criado um programa de diversidade/inclusão para chamar de seu, a verdade é que tratar do tema não é tão simples como parece. Porque mais do que aumentar a estatística de contratar pessoas “diversas”, o passo 2 é o que conta de verdade. Porque ele vai mexer com o comportamento das pessoas que sempre estiveram lá e tem crenças, valores e até mesmo o tal do racismo estrutural, aquele que a gente faz uso diário e nem se dá conta.


E aí, o que acharam?



0 comentários: